Jump to content

Recommended Posts

Posted
Churrasqueira para eventos
Raulino Oliveira Silva

Local: Ribeirão, V. N. Famalicão

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/66/projects/47/1196089023_001.jpg

http-~~-//www.casadavizinha.eu/spp/architects/66/projects/47/1196089195_003.jpg

"Pois essa é a Beleza que qualquer um quer para a sua Arquitectura. Uma Beleza despida, inteligente, essencial, capaz de nos cativar pela cabeça e pelo coração."
Alberto Campo Baeza, in "A ideia Construída", pág. 47, Caleidoscópio, 2004.

O equipamento de apoio a eventos encontra-se implantado no limite do jardim, no meio de várias árvores e arbustos que condicionaram a dimensão do objecto.
Por causa do acentuado desnível de terreno, a plataforma em madeira com uma guarda em troncos de madeira de pinho funciona como uma varanda aberta para a paisagem.
Os troncos de madeira que constituem a guarda corpos emparelham-se consecutivamente de forma alternada. Numa analogia às paletes e às grades com bebidas utilizadas nos serviços de restauração da Quinta do Palácio Rauliana.
As canas de bambu procuram encerar a zona inferior do balcão utilizada para arrumos da churrasqueira. Os troncos de madeira filtram a luz e o olhar, um pouco como os troncos das árvores e da vegetação envolvente.
O assador em aço inox é um elemento fechado, de forma a proteger a madeira e a vegetação envolvente. Este elemento estranho ao verde dominante, é uma espécie de móvel solto e reluzente que complementa o todo.
Pensou-se na utilização destes materiais sustentáveis de forma a reutilizar/reciclar matérias existentes no sítio, o que permitiu reduzir os custos do equipamento, e as emissões de carbono no transporte dos materiais. As canas de bambu estão plantadas um pouco por toda a Quinta, e os troncos de madeira sobraram de uma vedação construída recentemente.
A madeira e as canas de bambu utilizadas na construção são materiais de fácil transformação, ao longo da sua vida aproveitam a energia solar e retiram por grande período de tempo o dióxido de carbono, podendo sempre ser renováveis pela plantação de novos exemplares.

Ler mais sobre o projecto:
http://www.casadavizinha.eu/projectos/47-churrasqueira-para-eventos.html
  • 6 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.