Jump to content

Recommended Posts

Posted
:nervos: Oi ppl, venho por este meio pedir-vos auxílios sobre literatura ou informações ligada:

Lugares Híbrido
Arquitectura Híbrida

De preferência em português ou espanhol.
Com os melhores comprimentos, alexjudoka_gmr
Desde já agraço a vossa disponibilidade.

Nota:
Me desculpem se não for aki o sitio certo.

Obrigado a todo mais uma vez.
Desta feita venho do mesmo modo pedir-vos se me podem ajudar, mais uma vez.
Se sabem de alguma coisa que exista que fale da Metamorfose da Arquitectura, uma vez que este item tem alguma relação com Arquitectura Híbrida.
Se me poderem ajudar, com isso. Agradeço.

De preferência em português ou espanhol.
Com os melhores comprimentos, alexjudoka_gmr
Desde já agraço a vossa disponibilidade.
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
Posted

Bom, venho aqui redimir-me...

Há um livro escrito por Ignasi Sola-Morales intitulado "Presente y Futuros", encontras ai muita vez a palavra metamorfose (do tecido urbano), mas não me recordo de ter visto lá a palavra Hibrido.

Há também um pequeníssimo texto de três páginas muito interessantes do Frederico Soriano chamado "Paisaje Especulativo", mas a referência do livro aonde tirei as minhas fotocópias ranhosas nunca cheguei a apontar. É possível que seja um destes:
Sin_Tesis. Editorial Gili. Barcelona. 2004
Palacio, ...é pequeno, chove dentro e há formigas (em espanhol). de 2000.

Passo umas transcrições e já vez se te interessa:

"Resulta impossível recuperar as falsas ilusões (a história tal como a conhecemos), o princípio geral, a disciplina autónoma. Em seu lugar nos «sumamos», fascinados, à deriva das vontades. À liberdade de disciplinas. À heterogénea actualidade. «Todo o Homem deve ser capaz de todas as ideias...»
...O tempo contemporâneo é um lugar de pontos, de sobreposições, de simultaneidades. Os factos históricos em cadeia são substituídos por uma multiplicidade de acontecimentos que definem uma paisagem... Uma landscape, uma historiscape."

Depois segue desmistificando os conceitos de terraign vague, de tábua rasa, de centro versus periferia, enfim, destroi tudo, e é um poderoso argumento a favor da mestissagem e da hibrides próprias da nossa era histórica.

Espero que sirva para alguma coisa

Posted

Penso que essas coimparações do urbanismo com a Biologia muito fascinantes, e geralmente exageradas, mas pronto. Então tal como uma célula se reproduz e produz determinado tecido urbano (a mais que vista relação entre tipologia edificatória e morfologia urbana), metamorfose seria como um "cancro" positivo, uma célula diferente que acabaria por alterar significativamente o organismo completo. De certa forma os Lofts são um pouco isso. Experimenta ver a cabana para uma chica nómada, do Ito.

• 1 month later...