Jump to content
Arquitectura.pt


Friedrich Stowasser - o último hippie


m a r g a r i d a

Recommended Posts

Existiu um arquitecto Finlandês que disse, que a Arquitectura era a Mãe de todas as artes, a árvore dos quais os vários ramos se dispunham, respectivamente a Pintura e a Escultura. No entanto, não considero um tipo que pinte fachadas multicor e tem uns fetiches volumétricos um Arquitecto, falta-lhe classe, capacidade de síntese, ou simplesmente, saber não ser ridículo. São nestes tópicos que se nota, debilidades nas críticas, porque certas pessoas ainda caem no ridículo de pensar em termos de gostos. O belo é invariável e não depende de gostos. A azul fica bem com o laranja não por ser uma moda (que não é), mas apenas por ser a cor complementar, são principios destes que norteiam as coisas, o gosto ou não gosto são discussões de pessoas ingénuas. Eu fui minimal quando disse que como Arquitecto, não consigo gostar dele, eu deveria ter dito que não reconheço qualquer qualidade estética nas obras do dito.

Link to comment
Share on other sites

Eu fui minimal quando disse que como Arquitecto, não consigo gostar dele, eu deveria ter dito que não reconheço qualquer qualidade estética nas obras do dito.


olha, "mas o exterior até me parece ter piada", assim todo pintadinho e com umas arvores giras no tecto. Bah, já cansa esta discussão.
Vou voltar para o meu T0 em Chernobyl.
Link to comment
Share on other sites

Resumindo e concluindo... a cor... sempre a cor. A disformabilidade... a excentricidade... ARK como tu mudaste... es mais radical que o Deisler... soh falta beijares os pes do Deus Siza...:) Realmente tambem estou farto desta discussao, para que continua-la... nao estou para converter os outros... falar num nao arquitecto que pinta fachadas tipo macdonalds eh como falar a favor do aborto, da homossexualidade com o Papa no sec XVI. Eh uma heresia dos diabos.:x Na realidade tambem acho os edificios dele muito apalhacados porem gosto da filosofia dele e espero um dia fazer o que ele faz mas com de uma forma mais sobria e discreta.

Link to comment
Share on other sites

Depois de ler alguns post's deste tópico ... Só me apetece sacar a roupa e correr nú por aí fora qual arquitecto abafado !!! Se ainda agora existem pobres almas que vêm com tristes chavões academistas para criticar alguém q sem formação atingiu um nível que eles nem com vinte anos de marranço atingiriam, imaginem isto há umas décadas atrás :icon13::icon13:... A formação é importante mas e a sensibilidade artística, a vocação, o dom ? Existirá algum arquit muito mais sublime que Tadao Ando?
E então um arquitecto não é pintor, não é escultor, não é designer ?
Termo de Responsabilidade ... Laranja complementar do azul ... Eurodisney ... diploma ... escultor excentrico ... caminharemos outra vez para a idade das trevas ? Lá na faculdadezinha devem ter oferecido a alguns uns óculos especiais, da zona de Penafiel !!! Éstou de acordo com o JVS há que ter a frontalidade de dizer não gosto, gosto,... sejam vocês mesmos, libertem-se !!

Link to comment
Share on other sites

Tenho pena que esta discussão tenha seguido um caminho tão diferente daquele que eu penso que deveria ser num forum de arquitectura. Em vez de se discutir arquitectura discutiu-se em primeiro lugar o facto de ele não ser arquitecto. Depois refere-se no facto de usar muitas cores e ser demasiado excentrico e daí justificar o facto de ele não ser arquitecto. E para pisar de uma vez por todas o dito artista insinuar que ele é um mau artista. E eu pergunto: O que é má arte? Como é que se pode dizer que um artista é um mau artista? Por ele não saber pintar paredes? Como referi anteriormente esta discussão revela que existe um mal estar no uso da cor. Tal como era herético usar a curva até ao dia em que todos descobriram o Pavilhão do Siza na Coreia do Sul. Sabem qual vai ser a próxima supresa de Siza Vieira vai ser a lição que o Siza vai dar aos fundamentalistas como se deve usar a cor na arquitectura. Não uma, mas várias. Aí eu vou gostar de ver...

Link to comment
Share on other sites

Caro JVS, picardias aparte, parece-me que és tu que não queres/sabes discutir arquitectura com argumentos, e as únicas "armas" de que dispões são as declarações de princípio, os arremessos pessoais, as promessas de vinganças e satisfações futuras (metendo o Siza ao barulho). Eu e outras pessoas já tentamos explicar (com maior ou menor resultado e mais ou menos argumentos objectivos, claro) porque não reconhecemos valor ao Stowasser como - e tão só, no meu caso- arquitecto e não gostamos da obra dele, como arquitecto. Tu, em tantos posts, não argumentaste uma única vez de modo objectivo sobre as qualidades da obra do nosso amigo. Só sugeriste que a sua arquitectura seria solução para as periferias, mas, mesmo neste caso, não desenvolveste mais o teu raciocínio. De raspão, citaste a sua suposta sensibilidade ecológica, mas mais uma vez, sem explicar concretamente como (as árvores na cobertura? O Mario Botta também mete...) Continuas também a reduzir a discussão ao panorama nacional, quando o Stowasser é estrangeiro. Sobre um possível uso, diferente do do Stowasser, da cor em arquitectura, parece-me escusado citar (ao calhas) desde o Barragan, o Rietveld, o próprio LeCorbusier, a Lina Bo Bardi, as texturas e vidros coloridos dos Herzor&deMeuron, até os templos gregos, a arquitectura popular do Alentejo e Algarve, as casas da Ria de Aveiro, e muitos mais..... Sobre o problema arquitectura - ecologia, não tenho muitas certezas, por isso não me pronúncio; acho porém, que pelo menos num ambiente urbano, cada vez mais os verdadeiros edifícios ecológicos são os que menos aparentam o ser: os que conseguem diminuir o impacto do HAVAC, iluminação e por aí fora, com soluções tecnologicamente ultra-avançadas. Há muitos exemplos disso na Alemanha, França e EUA, etc... P.s.: Margarida, quando não se sabe o que dizer, uma boa gargalhada sempre dá para encher um post, né?....

Link to comment
Share on other sites

caro clive sinclair, parece-me que esta discução poderia ficar por aqui :) já todos nos dissemos o que achavamos, uns de uma maneira, outros de outra...porque afinal de contas uma "boa gargalhada" pode servir para muito ao contrario de certas diarreias cerebrais que li por ai algures..
caso nao tenhas percebido, eu concordei e achei caricata a resposta do JVS, sem com isso achar que a minha opinião se reflecte na dele a 100%
mas pronto, é por isso que todos nos vivemos numa democracia (?) e se tem a opinião que se quiser... nenhuma esta errada e nenhuma esta certa, sao apenas isso...opiniões

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

É por argumentos destes é que os Arquitectos não são levados a sério, quer dizer, os tipos metem umas cores, fazem umas coisas ao calhas e justificam com o estúpido "porque sim". Eu vejo todos os dias o no meu local de trabalho, tipos que não são arquitectos a falar de patamares com declive? (5 pontos!), a conceber corredores labirinticos que não servem para nada, plantas cheios de recantinhos, cubículos, escadas com patamares em impasse, balneários cujo interior é perceptível pela porta de entrada, mas admito que a melhor que apanhei foi "patamares com declive", são coisas destas que valorizam as Arquitectos, andamos para aí a engolir plantas 5 anos seguidos, alguma coisa de qualidade, terá que transparecer no nosso trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.