Jump to content
Arquitectura.pt


Habitação Para Estudante de Arquitectura


vitor_90

Recommended Posts

O trabalho que vou aqui apresentar refere-se ao ultimo trabalho proposto pelo departamento de arquitectura de 1ºano, da U. Lusiada do Porto.
O trabalho consistia na criação de uma habitação para um estudante de arquitectura, poderiamos dizer que consistia na criação de uma casa para nos proprios enquanto estudantes, casa essa que teria de ter obrigatoriamente uma area social (area de estar e trabalho de grupo, area para cozinhar e comer, area para tratar da roupa e instalação sanitaria) e uma area individual ( area para dormir e vestir e instalação sanitaria completa). A essa duas areas ia-se acrescentar um espaço de identificação e caracterização da casa, vocacionado para o perfil do estudante (que no meu casa seria um atelier).
Como ja devem ter reparado, a casa teria uma tipologia bastante pequena, ao contrario do terreno que nos foi dado para a realização, terreno esse existem quatro arvores que teriam de ser mantidas.
Imagem colocada
Imagem colocada

A minha primeira proposta de implantação consistia na criação de uma habitação inspirada numa arvore, isto é, representada com um tronco e sua copa, tal e qual como uma arvore,tentando no sentido figurativo assemelha-la a uma arvore, transformando assim o terreno num grande espaço verde, pouco comum já na cidade do Porto.

Imagem colocada

Imagem colocada

A proposta foi evoluindo até que no final fosse entao constituida por um percurso circular, acompanhado por arvores do lado direito que o levava as pessoas até a uma rampa circular que se iniciava debaixo da habitação subindo até ao primeiro piso, onde se localizava a habitação, como poderão ver nas plantas e nas fotos da maquete. Tambem se verifica a existencia de um espelho de agua com forma circular, quase como fosse a sombra da habitação...

Imagem colocada

Imagem colocada

PAINEIS FINAIS
IMPLANTAÇAO
Imagem colocada

1ºPISO
Imagem colocada
Imagem colocada

RES-CHAO
Imagem colocada
Imagem colocada

ALÇADOS
Imagem colocada
Imagem colocada

CORTES
Imagem colocada

MAQUETA
Imagem colocada
Imagem colocada

P.S. peço desculpa pelas fotos que não dão para perceber muito bem, mas como os paineis tiveram todos de ser feitos à mão so conseguir mesmo arranjar o metodo de tirar fotos....

Link to comment
Share on other sites

Bom eu adorei tanto o 1º ano de arquitectura na lusiada do Porto que fiquei la durante 3 anos:tired:, no meu tempo também era tudo feito a mão, no entanto fiz tudo em cad e passei por cima, a maqueta foi o meu pai que fez, ficou muito porreira.:D Sobre o teu trabalho penso que esta muito bom para o primeiro ano, não sei se era obrigatorio usar formas curvas, no meu tempo isso dava para reprovar, no entanto gosto da composição e do pormenor da rampa é um trabalho muito heterodoxo. :icon14: Continua assim.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Bem o trabalho parece-me bastante riginal, no entanto essa originalidade peca um bocado por falta de bases fortes para sustentar todo o teu trabalho.. A forma circular nasce muito de um trabalho a 99% em planta surgindo um pouco como reflexo essa forma.. do espaço interior não consegui perceber mesmo nada..e os teu cortes deveriam mostrar isso. Para não falar no rigor dos cortes que de vez em quando corta elementos que ficam simplesmente a sobrevoar o espaço sem terem continuidade e a tua linha d corte ser pouco expressiva na demontração do teu trabalho. Espero não ter sido mauzinho :p mas de resto é um trabalho de 1º ano e o que interessa é apanhares o gosto de trabalhares pela arquitectura e continuares a trabalhar e trabalhar e trabalhar....

Link to comment
Share on other sites

ola undergroud....desde ja obrigado pelo comentario...e nao te preocupes pelo comentario...estudante de arquitectura tem de saber ouvir todas as criticas senao ta tramado...agora em resposta ao teu comentario vou tentar explicar uma parte...a nivel de referencias é muito inspirado na casa dos bosque da arquitecta kazuyo sejima (se tiveres o el croquis dessa arquitecta encontras-la a casa)....a nivel de interior, utilizei um conceito de ''open space'', isto é, so existe paredes a separar o atelier (espaço circular inteiror-interior)...o resto ta organizado da seguinte maneira...logo a entrada esta uma bancada k serve de cozinha (uma cozinha muito basica, apenas para uma pessoa)no qual essa bancada tem tb outra funçoes no momento da entrada...a seguir tem um espaço de estar, e logo a seguir o quarto, separados apenas por um armario, armario esse manipulavel a nivel de localização, para facilitar ou dificultar o momento da entrada...mas aconselho-t a dar uma vista de olhos na casa do bosque da arquitecta kazuyo sejima que perceberas melhor a minha proposta...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.