3CPO Posted August 5, 2007 Report Posted August 5, 2007 Museu do Farol de Santa Marta, CascaisAires Mateus _ 2003Entre a terra e a água, ao longo de uma faixa de território em permanente mudança ao longo dos tempos, a intervenção humana tem sedimentado as mais variadas ocupações. Desde o século XVII até à actualidade, a sobreposição de diferentes vontades para este lugar, os recursos materiais e tecnológicos de cada momento, e a disponibilidade do património herdado, concorrem para uma sucessão de adaptações e de adições. Apesar disso, o conjunto engloba unidades arquitectónicas de leitura inequívoca, dispostas segundo princípios organizativos ainda bem claros. O estado de adulteração e decadência de uma parte do conjunto é resultado de um processo de selecção natural, que o projecto procura reverter em seu favor. Identificando os elementos de maior perenidade ou de maior carga poética, a proposta reconstrói com eles e a partir deles uma ordem primeira, que engloba a memória do tempo decorrido e viabiliza o novo uso. Algumas fotos: Mais fotos _ Flickr :D Quote
nunomiguelneto Posted August 6, 2007 Report Posted August 6, 2007 :clap: Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
mário serrano Posted August 7, 2007 Report Posted August 7, 2007 Já la fui ver essa obra dos Aires Mateus Devo dizer que gostei bastante. Fui assistir à conferencia em cascais, por parte do Francisco Aires Mateus. Dos melhores projectos (construidos) que ja vi deles. A ideia de habitar dentro de uma muralha de forte, conceptualmente, é uma ideia fortissima e que dá ao projecto o destaque merecido. Para quem ainda n foi, é aporveitar, que é entrada livre té outubro. :icon14: Uma boa iniciativa da camara para promover a boa arquitectura no concelho. Quote
asimplemind Posted August 8, 2007 Report Posted August 8, 2007 eu tive azar que fui lá no dia anterior à inauguração e ainda estavam em acabamentos. Gostei, como é obvio, da imagem criada, no entanto padece do que vem sendo hábito na arquitectura do aires mateus e que para mim será sempre um factor negativo: a excessivo valor dado à forma em detrimento da função ou de uma adaptação às funções. É algo que regra geral acontece nas suas obras construídas e que surge muito daquela ideia conceptual que é interessante e que sugere uma forma, mas que no final tem dificuldade em evoluir para uma obra de arquitectura. E para isso surgem todos aqueles "falsos", característicos da obra do mesmo, de forma a modelar os volumes e os espaços tal como o primeiro desenho. Quote
JAG Posted August 11, 2007 Report Posted August 11, 2007 Eu sou um amante de farois... mas acho que poderia ter ficado melhor... Sinto que falta algo, talvez a cor... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
3CPO Posted March 20, 2008 Author Report Posted March 20, 2008 Para quem estiver interessado, poderá ver mais fotografias do Museu do Farol de Santa Marta em:Museu do Farol de Santa Marta, Cascais _ Aires Mateus - 2003 :) Quote
JVS Posted March 20, 2008 Report Posted March 20, 2008 Não sabia que o projecto já estava construído. As fotos estão muito boas. Parabéns. Quote
Recommended Posts