Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ora então Olá a Todos... Este tópico é uma maneira de partilhar com os utilizadores do forum, uma situação que me atormenta sempre que saio à rua com o meu irmão. Passo a explicar: - Tenho um irmão que desde nascença está impossibilitado de andar, e desloca-se de cadeira de rodas e de canadianas na rua, para já ele não tem grandes responsabilidades, pois só tem 16 anos... mas pergunto-me como vai ser quando ele for ao banco e encontrar uma rampa com 30 a 50% de inclanação. Pergunto-me como vai ser quando ele for a certos centros comerciais, pergunto-me como vai ser se ele quiser ir visitar um amigo ao predio dele. E pergunto finalemnte aos meus amigos do forum, a quem acham que compete corrigir este erros arquitéctonicos? sejam eles paisagistas ou mesmo habitacionais. O que um arquitecto no futuro pode fazer para mudar isto? Não vou colocar fotografias de certos locais como estes que descrevi, pois não sao necessarias! Todas as pessoas de portugal sabem do que estou a falar. Pois é um problema que afecta portugal inteiro! Partilhem comigo as vossas opiniões, pois como devem calcular é sempre bom ter ideias bem cimentadas. Abraços

Posted

Nuno: Pela minha experiência as pessoas normalmente só ficam sensibilizadas para estas situações depois de passarem por elas, ou por terem alguem próximo nessa situação. Tenho de admitir que foi o que me aconteceu e foi por causa disso que fiz o meu mestrado nesta àrea.

Tanto no DL 123/97 como no DL 163/2006 há um grande peso das camaras municipais, contudo só agora é que está em vigor um Decreto-Lei que abrange o mercado de habitação. E muitas vezes este Decreto-Lei é encarado de uma forma negativa como podes ver no topico daqui do forum.

O problema maior no meio disto tudo é sensibilização seja ela dos intervenientes no projecto e construção, seja ela do público em geral.
É preciso compreender e passar a mensagem que a questão das barreiras arquitectónicas não é exclusiva das pessoas que tem de utilizar canadianas, ou cadeiras de rodas, mas sim a todos nós, porque na realidade se elimarmos as barreiras arquitectónicas estamos a facilitar a vida a todos.

• 2 weeks later...
Posted

Fica aqui um bom exemplo das barreiras arquitectonicas que o decreto lei 163/2006 não vai conseguir eliminar, só através da boa educação poderão ser vencidas. [ame="

"]YouTube - BBDO FPDD[/ame]