JVS Posted July 11, 2007 Report Posted July 11, 2007 Um estudo baseado num documentario que passou na RTP N, Portugal Retracto Social. A Cidade cujo centro e mais caro e os arredores vao ficando cada vez mais baratos. Quanto mais longe mais barato. Maiores sao as distancias entre a habitacao e o emprego. Maior eh a distancia entre os que mandam e os que sao comandados. Uma cidade dificil de gerir. Uma cidade hierarquizada. Esta baseada num plano urbano que aqui expus. Uma cidade no qual o centro sao eixos urbanos, tanto podem ser avenidas como podem ser alamedas. Estes eixos de poder e de economia no qual existe um degrade social e economico e que as zonas mais baratas, os ditos suburbios acabarao por ficar no meio das centralidades... Este eh um plano que posto em pratica e esta a ser realizado em todo lado mas tambem tem problemas. Quem nao conseguir arranjar emprego numa das centralidades acaba por ser obrigado a ir para outra centralidade ainda mais longiqua... Esta aqui e a juncao dos dois conceitos anteriores. Conciliar as varias centralidades com eixos centrais resulta numa cidade onde existe mais fluidez entre as varias centralidades e os respectivos arredores. Este eh baseado no Urbanismo Modernista... tudo separado. Tudo racionalizado. Aqui eh o oposto. Falta de razao, anarquia total. Basicamente eh o que existe na maioria das cidades. Nao admira que haja os problemas que ha. Quote
morphosy Posted July 21, 2007 Report Posted July 21, 2007 :tired:valeu....é um facto...pena os politicos não terem aulas de iniciação ao urbanismo....tanto dinheiro se poupava.. Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted July 21, 2007 Report Posted July 21, 2007 Devias ler o Morte e Vida das Grandes Cidades da Jane Jacobs. Ela ataca ferozmente a visão modernista das cidades alegando que um dos principais motores de sustentação, manutenção e desenvolvimento das cidades é exactamente a tal mesclatura de funções a que tu chamas caos. Pessoalmente eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra. As cidades devem ser planeadas contudo não concordo minimamente que se deva dividir de uma forma tão estanque as diferentes funções da cidade. O que não quer dizer que eu não concorde contigo em relação ao caos urbanistico vivido em portugal... Quote
Recommended Posts