Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, há uma habitação com uns 50 anos, o piso inferior está parcialmente enterrado, sendo as paredes de pedra, com uma argamassa, e depois cimento. O problema é que não foi feito kk tipo de impermeabilização, e como é obvio as paredes encontram-se lamentaveis, com inflitrações, a tinta a cair e bolor nas paredes, salitre ao que parece não. Visto ser impossivel fazer qualquer impermeabilização pelo exterior, e o expaço interno ser muito reduzido, para pensar em segundas paredes etc, e de momento picar a parede toda e substituir a argamassa por algum composto hidrofogo, está fora de questão, estava a pensar em desespero na utilização dakela betominosa preta de impermeabilização pelo exterior, sei k funciona em consonancia com mais elementos numa boa impermeabilização, a minha duvida é saber se funciona pelo interior, e aplicado uma tinta por cima... Alguem tem sugestões? ou situações onde se tenha de impermeabilizar caves pelo interior:(

Posted

Existem algumas (não muitas) formas de resolver problemas desses. Contacta a www.sika.pt
Mais importante do que resolver o problema é arranjar alguém que te dê garantias. A Sika dá. Essa é uma questão muito delicada que pode trazer problemas sérios no futuro se não ficar bem resolvida de origem.
Dos produtos deles já usei o Inertol-f e o Igolatex em fundações, e para impermeabilização de soleiras e bases de duche o Sikatop-Seal 107. Com este último cheguei a fazer uma experiência numa caixa de cartão e aplicar o produto com fibra de vidro (conforme vem no prontuário) dentro da caixa e depois da presa acabada deitei água para dentro.
No dia seguinte estava na mesma. A água não tinha chegado ao cartão... acho que ainda tenho essa caixa no gabinete. Se a encontrar coloco aqui umas fotos. Para mim tem os melhores produtos mas concerteza que se contactares a Weber (http://www.weber-cimenfix.com/Servlet/Welcome) os deles é que são melhores!:p

Posted

Nada de pintura betuminosa + esquema de pintura.... não é compatível. Aconselho um barramento( apos limpeza e consolidação/ remoção de argamassas em mau estado ou desagregadas) com argamassa de impermeabilização, tipo WEBER.dry KF, aplicado conforme ficha técnica do fabricante. O esquema de pintura. Deve ser escolhida uma pintura que seja bastante permeável ao vapor de água: Hidro-silicónica; silica, nunca usar tintas acrilicas e/ ou esmaltes. um abraço. EDIT: outra coisa muito importante, se é uma semi cave, é conveniente melhorar ou prever um sistema de ventilação natural ou mecânico eficiente...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted
Ricardo, não consideres os produtos que te falei como a melhor solução para aí. Os exemplos que dei são de produtos que usei, mas na maioria em projectos de raíz.
Continuo a achar que deves contactar directamente as marcas, e nunca te fiares nos aplicadores, e muito menos em fórmulas usadas noutras obras. Cada caso é um caso e isso obriga a um técnico da marca ir ao local e fazer um estudo específico para esse projecto.
Repito: Arranja alguém que te dê garantia.
Já ouvi falar muito bem do produto da weber que o Pedro Barradas falou, mas nunca o usei.
A ventilação neste caso é tão importante como o resto. Sem ela bem resolvida, seria como respirar com um saco plástico na cabeça.
Posted

pois, como estudante de arq. estou ciente desses problemas, aliais a fazer uma impermeabilização pelo interior levantou logo a questão da ventilação...vou consultar algumas empresas e pedir conselhos tecnicos....