Jump to content
Arquitectura.pt


Tese final de curso....


Koolhas

Recommended Posts

Olá pessoal estamos no fim de mais um ano lectivo :p e pra mim é o meu ultimo ano academico e estou a um passo de ser Arquitonto :nervos:. Para finalizar o meu ano tenho que fazer uma tese final de curso, e estou a começar a fazer agora a tese mas estou ainda um pouco verde pa fazer.
O tema da minha tese é "Novas formas urbanas, como experiências emergentes nas cidades do sec. XXI"...estou a precisar de alguma ajuda na bibliografia ja tenho alguma coisa mas se alguem tiver algumas sugestões em mais bibliografias eu agradecia a ajuda.
Essas sao algumas imagens que podem ajudar a esclarecer o fundamento da tese:
Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

Metáforas da arquitectura contemporânea, As
Imagem colocada

Metáforas da Arquitectura Contemporânea, As
Victor Consiglieri ESTUDOS
Ciências sociais e humanas
9789723323672
408 Pags
14,5x21 cm
05 2007
550gr
980450
Brochado
Arquitectura

A estrutura deste estudo sobre a arquitectura contemporânea realiza-se a partir da articulação entre os conceitos do modo de produção, da ideia, da consciência mítica e do valor da reflexão da matéria artística ligada à sociedade em curso e ao passado recente.


quando puderes, passa numa livraria e dá uma vista de olhos, pode ser que ajude...
Link to comment
Share on other sites

Aproveita e dá também uma vista de olhos no livro:

Tracing Eisenman

http-~~-//thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/book/cabinet/jan_9780500/9780500342251.jpg
Autor:Cynthia Davidson »
Colecção:N IEditora:Thames & HudsonFormato: Grande Formato

Pode ser que se adque também às aproximações que pretendes explorar, para além das referências que deste, Koolhas, Zaha...:icon14:

Link to comment
Share on other sites

ola Koolhas, antes de mais parabens por estares a acabar o curso :p

em relação ao tema que escolhes-te para a tua tese, parece-me bastante interessante do ponto de vista actual!

agora uma sugestão! estive a ver o trabalho que apresentas-te no outro tópico Experiência do Sagrado e esta interessante o resultado final de todo o percurso que percorreste até ao momento! agora penso, em minha opinião, que poderias pegar nesse trabalho e enquadra-lo na tua tese! se calhar mudava o nome do tema, não deixando de aproveitar o material que já recolhes-te, mas também aproveitavas toda a investigação que fizeste para o projecto!

dou um exemplo de uma colega da minha turma que também esta a fazer a tese dela sob o tema "O Mito na Arquitectura"... parece á primeira vista um pouco complicado de "pegar" no tema mas sem duvida que já tens grande parte do percurso de investigação percorrido!

bom trabalho
Link to comment
Share on other sites

agora uma sugestão! estive a ver o trabalho que apresentas-te no outro tópico Experiência do Sagrado e esta interessante o resultado final de todo o percurso que percorreste até ao momento! agora penso, em minha opinião, que poderias pegar nesse trabalho e enquadra-lo na tua tese! se calhar mudava o nome do tema, não deixando de aproveitar o material que já recolhes-te, mas também aproveitavas toda a investigação que fizeste para o projecto!


Bem, obrigado pela tua sugestão, é engraçado que este tema é o 2º tema que tenho pa tese, o primeiro era sobre a Teoria da Complexidade, ja tinha uma enorme bibliografia pronta pa fazer a tese neste tema...mas depois com o exercicio que fiz para a cadeira de desenho urbano (que esta tb publicado aqui no forum), surgiu-me outro tema que é "Novas formas urbanas, como experiencias emergentes nas cidades do sec. XXI", e fiquei por aqui com este tema, porque achei interessante perceber melhor a relação dessas novas formas com as formas ja existentes(consolidadas)e se calhar este ultimo exe. de projecto "Experiencia do Sagrado", pode fazer parte da investigação que eu vou fazer ao longo do trabalho da tese. De certeza que vou ter um capitulo que posso enquadrar este exercicio assim como outros que ja fiz como o trabalho que fiz no 1º semestre para a Trienal de Lisboa.

Quanto ao nome do tema, é claro que nao é definitivo, é apenas para começar qualqueer coisa e é claro que no fim do trabalho o tema pode ser outro.
Link to comment
Share on other sites

Acho que quem te poderá ajudar nesse aspecto é o utilizados concentratZen.DK... Estive a ver obras do atelier onde ele está a fazer estágio e pareceu me que reflectem bem as novas formas nas cidades europeias... Gostei bastante do site;)

Ja agora qual é o site??
Link to comment
Share on other sites

Metáforas da arquitectura contemporânea" data-date=" As[/B">


Imagem colocada

Metáforas da Arquitectura Contemporânea, As
Victor Consiglieri ESTUDOS
Ciências sociais e humanas
9789723323672
408 Pags
14,5x21 cm
05 2007
550gr
980450
Brochado
Arquitectura

A estrutura deste estudo sobre a arquitectura contemporânea realiza-se a partir da articulação entre os conceitos do modo de produção, da ideia, da consciência mítica e do valor da reflexão da matéria artística ligada à sociedade em curso e ao passado recente.

Bem comprei hoje este livro, e digo que estou satisfeito com ele ainda nao tive tempo de o ler com olhos de ler....dei uma vista na diagonal e é importantissimo para o inicio da minha tese...o Arq. Victor Consiglieri esteve na minha fac. o ano passado, esteve a falar sobre os dois volumes que ele escreveu nao me lembro agora do nome, pareceu-me um pouco enfadonho o Sr., mas este livro "As metaforas da arquitectura contemporanea" digo que superou mto aquilo que eu pensava....muito bom o livro...para quem quer perceber um pouco do que se trata a geometria nao euclidiana esta mto bem explicado no livro...mais nao digo...aconselho a compra do livro.
obrigado pela ajuda Marcio Ferreira
Link to comment
Share on other sites

Phylogenesis FOA's Ark
Bernard Cache (Author), Manuel De Landa (Author), Sandra Knapp (Author), Sanford Kwinter (Author), Detlef Mertins (Author), Mark Wigley (Author)

Imagem colocada

Phylogenesis is structured as a reflection on the work that Foreign Office Architects (FOA) has produced during its first 10 years of practice. With its genesis as a primarily speculative and academic endeavor, FOA has recently expended much energy in the development of a technical arsenal for implementing real projects. Such explorations have been undertaken through a series of competitions, speculative commissions, and lately some real projects, some of them already completed, others still under construction. The outcome of these years is seen not just as a series of experiments, defined by the specific conditions of a project, but as a consistent reservoir of architectural species to be proliferate, mutated, and evolved in the near future. With the spirit of a scientific classification, the genesis of the projects is here identified as the evolution of a series of "phylums," actualized--and simultaneously virtualized--in their application to the specific conditions where the projects take place. Phylogenesis also includes an FOA-curated compilation of previously published texts from several critics who analyze "external" topics that relate to different aspects of the firm's discourse.

:p
Link to comment
Share on other sites

Techniques and Technologies in Morphogenetic Design
Michael Hensel

Imagem colocada

This issue of AD introduces a new approach to architectural practice based on the interrelationship of emergence and self-organisation concepts. A sequence to the successful Emergence: Morphogenetic Design Strategies title by the same guest-editors, it advances on the previous publication by taking on board the latest developments for fully integrated design evolution, manufacturing and construction.

Emergence requires the recognition of architectural structures not as singular and fixed bodies, but as complex energy and material systems that have a lifespan, exist as part of the environment of other active systems, and as an iteration of a series that proceeds by evolutionary development. Thus the focal point of this issue will be the exploration of techniques and technologies that enable the implementation of such morphogenetic strategies, requiring a new set of intellectual and practical skills. Though the publication stands alone as an investigation and presentation of cutting-edge techniques and technologies within the design and construction field supported by examples from adjacent industries, it also introduces a new springboard for understanding and rethinking the radical changes in which architecture is now being conceived, designed and produced. While representing a timely exploration of the embedding of techniques and technology in an alternative design approach, it also presents wholly new strategies for tackling issues of sustainability.


:p
Link to comment
Share on other sites

Algorithmic Architecture
Kostas Terzidis

Imagem colocada

Why does the word design owe its origin to Latin and not Greek roots? Where do the limits of the human mind lie? How does ambiguity enter the deterministic world of computation? Who was Parmenides and why is his philosophy still puzzling today? This unique volume challenges the reader to tackle all these complex questions and more.

Algorithmic Architecture is not a typical theory-based architectural book; it is not a computer programming or language tutorial book either. It contains a series of provocative design projects, and yet it is not just a design or graphic art book per se. Following the tradition of architecture as a conglomeration of various design fields - engineering, theory, art, and recently, computation - the challenge of this book is to present a concept that, like architecture, is a unifying theme for many diverse disciplines. An algorithm is not only a step-by-step problem-solving procedure, a series of lines of computer codes or a mechanistic linguistic expression, but is also an ontological construct with deep philosophical, social, design, and artistic repercussions. Consequently, this book presents many, various and often seemingly disparate points of view that lead to the establishment of one common theme; algorithmic architecture.

* Guides readers in the increasingly popular practice of using algorithms to solve complex design issues
* Demonstrates a technique used by many of the big name architecture firms, now cascading down to educational level
* Shows architects how to use algorithms to go beyond the mouse and transcend the factory set limitations of current 3D CAD software


:p
Link to comment
Share on other sites

O livro do Arq. Victor Consiglieri foi inclusivé hoje! destacado como um dos livros do Plano Nacional de Leitura, ou seja, uma referência de arquitectura recomendada para o pais.

Hum...acho que estou rendida em adquiri-lo.

olhe nao hesites em comprar...é uma biblioteca indispensavel...digo isso pq uma coisa quando é mto boa deve se partilhar com os outros por isso força e vai la comprar que nao te vais arrepender...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

koolhas desculpa só agora ter respondido ms so hoje vi a tua msg e o teu topico...pois só hoje estou tb de volta ao forum...PARABENS desde ja pelo tema da tua tese e força nisso!!!tenho alguma bibliogarfia em mente e tb pesquisa via internet...no entanto preferiria organiza-la e posta-la aqui + tarde. Ms desde principio n t esqueças de tomar-te a ti como referencia!!!=) abraço e voltarei o mais brevemente possivel....

Link to comment
Share on other sites

Boas!

Pois é... eu também estou no ultimo ano e agora tenho de entregar também a tese.
O meu tema é a "Dimensão social na arte de projectar"
Realmente pelo que vejo de mais malta andamos todos um pouco perdidos e apressão de entragar este trabalho já começa a apertar...:nervos:

Resta-meapenas desejar-te um bom trabalho e que tudo te corra bem!

Abraço

Off-topic:
Se alguem tiver alguma informação sobre o meu tema, agradecia!
Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.