Dreamer Posted August 1, 2006 Report Posted August 1, 2006 O gabinete Goettsch Partners, cediado em Chicago, projectou uma incomum ampliação de 24 pisos para um edifício, da sua autoria, já com 33 pisos.A conclusão da obra está prevista para 2010. Link:http://www.gpchicago.com/projects.asp?id=3 Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
TiCo Posted August 1, 2006 Report Posted August 1, 2006 E esse mal (ou não) das cidades verticais começa a chegar á espanha, mais concretamente a Barcelona e a Madrid! Quote
Dreamer Posted August 1, 2006 Author Report Posted August 1, 2006 Andei a dar umas voltas na net a ver notícias de arquitectura e (quase) sempre que é projectado um edifício alto, lá está a notícia a mostrá-lo... A arquitectura em altura é e continuará a ser (até quando?) um marco no urbanismo das cidade, uma forma de se mostrarem ao mundo, uma forma de publicidade, uma forma de se mostrarem "modernas"... Tenho consciência de que em alguns casos a "altura" é o caminho a seguir, especialmente pela saturação de construções ao nível do solo, mas não são todas as cidades que precisam da "altura" como solução dos seus problemas... Veja-se o exemplo da Maia, onde um edifício em altura (vulgarmente chamado de "isqueiro", dadas as semelhanças), que alberga gabinetes da câmara local, nada é mais do que um aquecedor no verão, frigorífico no inverno e inolvidável marco (de qualidade discutivel) no urbanismo da cidade... Veja-se o exemplo "ali ao lado", em Leça da Palmeira, junto à Exponor, onde um edifício de mais de 20 pisos, de planta rectangular muito alongada, penso que exclusivamente de habitação, e completamente fora da escala da envolvente, foi, ao que sei (sem certezas), licenciado por ir buscar área de construção a duas quintas onde essa construção não é possível... e depois é o mamarracho que é, uma verdadeira muralha (na minha opinião muito feia) que corta a linha do horizonte... Muitas outras formas existirão de as cidades se fazerem valer e "publicitar". Sejam as "capitais do que quiserem", a história, seja um outro tipo de edifícios de caracteristicas "diferentes" da norma, etc, etc, etc... Enquanto elemento escultórico, a "esbelteza" e as linhas de uma torre são inquestionavelmente belas (salvo algumas excepções), mas continuo a defender que só em alguns casos é que a construção em altura é desejavel, mas isso sou eu... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
TiCo Posted August 1, 2006 Report Posted August 1, 2006 Eu conheço bem esse edificio da maia! bem pertinho do estádio onde passei la muitas horas ehehe :PP De qualquer das formas também não concordo com a construçao em altura! Principalmente em cidades como as nossas europeias, que mantêm a tradição de uma construçao de altura baixa e na minha opiniao porporcional á escala humana, na maioria dos casos! Como é bom passear no centro de Paris ... Em Amsterdam... e como é esmagador caminhar por Manhattan (pelo menos é a sensaçao que tenho nos filmes :PP nc lá fui). Quote
Dreamer Posted August 1, 2006 Author Report Posted August 1, 2006 Se os espaçamentos entre os edifícios em altura forem proporcionais ao tamanho deles e se a "altura" realmente libertar o solo como é exigível, essa sensação pode não ser assim tão intensa (claro que algumas zonas de Manhattan isso não é assim), mas concordo contigo quando dizes que pouca relação há com as zonas antigas das cidades europeias. Mas também temos de ver que em algumas cidades europeias, em algumas zonas de algumas cidade, mais recentes, pode não ser descabido o uso da "altura", mas só se realmente se justificar... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dina Pacheco Varges Gomes Posted June 12, 2007 Report Posted June 12, 2007 Há cidades para construir em altura! Paises como a China e o Japão que apresentam densidades polulacionais altissimas, fará sentido concerteza, pensar na edificação vertical. É uma questão de alternativa. No caso de outras cidades, será mais marketing... caso do Dubai... por exemplo! E resulta! Não encontro, a curto/médio prazo, motivo para construir em altura em Portugal! Link:http://www.gpchicago.com/projects.asp?id=3 Quote
SEROL Posted June 29, 2007 Report Posted June 29, 2007 Em Portugal o único problema será mesmo construir desmesuradamente sem se VER que o problema está em não se querer restaurar ou reconstruir... Lisboa é o grande exemplo nacional onde uma alta percentagem de edificios antigos estão inabitados. Contudo a construção em altura pode passar por uma moda, espero que sim, pelo menos em portugal que temos poucos mas alguns exemplos. Concordo com a Dina que se verifica mais estes casos em países com grandes densidades populacionais e Portugal está e estará cada vez mais afastado destes números. Quote
Recommended Posts