3CPO Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Aqueduto das Águas Livres Localização: Lisboa / LisboaFunção: Distribuição da água aos chafarizes de Lisboa, pertencentes à rede do aqueduto. Obra pública. Época: Século XVIII (1732-1799) Breve Caracterização: O Aqueduto das Águas Livres, hoje desactivado, foi mandado construir pelo Rei D. João V, a fim de fornecer água a Lisboa, de acordo com o projecto de Manuel da Maia, tendo abastecido a cidade a partir de 1748. Com 14 Km de extensão desde a nascente principal e diversos aquedutos subsidiários e de distribuição, com um total de 58 Km, abastecia uma rede de chafarizes na cidade. O Aqueduto possui, na sua parte mais monumental, um conjunto de 35 arcos, de autoria de Custódio Vieira, sobre o Vale de Alcântara, onde se destaca o maior arco em pedra de vão do mundo, com 65 m de altura e 32 m de abertura. As águas chegavam a Lisboa ao Reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, construído entre 1746 e 1834, segundo planos de Carlos Mardel, a quem se deve, entre outras obras, também o arco triunfal que celebra a obra de D. João V. Integram actualmente o Museu da Água da EPAL.Classificação: M.N., Decreto de 16.6.1910, publicado a 23.6.1910Observações: A classificação inclui a Mãe de Água e os troços do Alto da Serafina, Vale de Alcântara e Zona das Amoreiras. É importante salientar que o Aqueduto atravessa os Concelhos de Sintra, Amadora, e Lisboa, passando por Belas, Queluz, Amadora, Benfica, Alfragide e finalmente o vale de Alcântara e Amoreiras. Numa visita organizada por "Ofícios do Património e da Reabilitação Urbana", foi possível percorrer um troço destas galerias e entender a importância desta infra-estrutura. Deixo algumas fotografias e videos desta visita: [ame=" "]YouTube - Aqueduto Lisboa[/ame] [ame=""]YouTube - Aqueduto Lisboa _ 2[/ame] Logo que possa, publicarei mais imagens. Quote
Cinaminaminamina Posted May 27, 2007 Report Posted May 27, 2007 As fotografias retratam bem, a forma como a visita desvendou segredos deste nosso aqueduto... De postura segura, o Aqueduto não fraquejou no Terramoto no entanto, perante a corrupção das politiquices parece não querer resistir a projectos de estradas de "interesse público"...como resistir a tal factor, se nem o próprio país consegue! Fora isso, foi fantástico conhecer este "templo da água". Quote
3CPO Posted May 27, 2007 Author Report Posted May 27, 2007 As fotografias retratam bem, a forma como a visita desvendou segredos deste nosso aqueduto... Não queres publicar mais algumas fotografias? :happy: Quote
Cinaminaminamina Posted May 27, 2007 Report Posted May 27, 2007 Não queres publicar mais algumas fotografias? Posso publicar a tua mascarado de freira ? ( Wikipédia: Diogo Alvesque veio viver para Lisboa e que de 1836 a 1839 perpetrou vários crimes hediondos... Aqueduto das Águas Livres, onde Diogo Alves se escondia, para assim descansadamente poder assaltar as pessoas que passavam, atirando-as de seguida, sem hesitar, dali abaixo. ...Mais tarde foi apanhado por polícias mascarados de freiras. ) :D Quote
Cinaminaminamina Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 Fantástico como nos deixamos absorver por todas estas presenças. Afinal nem todas as bases apoiam em local firme...(?) caixotes do lixo, bomba de gasolina, CRIL,...aqueduto against all! (: Visita que recomendo vivamente! Quote
m a r g a r i d a Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 se repararem existe um arco quebrado mais largo que todos os outros. isso deve-se ao facto de que por ai passa precisamente uma falha sismica! por isso é que resistiu ao terramoto de 1755. já foi construido para prever tal catastrofe, caso acontecesse e quando acontecesse :) Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 se repararem existe um arco quebrado mais largo que todos os outros. isso deve-se ao facto de que por ai passa precisamente uma falha sismica! por isso é que resistiu ao terramoto de 1755. já foi construido para prever tal catastrofe, caso acontecesse e quando acontecesse Mondrian o que dizes é verdade. Até porque os restantes arcos que se vêem ao longo do percurso sao de volta perfeita. Terramoto esse que passou "rés vés Campo de Ourique", de onde veio a expressao, tal como foi explicado. Epá esta visitinhas sao super temáticas e educativas :) Quote
m a r g a r i d a Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 sim, são de volta perfeita. e posso acrescentar mais: esse mesmo arco quebrado é o maior arco feito de pedra do mundo! está no guinness Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 próxima visita que façam, é obrigação IRES. A não se que já tenhas ido, "percurso a fora"... (: Quote
m a r g a r i d a Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 obrigação eu ir?ou irem todos no geral? eheheh eu conheço muito bem por fora e as suas caracteristicas...mas depois dos videos do kandinsky nao sei se me punha lá dentro achei o espaço um pouco claustrofobico.mas ainda bem que temos pessoas corajosas que vao la dentro e ainda gravam lol Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 achei o espaço um pouco claustrofobico.mas ainda bem que temos pessoas corajosas que vao la dentro e ainda gravam lol Obrigação para os interessados claro. Oh não é assim tao claustrofobico. Mas contém alguns "animais selvagens no seu interior"...snakes x(, para quem gosta de uma boa aventura Fora isso, é mesmo fantástico, ainda tou sem palavras:icon14: Quote
m a r g a r i d a Posted May 31, 2007 Report Posted May 31, 2007 ah ah ah ah ainda por cima tras "brinde" o kandinsky já me tinha dito.não me meto lá de certeza!lol Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted June 1, 2007 Report Posted June 1, 2007 "Engraçado", como nunca tinha imaginado que parte do Aqueduto esteve/estivesse em perigo "de vida"... Penso que é uma questão complicada, por um lado um interesse público, a CRIL (?), por outro lado, uma parcela de aqueduto debaixo de terra (?) Tenho imenso apreço pelo IPPAR, mas esta questão ...e a resposta dada, são complicadas. Quote
m a r g a r i d a Posted June 1, 2007 Report Posted June 1, 2007 de que data é este documento?:) Quote margarida duarte
Cinaminaminamina Posted June 1, 2007 Report Posted June 1, 2007 Pelo que li, na site da OPRURB...tudo começou em 1998! Quote
Recommended Posts