Jump to content

Recommended Posts

Posted
Obras do novo aeroporto de Lisboa arrancam em 2009
O ministro das Obras Públicas disse hoje que as obras do novo aeroporto de Lisboa, projectado para a Ota, deverão ter início em 2009, adiantando que o concurso de concessão será lançado no segundo semestre deste ano.

Segundo noticia a Lusa, Mário Lino, que falava durante um almoço-debate sobre 'O Novo Aeroporto de Lisboa', promovido pela Ordem dos Economistas, disse que o Governo está a cumprir o calendário definido para o novo aeroporto, adiantando que "em 2009 já devemos estar em obra".

O ministro explicou que, de acordo com o calendário definido pelo Governo, o concurso para a concessão da Ota terá início no segundo semestre deste ano, sendo o ano de 2008 dedicado à "elaboração e avaliação das propostas".

Na terça-feira, abriram as propostas dos concorrentes seleccionados para o Plano Director Geral do novo aeroporto, um plano que contempla o "lay-out geral do aeroporto, a sua concepção geral", conforme explicou Mário Lino.

Entre os finalistas para o design e arquitectura do novo aeroporto, está o gabinete de Souto Moura, integrado no consórcio com as empresas Aviaplan, Cowi As e AFA Consult, bem como o consórcio que integra os gabinetes de arquitectura Hock, Arup e BMM e o consórcio que inclui a Louis Berger, a Ineco e a LM, SA.

O vencedor será conhecido em Julho, sendo que depois de escolhido, o consórcio vencedor terá seis meses para elaborar o projecto.

Mário Lino disse que o governo está a cumprir o programa definido, afirmando que "o programa do Governo não será avaliado por 22 senhores que escrevem livros, mas pelos eleitores em 2009".

O ministro referia-se desta forma ao livro 'O Erro da Ota e o Futuro de Portugal', que reúne depoimentos de 22 personalidades de vários sectores da política e da sociedade civil contra a localização do novo aeroporto de Lisboa.

O aeroporto da Ota, que deverá ter uma capacidade máxima estimada anual de 40 milhões de passageiros, tem um custo previsto de 3.200 milhões de euros.

Fonte: Diário Económico
Posted

a propósito dos últimos acontecimentos:


JSD lança cartaz polémico contra ministro

Imagem colocada

Polémica
sobre polémica depois das declarações de Mário Lino, a JSD responde com este cartaz

A Comissão Política Distrital de Setúbal da JSD lança, a partir de amanhã, uma campanha de outdoors com slogans polémicos ("Na Margem Sul não somos todos camelos" e "Na margem Sul só conhecemos este camelo") em protesto contra as declarações do ministro das Obras Públicas, que se referiu à região como "um deserto". Nuno Matias, presidente da distrital, adiantou ao JN a sua revolta face ao governante, que "deveria ser um ministro de todos os portugueses e não apenas da Ota e arredores".

A campanha inicia-se com a colocação de um outdoor na saída da A2 para o Fogueteiro/Seixal, no sentido Lisboa-Algarve. Outros serão colocados em vários pontos da Península de Setúbal.

Os jovens social-democratas justificam a campanha por entenderem que o pedido de desculpas de Lino não é suficiente para reparar a "humilhação" causada à região e seus habitantes. Já o Ministério das Obras Públicas, embora falando em "péssimo gosto", recusa fazer mais comentários.

@JN online

margarida duarte

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.