Jump to content

Recommended Posts

Posted

Sou professor de Educacao Tecnologica e preciso de ideias para um trabalho final de 90 minutos para alunos do Nono ano altamente saturados de Escola e de trabalhos triviais e bastantes desmotivados e desmotivantes... Tinha a ideia de mandar fazer um trabalho onde cada aluno investiga sobre a profissao que quer seguir... o que eh que acham?:)

Posted

olá JVS Eu acho que é giro a ideia das profissões, já que no nono ano vão ter que escolher o agrupamento a seguir... :) mas que género de trabalho?? talvez desenhar alguém exercendo essa profissão ou os materiais próprios da profissão... ou mesmo um trabalho com plasticina ou assim era giro... moldarem qualquer coisa a ver com a profissão. No nono ano fiz um trabalho em plasticina que adorei. não tenho muito jeito para isto mas, pronto, já tens algumas opiniões!!

Posted

põe-nos a fazer construções em adobe e bambú! :) Penso que qualquer miúdo por mais desinteressado que esteja da escola, vendo-se perante um trabalho de alto teor criativo vai ser sempre motivado para criar algo!

Posted

Põe os alunos todas a desenvolver um espaço habitável de 27 m3:D é certinho que vão ser as soluções mais interessantes já que ainda não sabem nada de rgeus, regulamentos de incêncios, caixilharias, vigas e pilares:) A própria apresentação como (não) é sugerida pela proposta, pode dar para muitos resultados já que estamos a falar de uma disciplina de trabalhos manuais.

Posted

Optei por fazer um trabalho sobre profissoes... A ideia do espaco habitavel eh formidavel. O problema eh a preguica dos miudos conjugada com a falta de criatividade e conjugada com a falta de tempo mais a questao da materia a ser dada na aula e depois existe os prazos e os testes...

Posted

também estou curiosa, JVS. Pelos vistos és um professor "cool" lol Eu ainda tenho testes, e mais exames, e mais trabalhos de pesquisa de história, e mais trabalhos de Desenho, e de Oficina de Artes, e um de Área de projecto... e faltam 3 semanas para acabar as aulas :)

Posted

Mondrian e asimplemind :nervos:não me assustem!!! lol Mas por acaso sou uma pessoa que ás vezes gosta de viver em stress. Se nãO tiver nada que fazer fico chateada...

Posted

pois eu detesto viver em stress....detesto ter de trabalhar com pressão....detesto ter de ser obrigada a deixar coisas para a ultima hora....
eu sou daqueles casos que, 2 ou 3 dias antes das entregas tenho tudo pronto (ou praticamente) seja para que disciplina for....mas ajuda morar fora de casa, sem os amigos de sempre, sem familia por perto, sem o namorado por perto e tal :D

exemplo prático (nao aplicavel na generalidade): eu e um amigo meu, os dois no porto.nas mesma condiçoes, ou seja, com a familia, amigos, etc a 450km de distancia.eu vou a casa nas ferias do natal, páscoa e ferias grandes. ele vai de 15 em 15 dias praticamente.....ele reprovou, eu passei.....

tens de ser super organizada!!esse é o segredo. se nao fores, tens de aprender a ser :) é necessário haver dedicaçao, sentido de responsabilidade e a cima de tudo, de sacrificio em alguns casos.

se mexeres bem todos estes ingredientes + uma pitada de interesse e estudo e uma casca de criatividade...PUF!! terás um bolo fofo e saboroso sem grandes problemas LOL :) :)

margarida duarte

Posted

também estou curiosa, JVS. Pelos vistos és um professor "cool" lol

Cool... ora bem.

1 Trabalho de Grupo sobre Empresas. Tres tiveram positiva. Um teve negativa e outro vai ter zero.
1 Trabalho de Grupo e Individual sobre Analise de Cadeira. Por causa das conclusoes a maioria vai ter 3. Sou capaz de esquecer as conclusoes para subir as notas de alguns... dependera dos testes ou talvez nao.
1 Trabalho Individual sobre Profissoes para entregar para a semana. Como os miudos mostraram grande indiferenca ah explicacao do trabalho nao expliquei o que eles deviam fazer...

1 Trabalho para fazer na aula com conhecimentos praticos do quotodiano. Dei bons, S+ e Muito Bons mas dei a entender que nao iam ter grande influencia na nota final.

1 Teste no mesmo dia de outro teste.

Materia que devia ter sido dada numa ano dada num periodo. Ou seja Aulas teoricas quase todas as semanas. A maneira mais eficiente para os manter em silencio foi ditar a materia para eles escreverem no caderno. Quem nao escreve tem negativa. Apesar de terem oportunidade de fazer o download das minisebentas com a materia (muitos deles nao quiseram saber como fazer o download).

Ainda me consideras cool tendo em conta a disciplina ser opcional?

Porem... deixo-os falar ah vontade durante as aulas... um erro fatal... para a proxima mando para rua metade da turma para manter o respeito e poder dar aulas como deve ser, logo nos primeiros dias.
Posted

pois...a disciplina é opcional.....eu tive-a no meu colegio!....posso dizer que nao gostei muitode a ter? :D lol btw....que raio de notas....o que é que esta a falhar?...o empenho dos alunos ou o empenho do professor?:) LOLOLOL tou a brincaaaaarrrr:rambo:

margarida duarte

Posted

pois!!!

e então em que consiste o trabalho?

Consiste em investigar com profundidade a profissao que cada aluno vai escolher ja que eles tem que escolher o futuro nestes proximos meses. Penso que eh importante para eles investigarem onde se vao meter para nao se arrependerem anos mais tarde...

O trabalho consiste em escrever uma introducao, um desenvolvimento/investigacao e uma Conclusao.

Os alunos tem que investigar o seguinte:

1. Natureza do Trabalho
2. Emprego
3. Formação e Evolução da Carreira
4. Condições de Trabalho
5. Remunerações
6. Perspectivas

Durante a proxima aula irei disponibilizar portateis com acesso ah internet e guias sobre as profissoes para eles poderem elaborar o trabalho.

Se os jovens nao entregarem o trabalho tem zero. Se eles nao mostrarem grande interesse eh porque nao tem interesse em passar de ano nem neles proprios...

Eh claro que nesta idade eles sao indiferentes a este tipo de trabalhos...:)
Posted

Porem... deixo-os falar ah vontade durante as aulas... um erro fatal... para a proxima mando para rua metade da turma para manter o respeito e poder dar aulas como deve ser, logo nos primeiros dias.

De facto, um erro fatal...

:)