Jump to content

Recommended Posts

Posted
House Z - AAArchitects
Zoetermeer, The Netherlands

The techniques used for the design and production of clothing give the inspiration to create housing tailored for the user. The concept for this project is based on the ‘A-POC’ design method from Issey Miyake, which is an interactive method of making clothing. One continuous tube of fabric is the starting point. Customers can create a variety of possibilities from the continuous piece of fabric.
The night living program is positioned in the introvert upper floor. The total volume is covered with a thatched roof that appears as a familiar architectural element floating above the natural stone platform.
The entire day living program is located around a load bearing core on the ground floor. The spatial qualities vary depending on the time of the day and the weather.

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Fonte: www.AAArchitects.nl
Posted

Muito sinceramente este projecto não me agrada nada... Se a ideia é seguir o "A-Poc design", que pelo que eu entendi do que diz em cima, é um tubo pré que vai sendo cortando e adaptando às necessidades, os desenhos não mostram as potencialidades que essa ideologia pode ter, mas posso ser eu a estar enganado quanto à interpretação... De qualquer forma, para mim a organização espacial deixa muito a desejar, porque os espaços não são claros e as funções misturam-se, aparentemente sem lógica... Desiludiu-me um pouco, mas é sempre bom ver mais coisas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Segundo li, o projecto segue o tipo de casas da zona e arpoveita essa organização para a disposição transparente no piso terreo e uma forma mais "solida" no piso superior. A organização interna parece-me bastante clara. O core contém arrumos, acessos e afins enquanto fora do core se desenvolve a zona social (piso terreo) e zona intima (piso superior). O piso inferior contém o estacionamento automóvel, de bicicletas e zona de arrumos. Logo que possa coloco mais alguns desenhos e/ou renders.

Posted

A esse nível a disposição é clara, mas quando se vai ver o que há em cada "sector" da zona social, sobram zonas com sofás, não se percebendo para que servem e o que as poderá distinguir... O sector íntimo também não tem uma disposição clara, porque parece que é a área que "sobra" intraparedes... Não sinto nenhum apelo por este tipo de arquitectura, mas se todos gostassemos do mesmo...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

• 3 weeks later...
Posted

Repara que nao existe uma disposicao marcada...
Pensa no exemplo da Farnsworth House de Mies Van der Rohe e compara a liberdade espacial com o que acontece neste projecto.

Imagem colocada Imagem colocada

A disposicao molda-se pelo próprio habitante e utilizacoes...
Creio que é essa a principal caracteristica da zona social.

Imagem colocada