Fábio Correia Posted April 19, 2007 Report Posted April 19, 2007 O Lugar Inserido no Parque Natural da Serra da Estrela no Covão da Metade tem uma extensa plataforma verde rodeada por enormes relevos montanhosos, realçando um elevado protagonismo à volta de todo o interior do Covão e até mesmo da envolvência. ObjectivoCriação de um edifício (com 5 espaços, WC H+F , Plataforma ao Ar Livre, Pavilhão Coberto mas aberto e Armazém) que se adeque ao lugar, realizando um estudo na sua integração na paisagem, os problemas de acessos, as relações visuais que a Natureza poderá criar, e entender o objecto arquitectónico no espaço natural.ConceitoMinimal de forma a que todo o projecto fosse um aparte, quase que imperceptível, de toda a envolvência natural que o espaço reserva aos seus visitantes para momentos de reflexão, conforto, descanso e admiração ao seu espaço.IntegraçãoO projecto baseia-se num edifício módulo, minimalista, sem muitos traços agrestes à paisagem existente, para que a sua integração funcione com o máximo de discretismo. O Posicionamento destes volumes, procura captar todos os caminhos imaginários existentes no espaço que o rodeia e também aproveita a encosta que a natureza dá, de modo que a sua integração torne menos falível. Os acessos leva-nos aos edíficios projectados e miradouro, como também, existem acessos que acabam em locais de grandes espaços verdes, sem o circundar, para que haja uma maior liberdade de circulação do utilizador do espaço. Dos vários pontos onde se deu o estudo de integração dos edíficios, teremos vistas do espaços completamente distintas, levando a uma maior descoberta visual do espaço, para além do pré-entendido, e até uma maior envolvência da figura humana no espaço natural.MateriaisNa continuada intenção da integração do edifício, é usada uma arquitectura branca, sendo, também importante, o uso da laje de granito (pedra mais característica das Beiras), usado em pavimento de acessos + pavimento da plataforma ao ar livre e pavilhão aberto / coberto. O uso da madeira em pormenores existentes torna o objecto arquitectónico com uma ligação maior com o ambiente que o rodeia. As portas são de correr de Madeira como material.+ Esclarecimentos As entradas para as WC estão localizadas a Norte, onde está a encosta, de modo a obter uma maior privacidade para os utilizantes destas.Quaisquer dúvidas ou críticas sobre o trabalho estão à vontade! Ponho as 3 Folhas A3 do Painel de Apresentação, se precisarem de mais alguma coisa para esclarecimento digam, eu meto. Quote
3CPO Posted April 21, 2007 Report Posted April 21, 2007 Olá Fábio, Referiste que a tua ideia era a criação de uma "estrutura" espacial que se integrasse na paisagem "quase imperceptivel" mas o que me parece é que essa ideia não se torna clara na tua proposta. O posicionamento destes volumes na "paisagem" parece-me um pouco forçado segundo a tua ideia de integração... Repara nos seguintes elementos: Quanto à simplicidade e minimalismo que querias transmitir com os volumes, parece-me bastante bem conseguido... Na minha opinião é uma proposta bastante suave a pacífica perante a paisagem mas com a sua quota de destaque. :) Quote
RuiGomes Posted May 17, 2007 Report Posted May 17, 2007 Acho o teu projecto muito interessante e bem conseguído !! Parabéns! Em resposta ao problema levantado pelo Kandinsky, penso que integração na paisagem não quer dizer de todo "camuflagem" do edifício ou a presença deste de uma maneira suave(não sei, para ti, qual seria a maneira clara de expor a ideia)...Deve ter, isso sim, um relacionamento profundo com o lugar de tal modo que cada um não faça sentido pensados em separado! Quote
Fábio Correia Posted May 18, 2007 Author Report Posted May 18, 2007 Kandinsky, antes de mais obrigado pelo o teu comentário. Quanto à questão do posicionamento, a foto que aí está da maquete pertence às edificaçoes já existentes anteriomente ao projecto, o projecto final contém somente 3 edificios + 1 d posto de vigilancia, contra os 6 que estão desenvolvidos. No entanto, foi um erro ter metido aquela foto ali e não ter metido a do projecto final.De qualquer das formas, o projecto final está uma planta de implantaçao logo nos paineis. No entanto, não entendi a seguinte frase: "Na minha opinião é uma proposta bastante suave a pacífica perante a paisagem mas com a sua quota de destaque." Quanto ao tema da integração, o meu objectivo principal era nao criar um edifico com muita altitude, (só tem 2,5 metros de altura,já n me recordo bem), e a ideia de encosta-lo à encosta da montanha diminuindo a sensação de um "objecto infiltrado" e o prolongamento do edificio em 12 metros, numa imensidão de espaço não é "mau". sendo um objecto simples minimalista no qual não causa grande impacto e serve apenas para serviços das pessoas que visitam aquele espaço que querem-o natural. Agradeço os vossos comentários. Quote
João VC Posted May 10, 2008 Report Posted May 10, 2008 parabens desde já pelo projecto está sem duvida muito bem conseguído. sinceramente, so tenho uma coisa a apontar. Acho que a tua leitura do lugar está um pouco incompleta. não é que esteja mal, mas acho que não compreendeste o lugar a 100%. tens uma boa proposta, mas na minha opinião, visto que também sou aluno do 1º ano da faculdade lusíada, falta-te processo (pensamento á escala mais experimental, mais desenhos á escala, mais trabalho de traçado livre). É provavelmente uma maneira diferente ensinar esta arte, mas eu por exemplo não trabalho por painéis a3, mas sim por simples folhas a2 onde coloco todos os elementos de trabalho. Quando tiver tempo, meto aqui o meu ultimo projecto :D Quote
Recommended Posts