Jump to content

Recommended Posts

Posted

1996-2002

O terreno está situado na periferia da cidade de Penafiel, no vale do rio Cavalum e encontra-se inserido num loteamento próximo do Parque da Quinta das Lages.

A proposta altera a implantação prevista no loteamento original e retoma a regra da geminação que, só não estava contemplada para os edifícios dos lotes L8 e L9, procurando corresponder a uma solução mais articulada com as volumetrias mais próximas e em simultâneo atender às inúmeras ambiguidades e desequilíbrios dos desenhos do loteamento e do lote.

A casa está organizada em dois núcleos funcionais autónomos, mas complementares, aos quais correspondem dois volumes distintos, cada um deles com diferentes relacionamentos com o espaço exterior; um branco e rebocado que pontualmente procura a paisagem mais distante, e um outro de pedra negra que tem um contacto mais directo com o seu terreno interior.

Esquissos

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Desenhos

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Maquete

Imagem colocada

Fotos

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Links
http://arkinetia.com/Articulos/art117.aspx
Posted
Gostei do projecto no geral embora nao concorde com alguns aspectos que passo a referir, nenhum quarto tem casa de banho privativa?o volume mais baixo procura relação com exterior, mas acho o vão da sala insufeciente para uma simbiose entre interior e exterior, e apesar de perceber a relação de cotas dos volumes na distinção de funções acho que a cobertura do mais baixo poderia servir de um jardim privado á zona de quartos usando a cobertura da entrada como passadiço, outro ponto que tenho duvidas é na transição do vestibulo de entrada para a sala propriamente dita.
No geral o projecto parece bem estruturado, com uma relação entre materiais e função, volumes e relação interior/exterior interessante.
Posted

sim, tal como o ricardo diz por causa da não utilização do tecto, como + um espaço do projecto, penso que será pelo afastamento da zona dos quartos em relação a esse espaço, e visto nenhum dos mesmos estar ligado directamente áquele espaço(ambos estão no volume branco virados para fora) gosto da solução dos dois volumes, mas as cores interiores...depois de vermos 2 volumes, no seu exterior, tão claros, limpos e de uma relação agradavél com o exterior o interior tem demasiado constraste, a cor da madeira e o branco acho que ficou demasiado forte. quanto a outra coisa, nas I.S que estão no volume escuro, então eu para lavar as mãos depois de urinar(que palavra tão selectah lolo) tenho de abrir 2!portas(?) um pouco estranho. de restos a entrada está bem organizada, escondida no espaço, os percursão parecem-me bem estruturados. penso que está engraçado, mas demasiado compactado. temos 2 volumes bem definidos e colocamos o programa pedido lá para dentro, sem variações desses volumes....é o que me parece...

Posted

Nope, ao lado da sanita tens lá o lavatório. Suspeito que o compartimento ao lado deverá ser a lavandaria (digo eu...) De qualquer das formas, os franceses utilizam esse tipo de I.S. que estás a referir, sanita num compartimento e lavatorio no outro. Por um lado é bom por outro é mau! Há que escolher :s:p :p

Posted

sim aqui na belgica toda a gente projecta assim. Acho que por um lado é bastante melhor pois os odores da sanita são corrosivos e convem tê-los mais compartimentados e assim podemos ir lavar as maos e não precisamos de estar em contacto com a sanita. Por outro lado, ter as duas peças juntas é mais facil de operar. A casa está interessante mas também desgosto dos interiores... Penso que as madeiras estão mal aplicadas e poderiam ter sido melhor estudadas. Agrada-me a caixilharia de madeira em relação com a vista exterior, mas no interior já não acho que seja positivo..

Posted

e tb dá um certo jeito com várias pessoas em casa, cada um pode estar a usar uma parte da I.S. e não há aquele stress todo de não se poder entrar...