Jump to content
Arquitectura.pt


Domótica associada á arquitectura


Thi-janeiro

Recommended Posts

Nas minhas obras... humm... como a primeira está em vista de se transformar em realidade, mas a domótica não vai fazer parte do projecto, não posso falar do meu caso particular... No geral, acho que a domótica será cada vez mais um bem necessário em qualquer construção... Até diria mais, acredito que daqui a 10/15 anos a domótica vai fazer parte da grande maioria dos projectos, tornando muitas das construções que se construiram no passado, inclusivamente num passado nais recente, verdadeiras obras obsoletas (falo mais no campo das construções multifamiliares)... Como aconteceu no passado, em que quase nenhuma habitação tinha w.c. no seu interior, ou num tempo um pouco mais recente, com alguns casos em que não existiam garagens, quem pôde, adaptou-se, quem não pôde acabou por ficar para trás... Vejam o que está a acontecer nos centros históricos e percebem o que quero dizer...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Eu também concordo, com o desenvolvimento e banalização desta tecnologia, qualquer dia vai ser comum em todas as construções, até porque só tras vantagens para os arquitectos. Eu digo isto porque tenho contactado com alguns arquitectos, e cada vez mais eles estão interessados em aderir a esta Solução. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

No que toca a manutenção, a domotica pouco ou nada tem, isto falando no sistema normalizado EIB (actualmente o melhor e com mais futuro), porque depois de instalado e programado, o sistema fica todo a funcionar sem nenhum tipo de problemas... quanto a manutenção, quem instala normalmente dá assistência técnica, qq problema que surja vai la uma equipa de electricistas. Quanto ao preço, nao me parece, que 2000 contos, ou falando em euros 10.000€, por o custo total de um apartamento Ex: T4 seja muito para o tipo de produto que estamos a falar... Pois a valorização final de uma casa, apartamento edificio, o que for, é muito superior a esse valor. Já pra não falar que o cliente final que veja uma casa com domótica vai preferir esta, a uma que esteja ao lado sem estar equipada.

Link to comment
Share on other sites

é como os computadores manutenção pouca ou nada tem, até ao dia... E as empresas não dão manutenção, vendem-na o que são conceitos um pouco diferentes, e depois há o problema dos upgrades ou a possibilidade dos upgrades. Quanto ao preço... parece-me que ainda é elevado para as contra-partidas que oferece. Contudo tenho que admitir que se caminha a passos largos para a implementaçãoda Domótica como algum comum nas habitações.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a upgrades, com o sistema EIB, pode estar descansado que aceita tudo... é o protocolo que oferece essa possibilidade. Quanto a manutenção, uma lampada não é dificil de mudar, quanto ao sistema em si, é óbvio que a empresa instaladora tem de dar garantia do trabalho que faz.. e já há empresas a trabalhar assim. e quanto ás energias renováveis associadas às habitações???como é que voces arquitectos olham para estas tecnologias? Abraços

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.