lllARKlll Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Porquê a nossa parca formação em projecto de execução? É uma pergunta, destinada a quem tem alguma dificuldade em aceitar, como eu, que muito do ensino da Arquitectura dita "Técnica" ainda reside na simulação da treta , não digo a entronização do bonito e que se lixe se é construível, apenas pergunto porquê esta displicência nesta parte do nosso ensino. :icon13: Todos os dias, reiteradamente penso, tanto tempinho que perdi a não aprender nada! Quote
m a r g a r i d a Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 :icon_blink: :icon_blink: poxa....farto me fazer pormenores de construção, incluindo redes de aguas e agora ate estou a aprender a desenhar a rede viaria.... Quote margarida duarte
Dreamer Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Como o meu patrão disse um dia destes, nas faculdades apenas aprendemos a fazer uns "bonecos", porque a arquitectura é muito mais complexa do que isso... Também sempre me interroguei sobre o porquê de as faculdades não terem uma vertente mais prática, no sentido profissional, porque esses tais "bonecos" são provavelmente a fase de projecto que menos demora a fazer... Um bom projecto de execução é o garante de uma boa obra de arquitectura, claro que o licenciamento também é importante, mas para mim o peso fundamental vai para a execução... Ainda por cima é um elemento muitas vezes esquecido pelos próprios clientes... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
PORMENORarquitectos Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Só não aprende quem não quer. Além disso um projecto de execução e a componente técnica de um projecto aprende-se a fazer durante um ou dois meses de trabalho e depois actualiza-se durante toda a vida (está constantemente desactualizada). Durante a actividade profissional presume-se que não possa haver tanto tempo dispendido na elaboração da ideia do projecto (devido a variados factores como sabem), daí desenvolver-se mais essa capacidade durante o percurso académico. Existem cursos de desenhador técnico que se tiram em 6 meses se isso vos procupa tanto. Cada vez mais estou de acordo que os cursos devem desenvolver capacidades de raciocínio e pensamento sobre ARQUITECTURA e deixar a componente CONSTRUÇÃO para a vida profissional. Sejam Arquitectos e depois preocupem-se com a componente técnica. Quote
Dreamer Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Eu não consigo dissociar uma coisa da outra... arquitectura é a técnica e a teoria, não a teoria e a técnica logo se vê... Claro que se aprende com o tempo, como também podes "aprender" a ser arquitecto ao longo da tua vida, porque há desenhadores que são melhores arquitectos do que alguns arquitectos alguma vez serão... A vida é feita de aprendizagens, sobre tudo, e não é por se ter acabado um curso que se é um bom arquitecto... o tempo e o percurso de vida de cada um é que o fará... ou não... Por esse ponto de vista, não era preciso aprenderes a fazer desenho técnico, nem sequer precisavas de pegar numa rotring, nem estudar sistemas construtivos, porque quando acabasses o curso ias ter muito tempo para o fazer... e assim acabava-se de vez com a pouca componente prática que um curso de arquitectura tem... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
PORMENORarquitectos Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Eu defendo que a arquitectura se faz na cabeça. Já vi excelente arquitectura com infiltrações por todo lado (se é que me faço entender) Quote
lllARKlll Posted March 8, 2007 Author Report Posted March 8, 2007 O ensino da Arquitectura, ao nível da construção ainda aflora a treta, é lugar comum, o teste ao Jovem Arquitecto que chega a obra, carinha laroca/carne fresca... A primeira coisa que o tipo com a 4º classe faz é? Vamos lá ver se o tipo pesca alguma coisa desta *****. E se não pesca, o respeito desaparece e não se recupera! Quote
Dreamer Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Nesses casos posso dizer que é uma boa escultura, um bom jogo de formas e de espaços, mas se falha uma das principais premissas... será realmente arquitectura?... Mas isto ia-nos levar para campos muito mais vastos, porque a casa da cascata tem defeitos, assim como a vila savoya, ou a casa farnsworth... sem dúvida excelentes exemplos, únicos diria, mas com máculas que deveriam ser indissociáveis da avaliação do "todo" da obra... mas bem sei que é difícil fazê-lo... Concordo quando dizes que a arquitectura se faz na cabeça, porque comigo acontece um projecto ficar completamente resolvido em 15/20min... podem demorar a chegar esses minutos, mas é neles que tudo fica claro... e nesse momento quase que nem seria necessário o processo burocrático dos desenhos técnicos, porque sei exactamente o que quero e onde quero... mas a arquitectura não é só isso, porque da própria concretização do projecto em papel para o cliente ver, precisa dos estudos das especialidades, do projecto de execução, do saber e compreender a obra, etc... precisa de toda essa parte técnica para ser real e correctamente concretizado... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
PORMENORarquitectos Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Lá está, contrata um bom desenhador técnico. Enquanto não podes, acumulas os papéis, de ARQUITECTO e de DESENHADOR. (as infiltrações e outras falhas técnicas do género não diminuem a qualidade arquitectónica se ela existir). Quote
Dreamer Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 E depois lavas o desenhador técnico para obra e ele que se entenda com o empreiteiro... e o "saloio" lá continua a assobiar para o lado, mandando uns bitaites que ninguém leva a sério... E tudo depende do que se entende por qualidade arquitectónica... a isso chamaria qualidade espacial... mas são pontos de vista... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
PORMENORarquitectos Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Claramente... pontos de vista. E não te esqueças de não usar materiais de segunda, não vá a tua arquitectura transformar-se em "qualidade espacial" :) Quote
m a r g a r i d a Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 tenho professores que nao aprenderam o que aprendi este ano, e que ainda estou a aprender....o ensino esta sempre em actualizaçao bem como a vida de profisional da arquitectura. Quote margarida duarte
Dreamer Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Claramente... pontos de vista. E não te esqueças de não usar materiais de segunda, não vá a tua arquitectura transformar-se em "qualidade espacial" Muito sinceramente não percebi essa segunda afirmação... deves saber tão bem quanto eu que a qualidade arquitectónica depende de muitos factores... e não podem ser todos imputados ao arquitecto... a qualidade dos acabamentos é apenas um deles... se calhar não o mais importante... Não digo que sou um génio... longe disso... nem que os meus (poucos) projectos são perfeitos... e como apenas agora está em perspectiva a primeira concretização em obra de um projecto da minha autoria, vamos lá ver realmente como vai ser essa espacialidade... ...honestamente não me sinto lá muito preparado (também devido ao sistema de ensino em que estive envolvido) para enfrentar a obra, mas felizmente tenho pessoas próximas que me puderão ajudar nestes primeiros tempos... mas tal como o ARK disse... já imagino a atitude do empreiteiro... "carne fresca"... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
PORMENORarquitectos Posted March 8, 2007 Report Posted March 8, 2007 Não o que é a atitude do "carne fresca" porque felizmente sempre marquei bem a minha posição em obra. Eu sou arquitecto e eles são empreiteiro, mestre de obra, encarregado, carpinteiro etc etc. Cada um tem o seu papel bem definido e tal como eu não faço o trabalho de ninguém, também não deixo que ninguém faça o meu. Quem faz mal, também aprende rápido e deitar a baixo. A inexperência é outra coisa completamente diferente e não é a faculdade que nos dá experiência. Tenho pena de ver que há tanta gente descontente com o método de ensino pelo qual passaram quando deveriam estar descontentes com o método de ensino que quiseram ter. Quiseram ter porque na faculdade cada um escolhe o percurso que quer fazer e como o quer fazer. Quote
Recommended Posts