Jump to content

Recommended Posts

Posted

Gostava de dar aulas a míudos do ensino secundário. Como fazer? Quando é que tem que se registar no Concurso? Quando é que é o Concurso? O que é que é preciso? Enfim... alguém tem alguma ideia sobre isto? :) E explicações... existe muita procura para explicações de Geometria Descritiva... e outras cadeiras não há crianças e adolescentes com dúvidas ou nem por isso?

Posted

Para dar aulas no ensino secundário informa.te na DREL (penso que sejas de Lisboa, senao informa.te na direcção regional de educação da tua zona).
Para explicas, é assim, isto agora anda apertado por isso o melhor que tens a fazer é ires a centros de explicação e perguntar se precisam de alguem. Podes sempre fazer por fora, sem declarar nada, mas já sabes, se apanhares um explicando que embirre contigo, corres o risco :)

Posted

Um boa média de curso, ajuda bastante, caso contrário, só os anos de experiência a dar aulas, aumentam a média de acesso (para dar aulas), consultam os jornais (DN e afins), costumam ter concursos para várias disciplinas (consulta os escalões de acesso), os arquitectos por defeito podem dar Artes Visuais, Educação Tecnológica e penso que Geometria Descritiva (esta última não tenho a certeza se apenas a licenciatura serve).

Posted

E esta sugestão que me indicaram.. Agora com as licenciaturas de 3 Anos (na ULHT Licenciatura em Estudos Gerais de Arquitectura, que nao dá para nada) poderia-se tentar dar aulas como qualquer licenciado ... Será fiável ? (sem ser a questão da falta ou nao de tempo....)

Posted

Pelo que sei, os licenciados em arquitectura NÃO tem habilitações próprias para dar aulas de Educação visual, Geometria Descritiva, por aí adiante no ensino Secundário... ficou reservado para os formados em Belas Artes... se estiver enganado, corrijam-me!!!

Mas foi um assunto que me passou pelas mãos, no ano de 1995 ou 1996, não me lembro...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Conheço vários professores de Geometria Descritiva do secundário, que são arquitectos. Em princípio tens habilitações para dar aulas, mas num concurso, os professores com licenciatura específica com vertente de ensino passam-te à frente.

Posted

Isso nao tem nada haver, o meu professor de Projecto é simplesmente Arquitecto e é um optimi professor.

e tem apenas licenciatura ou mestrado?? é que se tiver so a licenciatura entao foi porque a tua escola nao arranjou professores suficientes com mestrado para dar aulas, caso a tua faculdade faça parte do processo de bolonha.
aqui nao se ta a discutir se é bom ou mau professor....ta se a discutir as habilitaçoes...é bem diferente! tive um professor mestrado em teoria da arquitectura no 3º ano era péssimo professor

margarida duarte

Posted

Conheço vários professores de Geometria Descritiva do secundário, que são arquitectos. Em princípio tens habilitações para dar aulas, mas num concurso, os professores com licenciatura específica com vertente de ensino passam-te à frente.

É isso mesmo... os Arquitectos têm apenas Habilitações suficientes...

Agua-Mestra, Lda

Posted

e tem apenas licenciatura ou mestrado?? é que se tiver so a licenciatura entao foi porque a tua escola nao arranjou professores suficientes com mestrado para dar aulas, caso a tua faculdade faça parte do processo de bolonha.
aqui nao se ta a discutir se é bom ou mau professor....ta se a discutir as habilitaçoes...é bem diferente! tive um professor mestrado em teoria da arquitectura no 3º ano era péssimo professor

Não é uma questão de arranjar ou nao, é uma questão de ter de ser ele porque ele é bom e é ele normalmente que fica com os 3º anos .... e a universidade faz parte de bolonha
Posted

ta tudo explicado: 3º ano é ainda o ciclo de licenciatura e nao de mestrado que começa no 4º ano e portanto pouco importa se o professor é licenciado ou mestrado :)

Importa ter Mestrado, Doutoramento... As universideades têm que ter um minimo de Professores Mestres e Doutorados, um rácio minimo por disciplina... possivelmente o prof. que falam é Professor Assistente. Depois há de haver o Professor Regente da cadeira desse ano (que deve ser Mestre e/ ou Doutorado)...

Agua-Mestra, Lda

Posted

não faço ideia onde possas ver isso, mas em início de carreira ganhas pouco, só ao longo dos anos é q vai aumentando isso sei. Quanto é pouco? não sei, por volta de 800 euros talvez, é só um número q mando para o ar, não faço mesmo ideia.

Posted

E depois sujeitas-te aos mini concursos, pulas de terra em terra a alugar quartos a 400€ por mês... mais despesas de deslocação e refeições... e assim. Para o ensino básico, tens de tirar o curso numa Escola Superior de Educação...

Agua-Mestra, Lda

Posted

E depois sujeitas-te aos mini concursos, pulas de terra em terra

Agora já não é bem assim! Ja ficas vinculado durante 3 a 7 anos pelo menos, mas depende dos casos como é evidente :)