Guest Posted November 23, 2006 Report Posted November 23, 2006 gostei muito do projecto que apresentaste anamatias.net vbmenu_register("postmenu_21305", true); aqui tão perto e não conhecia por vezes andamos distraídos temos coisas "ao pé de casa" e procuramos olhar sempre pralá do nosso umbigo vou passar por lá até tenho uns amigos pra esses lados... junta-se o útil ao agradável obrigada pela dica Também estou a pensar dar uma visitinha lá um dia destes, é so esperar que os trabalhos de curso acalmem. Boa visita, e depois deixa aqui algum comentario relativo a isso. ;) Quote
TiCo Posted February 19, 2007 Author Report Posted February 19, 2007 2ª o regulamento de segurança contra incendios, a 'zona' das salas de uma creche é considerado que tipo de local?? Tipo A ou D? DL 414/98, Anexo I, CApitulo I, 6º Artigo Quote
vitor nina Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 Pela leitura que faço do nº 3, alíneas a) e do citado artº 6, parece-me que a classificação como local D está fora de questão; como consequência, julgo que as salas onde os miúdos têm as suas actividades quotidianas (creio que são essas as salas as quais te referes) deverão ser classificadas como tipo A pois nelas estará (quase sempre) um adulto com possibilidade de reagir a um alarme. Quote
TiCo Posted February 19, 2007 Author Report Posted February 19, 2007 Refiro-me mais concretamente aos berçários, não acho correcto que se denomine como local A, porque apesar de tudo é um dormitório e com 'pessoas' (bébés) digamos que com mobilidade reduzida. Quote
vitor nina Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 Os berçários estão claramente inseridos nos locais de risco D. Quote
TiCo Posted February 19, 2007 Author Report Posted February 19, 2007 e que ilações tiras relativamente ás salas de actividade (espaço onde as crianças, dos 12aos 36 meses 'trabalham' e dormem a sesta)? Quote
vitor nina Posted February 19, 2007 Report Posted February 19, 2007 Em meu entendimento classe de risco D, pois durante uma certa parte do seu período de funcionamento normal (independentemente desse período ser muito ou pouco prolongado) elas serão ocupadas apenas por bébes - pessoas sem capacidade de reação face a um alarme ou sem capacidade de se aperceberem de perigos iminentes ou que estão a dormir. Quote
TiCo Posted February 19, 2007 Author Report Posted February 19, 2007 vitor nina exacto, é o que eu considero também, mesmo que não seja (que duvido) é o mais sensato! Obrigado :) Quote
TiCo Posted April 9, 2007 Author Report Posted April 9, 2007 Outra duvida :oops: A escadas têm de ser enclausuradas? não estou a conseguir encontrar na legislação algo sobre este ponto :) Quote
arq.spf Posted April 10, 2007 Report Posted April 10, 2007 Os wc não teem que ser obrigatoriamente dividido por sexos. A Dren aconselha a não usar portas nas cabines (sendo esta a solução a adoptar) pois regra geral á sempre apoio de uma educadora qdo vão ao wc. Note-se que a colocação das sanitas e lavatorios devem cumprir determinadas regras (alturas, etc...) Quote
Recommended Posts