Jump to content

Recommended Posts

Posted

Antes de mais deixo os meus primeiros(espero que seja de muitos) cumprimentos a todos os users deste forum. Eu estou neste momento a iniciar o curso de arquitectura no departamento de arq da universidade de coimbra e aliado ao entusiasmo por cada vez gostar mais de tudo o que envolve arquitectura sinto-me um bocado "perdido". Esta sensação e provocada pelo facto de me ter confrontado com um meio extremamente vasto e fascinante. Embora compre revistas de arq, leia livros e artigos soltos relacionados com arq e me interesse por tudo o que tenha que ver com arq, sinto que e um mundo extremamente complexo e para um iniciante no meio e dificil agarrar se a qualquer coisa.Não sei se me fiz entender nem se e o local apropriado para falar sobre isto mas agradecia que os "colegas" que frequentam este forum digam de sua justiça quanto a este problema que penso ser comum entre os iniciantes, e não só.

Posted

Olá Diogo, Creio que não te deves preocupar demasiado com esse facto. Parece-me que estás bastante envolvido com a arquitectura e segundo dizes, tens feito bastantes leituras. Penso que poderás apostar na analise de projectos, visitas a projectos, visitas a obras significativas. Poderás consultar algumas obras fundamentais para os primeiros anos de arquitectura: CHING, Francis - Arquitectura, Forma, Espacio y Orden. Gustavo Gili HERTZBERGER, Herman - "Lições de Arquitectura" . Martins Fontes LYNCH, Kevin – A imagem da Cidade, 1960. Edições 70 TAVORA, Fernando - "Da organização do Espaço" . Ediçoes FAUP TANIZAKI, Junichiro – "Elogio da Sombra" (1933). Relógio d’água ZEVI, Bruno, "Saber ver a arquitectura" . Martins Fontes Abraços

Posted

Bem vindo Diogo... Como iniciante no curso, já que o interesse pela arquitectura parece vir de à mais tempo, não te preocupes em, como dizes, agarrar-te a alguma coisa... Isso vem com o tempo, mas nessa altura vais-te agarrar àquilo que tu próprio produzes. Referências todos temos, mas convém manter uma mente aberta e não nos deixarmos guiar por conceitos pré-estabelecidos... Tens todo o tempo do curso para te inteirares daquilo que é a arquitectura, e toda uma vida para continuar a aprender e evoluir enquanto arquitecto... Boa sorte no teu curso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...