Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ampliação do Convento de Nª Sª do Bom Sucesso para Jardim de Infância

1. Local
O Convento de Nª Srª do Bom Sucesso situa-se na zona Ocidental de Lisboa, junto à doca do Bom Sucesso, integrando-se na área monumental de Belém. Esta estabelece-se entre a Torre de S. Vicente de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.
A área envolvente ao Convento sofreu profundas alterações ao longo dos séculos caracterizando-se actualmente por uma frágil estrutura urbana, com áreas em parte consolidadas, outras expectantes, aguardando a implementação de um plano de pormenor.

O concurso para o CCB, realizado em 1988, solicitou para além do projecto para o equipamento, que acolheu a Presidência da Comunidade Europeia, propostas de integração urbanística para a área adjacente ao Convento do Bom Sucesso. Como enquadramento ao exercicio, foi eleito o projecto do 1º classificado do Concurso, Gregotti Associati e Atelier Risco, como plano orientador para as opções gerais de projecto.

Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada

2. Objectivos
Como objectivos serão abordados, entre outros, os seguintes temas:
_Leitura e interpretação da área de intervenção
_Carácter e identidade de um edifício público
_Definição de estratégias operativas de intervenção para a elaboração do projecto
_Manipulação e entendimento do programa - leitura e interpretação da hierarquia dos espaços que definem o programa
_Caracteristicas técnicas, materiais e construtivas

3. Programa base
_Átrio de Entrada (Recepção, Espera, Estar) - 50 m2
_Sala de actividades (4 unidades x 50m2) - 200 m2
_Sala Polivalente - 80 m2
_Sala de Repouso - 30 m2
_Sala de Refeições - 350 m2
_Cozinha - (Copas, Frigorificos, Lixos, IS / Vestiários) - 100 m2
_IS Crianças - 38 m2
_Gabinete de Isolamento - 9 m2
_Gabinetes (Direcção e educadoras) - 28 m2
_Espaços Técnicos - 15 m2
_Espaço Exterior (Horta Pedagógica / zona lúdica) - 400 m2

Alguns destes espaços têm caracteristicas que devem ser levadas em conta durante a realização do projecto:

Salas de Actividades:
_Permitir o contacto directo com o exterior, sem barreiras ou desniveis acentuados
_Permitir a protecção solar
_Comunicação fácil com os vestiários das crianças

Sala Polivalente:
_Deverá permitir a prática de actividades educativas e lúdicas - permitir realizaçoes de carácter cultural e recreativo, aberto à comunidade
_Permitir a fixação de expositores
_Permitir o obscurecimento total ou parcial
_Permitir a utilização e visionamento de meios audiovisuais
_Proporcionar condições acústicas adequadas

Cozinha:
A actual cozinha do Colégio do Bom Sucesso estabelece-se na antiga cozinha conventual não oferecendo as condições ideais de funcionalidade e higiene. Prevê-se que a cozinha do Jardim-de-infancia seja dimensionada para confecionar as refeições dos alunos do colégio.
_Espaço destinado a confeccionar refeições (2 turnos de 125 pessoas).
_Próximidade com as salas de refeições
_Deverá estar preparado para receber refeições pré-confeccionadas

Proposta _ 1ª Fase

Imagem colocada Imagem colocada

Abraços

Posted

Com o decorrer do projecto, tomei algumas decisões programáticas de acordo com diversas condicionantes.

Sala de Actividades vs Sala Multiusos
Devido às inumeras actividades praticadas neste tipo de salas, optei por criar um espaço intermédio, que se posiciona entre duas salas de actividades. Este espaço poderá ser utilizado como dormitório, espaço expositivo ou recreativo ou espaço lúdico durante o inverno.

Salas de Actividades vs IS
A próximidade das I.S. às salas de actividades torna-se um aspecto de enorme importância do ponto de vista funcional. todas as salas de actividades têm acesso directo a instalações sanitárias, o que permite um maior controlo e monitorização das crianças.

Acessibilidades e mobilidade condicionada
Considerando o infantário como um edíficio público, foram tidos em consideração diversos aspectos de mobilidade nas próprias salas. As I.S. infantis dispõem de condições especiais para crianças condicionadas fisicamente. O espaço do refeitório dispõe de IS nos dois pisos para pessoas com mobilidade condicionada, bem como uma plataforma elevatória dimensionada e preparada para este tipo de utilizadores.

2ª Fase de Desenvolvimento do Projecto

Imagem colocada

Imagem colocada
Imagem colocada
Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Logo que possa, coloco mais elementos (maquetes, fotomontagens, etc...)

Abraços :p

Posted

joão.... como te disse nao consigo ver as imagens...o problema é mm do pc.. amanhã ou depois comento, porque estou interessado no projecto visto a zona envolvente do mesmo ser-me bastanta familiar...e querer perceber como o resolves a partir de um novo elemento no lugar... abraço

Posted

análisando o projecto, percebe-se muito bem essa relação quase instintiva que "ofereces" entre o novo edificado e toda a zona do convento e do pátio. gostei da organização interior, da forma como todas as salas valorizam essa relação directa com o pátio, do modo como tentaste, na minha opinião, esconder a zona de cozinhas no lado+a sul do projecto. mas uma das coisas que te questiono é a zona sul(zona virada há "rua" existente), que tem apenas duas relações com o exterior, percebo que essas relações surjam, no meu entender, como tentativas de "controlar" as pessoas para depois a tal relação com o pátio do convento, mas a minha questão reside no aspecto que, toda a zona que nao está criada do CCB quando a definirem, quais serão as tensões existentes, porque falamos de duas hierarquias diferentes entre força dos edificados...claro que a conclusão do edificado não existe, mas pensaste nessa "relação" que poderá existir? se podes colocar fotomontagens para perceber? abraço

Posted

a minha questão reside no aspecto que, toda a zona que nao está criada do CCB quando a definirem, quais serão as tensões existentes, porque falamos de duas hierarquias diferentes entre força dos edificados...claro que a conclusão do edificado não existe, mas pensaste nessa "relação" que poderá existir?

O nosso exercicio não consistia na elaboração de uma nova proposta urbana ou o redesenhar do espaço urbano na sua totalidade. Foi bastante importante o entendimento das diversas propostas para o concurso do CCB, mas apenas de modo a clarificar as necessidades daquela zona da cidade.

Imagem colocada

O concurso para o CCB, realizado em 1988, solicitou para além do projecto para o equipamento, que acolheu a Presidência da Comunidade Europeia, propostas de integração urbanística para a área adjacente ao Convento do Bom Sucesso. Como enquadramento ao exercicio, foi eleito o projecto do 1º classificado do Concurso, Gregotti Associati e Atelier Risco, como plano orientador para as opções gerais de projecto.

Repara que a rua que te referes foi criada pelo Atelier Risco e Gregotti Associati com o intuito de ser pedonal...
O alçado sul é caracterizado por duas grandes zonas de abertura ao exterior apesar de ao longo do edificio foi aberto um vão horizontal contínuo superioras como forma de iluminação, ventilação e espacialidade do corredor de distribuição...

As cozinhas não foram colocadas naquela zona de modo a ficarem "escondidas"...
Era o local mais próximo das antigas cozinhas conventuais e conforme o programa, deveria servir tanto o novo infantário como o já existente Colégio do Bom Sucesso. A consolidação e reafirmação dos eixos de circulação pré-existentes ajudou a hierarquizar as circulações no interior do pátio e a sua relação com a proposta e pré-existencia.

Imagem colocada

Abraços :p
Posted

ok. e nao tinha percebido que as cozinhas estavam ali devido ás antigas cozinhas de modo a criar essa relação... sim, nao era criar um plano é verdade, mas sabes o quanto aquela zona é pobre e, sabes, que nem sempre estamos de acordo com projectos pré-estabelecidos... no geral achei o projecto, além de interessante a nivel espacial, bem resolvido. gostaria de ver era fotomontagens.

Posted

bem finalmente consegui estar a analisar o teu projecto! Em relação à implantaçao, não quais foram os critérios mas parece-me bem implantado pelo facto de encerrares aquela área e criares um claustro entre o jardim de infancia e os edificos adjacentes. Penso que na generalidade está tudo mais ou menos resolvido. O que não consegui perceber é qual é a expressao do edificio em alçado, como são as janelas, que alturas têm, como é que ele é percebido em termos volumétricos e materiais. Como já disse acho que o programa está bem resolvido, tenho uma dúvida em relação às casas de banhos para as crianças porque me parece não haver distinçao entre masculino/feminino, não sei se fui eu que não percebi ou se é mesmo assim, se for gostava de saber porquê? Em relação aos dois volumes no 2º andar, vi que no volume dos gabinetes as janelas abrem-se para a cobertura. Não achas que seria interessante se a cobertura entre os dois volumes fosse acessível onde até se poderia criar uma esplanada já que o outro volume é uma continuação do refeitório? Outra dúvida que tenho é em relação ao espaço exterior. Aquilo que aparece nas plantas 1/100 é apenas uma faixa relvada com umas árvores. Não há um espaço pavimentado para as crianças bricarem? onde possa ter aqueles elementos de escorregões, baloiços, zonas de jogos, ..., serei eu que não estou a ver onde isso está ou como é que foi pensado? Agora, uma questão técnica, parece que tens praticamente toda a fachada norte envidraçada, como é que pensaste em termos de isolamento térmico e acústico? pois o que vejo são paredes maciças com elementos metalicos que por vezes as atravessam onde há juntas sensíveis. Também na fachada vejo praticamente tudo envidraçado, não sei se será bom... Bem chega de questões! Acho um projecto interessante, simples e funcional, se bem que há coisas que não consigo perceber e espero que expliques :p

• 2 weeks later...
Posted

Bem, aproveito para responder a algumas questões... As casas de banho rapaz e rapariga estão juntas por uma questão prática...nos infantários estão sempre juntas de modo a que controlem as crianças... repara que as casas de banho do lado poente já têm divisórias entre si na medida em que são para as crianças mais velhas (4 anos). Os volumes surgem como um complemento visual urbano... ou seja, surgem no "vazio" criado pelos edificios mais altos que estão ao fundo... a apropriação das coberturas, tornaria tudo volumetricamente uniforme... O que parece ser uma faixa com árvores é exactamente o espaço lúdico de recreio para meter escorregas, caixas de areia, etc... tem 11m até ao murete do desnivel... ainda é uma área considerável... A fachada norte foi realmente uma pedra no sapato... eu tentei resolver alguns problemas térmicos através da pormenorização dos caixilhos e dos tectos...mas é sempre um pau de dois bicos... :) Abraços