Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, alguem me podia dar umas dicas de como aplicar o tempo no espaço?Sem ser exemplos de por exemplo cidades históricas com comtemporaneo. Pelo que percebo o conceito de tempo no espaço, será a criação de espaços,por exemplo espontaneos ou efémeros e com diferentes percepções quantitativas de tempo, por exemplo para ter uma percepção de um espaço posso demorar segundos e outros minutos e noutros mm horas. Penso que seja isto o tempo no espaço, mas não tenho a certeza.Ma se for como criar estes espaços?

Posted

A isso chama-se 4ª dimensao e na minha opiniao é a criação do um espaço 'mutante', assim por alto e depois pode-se desenvolver para outras situações...

Um dos grandes pioneiros da tetradimensionalidade na arquitectura é o arquitecto Greg Lynn e uma das suas obras referencias, entre muitas outras, é a Embryological House.

'>

'>

'>

http://www.glform.com/

• 3 months later...
Posted
Gostei do Texto
Meu amigo, chama-me tradicionalista, antiquado, mas criar, só existe ou não, uma ser capaz. DEUS
Tempo, perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem, e o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo tem.
Na verdade só podemos quantificar tempo, quanto este esta por si só limitados a um determinado tempo.
Na verdade e “arquitectonicamente” falando a arquitectura é a verdadeira arte do tempo para os tempos. È elaborada num tempo e durara um determinado tempo. Na verdade falamos do tempo como um período temporal, mas de uma forma errada referimos o presente como tempo verbal, mas na minha opinião este não faz sentido existir sem haver limitações mais abrangentes, o Presente não existe.
Falavam da 4º dimensão, a tridimensional idade adjacente ao movimento, a isso chamamos de “filmes”, de vida, de arquitectura de uma forma teórica. Um espaço arquitectónico que sofre mutações e novas organizações, poderá dizer-se 4ºdimensão, conceitos aplicados aos exercícios académicos onde as paredes movem.
Existe um filme chamado “Cubo Zero” que aconselho a todos a ver, que retrata isso mesmo a quarta dimensão. Já não me lembro quem escreveu, mas fora referido por alguém que a 4º dimensão será a nossa possibilidade de viajar no tempo, do “telo transporte”, entre outros conceitos.
Sei não tempo muito a ver com a tua pergunta, mas foi o que saiu para hoje.
Posted

Vou deixar alguns exemplos que demonstram muito bem essa 4ª dimensão:

De Schalk - Abandonado desde 2003, será demolido em 2007.
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Castle Mesen
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada
Imagem colocada Imagem colocada

:)
É brutal a forma como o tempo molda os edíficios...

Posted

sinceramente nao consigo ver no greg lynn essa 4ª dimensao... essas formas nao contribuem para nada para a 4ª dimensao. Para mim um exemplo fascinante da 4ª dimensao são as piscinas de leça do Siza, através de todos aqueles percursos com pontos de vista específicos que nos permitem deambular. Ou por exemplo as termas de Vals do Zumthor em que os percursos se tornam quase um ritual de passagem entre banhos enquanto se tem pontualmente aberturas para a paisagem, que criam ritmos temporais

Posted

Perguntaram ao Campo Baeza se deveria olhar ou observar a Arquitectura. Eles respondeu "Vivê-la. Que é olhar e observar, e muito mais" Talvez estejamos a dar um novo sentido a 4 dimensão, considerar esse seu movimento da 3 dimensionalidade associado ao percorrer, descobrir e observar o que os espaços nos teem para dar. A tridimensionalidade da construção arquitectonica e o movimento de quem deambula e sente os espaços, a 4 dimensão.

Posted

a 4ªa dimensao não é nada de novo. Já os cubistas desenvolveram uma forma bastante original de representar em duas dimensões as 4 dimensóes. Nós temos o trabalho mais facilitado porque trabalhamos com a 3ª e a 4ª dimensóes sempre. É preciso é ter a sensibilidade e a capacidade de se tratar a 4ª dimensão de forma dinâmica e presente