JoelM Posted October 11, 2008 Report Posted October 11, 2008 desde o meu poste anterior ja fiz todas as cadeiras e ja sou licenciado, ou seja, tou cada vez mais perto do meu sonho de fazer erasmus, agora a principal questao é que vou fazer no quinto ano e estou um pouco reticente por causa da tese que tenho de redigir para acabar o mestrado. alguem me pode dar indicações acerca disso?? Quote
Picaró Posted December 27, 2008 Report Posted December 27, 2008 1. A inscrição para Erasmus é fácil na minha faculdade? Sim, a inscrição na minha faculdade (Faculdade de Arquitectura de Lisboa) é fácil, sem grandes complicações.2. Para que faculdade fui/quero ir e em que país? Estou actualmente a fazer Erasmus em Veneza, na IUAV (Instituto Universitario di Architettura di Venezia ).3.Porque a escolha da mesma faculdade e país? Pela sua arquitectura, a arquitectura italiana sempre me fascinou e pela experiência de viver numa cidade "museu" como Veneza4. É/Foi fácil arranjar meios de viagem e alojamento? A viagem custou-me/vai-me custar €XXX? Os meios de viagem são sempre faceis, o avião. Não são baratos é verdade, mas é preciso estar atento e escolher bem a companhia e o dia...comprar a viagem com alguns meses de antecedência ajuda também na economia do preço da viagem. Mas para Veneza por vezes, mais vale fazer escala: por exemplo agora quando voltar para lá vou passar por Paris...isto por duas razões: primeiro porque a Easyjet não tem viagens directas de Lisboa a Veneza ou vice-versa e segundo porque a viagem ficava-me por metado do preço (comparando com a Tap) fazendo desta forma. Não quero com isto dizer que a Tap é uma má escolha, pelo contrario, fui pela Tap quando fui para lá e a viagem ficou-me por 90€, claro que para isto depende a altura do ano e o tempo com que se marca a viagem. Em relação ao alojamento...NÃO...não foi minimamente fácil. Além de não existirem residências de estudantes da faculdade, o gabinete de Erasmus não ajuda nada (fui lá à procura de ajuda e disseram-me que tinha vindo muito cedo, para voltar na semana seguinte...o que não me dava muito jeito visto estar a pagar hotel). Portanto tive de me desenrascar sozinho. Mas é dificil arranjar casa pois os erasmus não são muito bem vistos lá, principalmente quando só se vai ficar 6 meses, além disso inglês para os italianos é quase como chinês e por isso tive muitos telefones desligados na cara. Ao contrário de cá, onde é quem procura casa que escolhe onde quer ficar, lá é quem mora na casa que de uma lista de 20 ou mais pessoas candidatas à casa escolhe quem quer. Claro que também há a hipotese de recorrer a uma agência, mas ai tem de se pagar à agência, a caução e ainda a "de-todo-não-pequena" renda. Passei duas semanas à procura de casa.4. Como é o ensino lá foram comparado com o de cá? Atrasado e incompreensivel. Lol talvez seja exagerado ou talvez não. Estou a viver só com italianos, e um deles está agora no primeiro ano da faculdade. Não consigo perceber como é que em cinco anos de faculdade (3 de curso mais 2 de especialização) não existe um unico de desenho. Desenho que é fundamental. Este meu colega de casa está a fazer como 1º trabalho uma especie de residência de estudantes, com alojamentos, biblioteca, local de refeições, etc...mas ao que parece o pobre coitado tem de se preocupar já com a estrutura, materialidades e afins...ora isto num primeiro trabalho do primeiro ano sem nunca ter ouvido falar de tais coisas. Já eu estou a frequentar as aulas do primeiro ano de especialização de conservação, escolhi esta entre cidade, construção, paisagismo, sustentabilidade porque me pareceu ser a mais interessante...mas até seria não fosse o facto de passar 9horas do dia fechado numa sala a ver power points teoricos...estes quando não são acerca de sistemas de modelação 3D (teoria só e cálculos) são sobre coisas que podiamos ver ao vivo, mesmo ali ao lado (e quando digo ao lado é mesmo ao lado, só sair da porta da sala literalmente) na fantástica cidade que é Veneza. Em relação às outras perguntas acho que ainda não posso responder mas posso dizer em forma de conclusão que Veneza é um lugar fantastico para se visitar ,pode-se aprender muito com a cidade, desenhar e fotografar...mas viver lá não faz bem a ninguem pois o custo de vida é muito alto e porque continua a ser uma cidade "museu" que só vive para os turistas.... Em relação ao ensino da arquitectura, Portugal mesmo com todas as suas "manias" e defeito está mais à frente! Já agora, quem gosta da vida nocturna deve escolher outras paragens pois vida nocturna e coisa que Veneza não tem. Peço desculpa pelo tamanho do texto. Esta opinião talvez um pouco negativa é infelizmente também partilhada pelos outros eramus portugueses. Quote
DreamSpaces Girl Posted January 21, 2009 Report Posted January 21, 2009 Olá! Acho este tópico mesmo muito interessante, espero que continuem a contar as vossas experiências! Quero tomar uma boa decisão quando for para fazer ERASMUS Realmente gostava muito de conhecer, o mais possível, os métodos de ensino e as diferenças com Portugal. Sabem se os sites das faculdades dão algum tipo de informação sobre isto ou sobre outras coisas importantes pra quem quer ERASMUS? Obrigada, DreamSpaces GIrl:menina: Quote
JoelM Posted January 27, 2009 Report Posted January 27, 2009 boas, por acaso ah aqui alguem que tenha feito erasmus na universidade Brno University of Technology na republica checa? ou entao na Warsaw University of Technology na polonia? chegou a altura de formalizar a minha candidatura e estou indeciso... :/ Quote
Tenaglia Posted February 3, 2009 Report Posted February 3, 2009 também estou a pensar candidatar-me em erasmus à rep. checa ou polónia.. e gostaria de saber sobre essas universidades/locais.. outras alternativas que também me chamam a atenção são a alemanha, roma e austria.. Quote
Tenaglia Posted February 3, 2009 Report Posted February 3, 2009 ups..enganei-me no austria.. afinal austria nao dá.. (podia jurar que tinha visto nas opções..) Quote
Recommended Posts