Jump to content
Arquitectura.pt


[Tutorial] "Imprimir" para jpg


DacaD

Recommended Posts

Ola. venho aqui deixar um tutorial e umas nocoes basicas de como ficar com um jpg de alta definicao com qualquer programa que tenha a opcao "print" (word, powerpoint, skethcup, autocad...bla bla bla). Como eu disse, n vale a pena fazer export pa jpg no sketchup pois a qualidade sai smp muito ma (vao ter que m desculpar n escrever c acentos nem cedilhas mas o meu portatil n os tem...lol).Basicamente o que tens que fazer e instalar um programa que te meta uma impressora virtual (essa impressora na realidade nao existe mas o teu computador vai ve-la como se ela existisse mesmo e estivesse sempre ligada e pronta a imprimir, a diferenca e que esta impressora quando a escolheres vai "imprimirt " em jpgs em vez de papel), depois e ires ao painel de controlo, impressoras e vais as propriedades dessa impressora e configuras tudo ai (que formato queres que salve,qual a resolucao eu aconselho que seja300dpi, adicionares mais folhas que normalmente so teem ate A3 etc) e dp no sketchup em vez d fazeres export pa jpg, fazes print (o bom disto no sketch e que podes imprimir c escala, desligando "perspective" e escolhendo umas das vistas normais cm front, back top..., e nao so perspectivas) e escolhes cm impressora essa impressora que t foi instalada c o programa, escolhes o tamanho de folha q queres,e mandas imprimir.dp e so esperares um bocado e vai aparecert geralmente (consoante o programa) um menu a perguntar em que formato queres salvar e em que pasta. Dp disto escolhido e so esperares que ele salve e ja ta=). O bom de salvares uma imagem assim e que o jpg sai c as medidas exactas do papel que escolheste(s salvares um desenho c escala numa folha A3 e quiseres fazer o layout em powerpoint, por exemplo e so meteres essa imagem c tamanho a 100% que sai smp a escala e tamanho certo c linha perfeita). As linhas dos desenhos ao serem salvas assim tambem nao vais ter que te preocupar em salvar em imagens maiores para depois reduzir-las para as linhas fikarem perfeitas pois a resolucao por polegada (dpi - dots per inch) e muito maior que no export (300dpi contra 72dpi s n tou em erro). Eu normalmente para imagem salvo smp em jpg pois geralmente n tenciono aumentar ou diminuir a imagem e assim nunca perco qualidade.S quiserem ainda editar a imagem em tamanho ou assim tlvz seja melhor "imprimir" para tiff que e um formato sem compressao para qualidade maxima, o unico senao e o tamanho dos ficheiros que sao gigantes. Um A1 em tiff tem 200 megas por exemplo e n interessa o nr d cores, linhas etc que esse desenho tem, ate pode ser td branco que fica com msm tamanho pois td e tratado da mm forma. Assim em tiff um A1 sao 200mg, A2 100mg, A3 50mg, A4 25mg e por ai adiante.mas normalmente em jpg chega e sobra para o que se quer fazer e ficando c um tamanho que e menos d 1/10 da versao em tiff. Uma ultima nota, eu normalmente salvo sempre os meus trabalhos (sejam eles, powerpoint, autocad, etc...) finais para jpg ou pdf a 300dpi e imprimo apartir desses jpgs ou pdf para nao ter problemas c cores, fonts, ctbs etc (pois o k vex no jpg e o k e impresso), mas isto so podes fazer ate folhas A1 pk A0s para cima tens k baixar a resolucao para 200-250 dpis porque nao ha ploters actualmente c memoria suficiente para imprimirem A0s a 300dpi (e tb n notas diferenca na linha ate um minimo de 200 dpi, que so pa veres e a essa resolucao que o powerpoint imprime...e eu ja fiz layouts nele de jpgs d autocad e n notei nd c a impressao directa d autocad) Os programas que podes usar que te instalem uma impressora virtual sao alguns mas deixo aqui 3 exmplos: Leadtools, Adobe Acrobat Pro ou o Pdf Creator (este e d borla s n tou em erro).Qualquer um deles salva em varios formatos de imagens documentos e por vezes ate de vectores. Desculpem o testamento mas acho que assim n fica a faltar nd. Qualquer duvida ou erro digam. Abracos

Link to comment
Share on other sites

Uma ultima coisa que me esqueci (parece que nao acaba...lol). Se tambem imprimirem A3 directamente dos jpgs ou pdfs finais, aconselho vivamente a baixarem d 300dpi para 200 ou assim s nao arriscam-se a apanhar uma daquelas secas...Nao e que nao seja impresso, o problema e mesmo o tempo que a impressora A3 vai demorar a receber e imprimir devido as curtas memorias que teem (tb vai depender do tamanho dos desenhos mas todos nos sabemos como e bom termos que esperar quase uma hora para umas 10 folhas A3 c entrega a tarde...). A nao ser que preparem as folhas pa serem impressas na plotter que assim e num instante mas dp teem que cortar... Desculpem la mas agora sim acho que ta tudo... Abracos

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.