Jump to content
Arquitectura.pt


Soluções para instalação de painéis solares


pintovit

Recommended Posts

Boas,

antes de mais, peço desculpa se este tópico é um "re-post" mas sou novo no forum. Fiz algumas pesquisas e não descobri nada de muito concreto neste tema.

Numa das minhas muitas pesquisas com a melhor tool do mundo (google :p ), descobri que a Efacec está a propor uma solução para a instalação em habitações particulares (e não só) de paineis fotovoltaicos.

Neste link podem ver mais detalhes:
http://www.energiasrenovaveis.com/docs/EFAPOWER_SOLAR_G_SA50P0503C1.pdf

Em traços gerais, um investimento de cerca de 30.000€ com um retorno previsto em cerca de 8-10 anos (cerca de 3.000€ ano).

Eu gosto muito deste tipo de solução principalmente porque é ecológica, de baixa manutênção e de explora um recurso que não deve acabar tão cedo. Ainda por cima, na minha casa/projecto é suposto ter uma cobertura quase plana e resguardada dos olhares alheios, logo o ideal para instalar os painéis longe da vista de todos.

No entanto, continuo a achar o investimento inicial algo pesado. Gostava que partilhassem a vossas ideias sobre este produto.
Conhecem alternativas a esta solução?


Obrigado a todos!

Abraço,
Vítor

Link to comment
Share on other sites

Tens aqui um link: http://www.arquitectura.pt/forum/showthread.php?t=3158 de um tópico (sem discussão) sobre um artigo do site inhabitat.com...

Já há outros tópicos onde se falou disso, mas posso-te adiantar outras soluções, como uma mini-hidrica (onde for possível), aproveitamento de energia eólica, etc.
O que te aconselho a fazer é entrar em contacto com um técnico e com ele tentar perceber qual a melhor alternativa para o teu caso concreto. Depende muito da localização do imóvel, características do local, etc, assim como do orçamento que podes dispôr para este investimento...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

o retorno daqui a :p 10 anos... não acredito, pela minha experiência, fotovoltaica só compensa se não tiveres outra alternativa à rede. dentro de 10 anos os acumuladores terão q ser substituidos, e claro o rendimeto das células fotovoltaicas terá diminuido bastante... portanto dentro de 10/15 anos terás que investir num equipamento todo novo... Tens limitação de consumos (excepto se conectares à REDE ou tiveres backup de gerador).... para uso urbano não mem parece ainda alternativa. excepto se tiveres dinheiro extra... e quiseres ser mais ecológico e não dependente da rede. claro tens que pensar que o sistema tem manutenção.... Normalmente costumo ter orçamentos que rondarão os 40000€ com gerador... mas atenção q depois o gerador está sempre a funcionar, se tiveres A/C, bomba de piscina, + isto, + aquilo... Quanto a vender a energia em excesso para a REDE... bom, tens de arranjar um local proprio que a EDP permita fazer a "injecção na rede" a EDP, só tem alguns pontos no país disponíveis... tecnico responsável pela exploração, certificação... e por aí fora.... um rodo de burocracia e despesas....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pois... estas coisas são sempre muito bonitas em papel. O objectivo não seria ser independente da rede. Com rede a passar à porta, não faz sentido investir em baterias e geradores... Em relação a substituir o equipamento todo, pelo que li (e apenas isso) são vários os fabricantes que dão garantia de 20 a 25 anos nos painéis... Talvez esta garantia não cubra alguma perda de eficiência mas certamente que tem que haver um valor mínimo abaixo de qual é considerada uma avaria. Vou tentar saber mais detalhes... :p

Link to comment
Share on other sites

Yeap...

Mais uma coisa que me suscitou interesse... e até têm site em português:
http://www.suntechnics.de/pt/thermie_1ul.htm


A agua quente sanitária (AQS) é obrigatória a sua instalação em todos os projectos que forem a licenciar/autorizar desde 04/07/2006.... em 2007 vai começar a certificação energética de edifícios.

Em todos os meus projectos desde à 2 anos para trás que contemplamos a instalação de AQS...

também tens soluções de climatização e aquecimento de aguas sanitárias recorrendo a energia geotérmica, uma solução que evita A/C dá para calor e frio) através de pavimento radiante.... investiga... nós vamos colocar um num projecto nosso. para cerca de 220m2 de área a climatizar fica por cerca de 20.000€

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pois tens razão... pode ser prejudicial para quem sofre de varizes... mas com a solução geotérmica a calor irradiado é mesmo muito baixo, menos que soluções electricas ou de aquecimento central normal, onde se atinguem temperaturas mais elevadas...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Tico e Pedro Barradas, já por várias vezes ouvi essa história de que o piso radiante provoca problemas de circulação, assim como já por várias vezes li que o piso radiante é o sistema de aquecimento que mais se aproxima do perfil fisiológico do conforto humano e, como tal, é absolutamente inócuo. As minhas fontes desta última posição provêem de fabricantes ligados aos sistemas de chão radiante e portanto não são totalmente isentas.

Eu tenho por princípio não ir em conversas da treta, coisa muito vulgar na nossa praça, pois ainda me lembro das certezas que propalavam que os hambúrgueres do McDonalds eram feitos à base de minhocas (e perante a minha cara de estupefacção ao ouvir aquilo pela primeira vez, a minha interlocutora tratou logo de me informar, com aquelas poses e certezas de que revestem os sabedores da verdade, que essa minha reacção era psicológica e infundada, pois as minhocas que eles utilizavam até eram muito nutritivas, não eram umas minhocas quaisquer) … no caso da construção todos se devem lembrar da diabolização que foi feita ao EPS (vulgo esferovite) e a idolatração do Wallmate, que é mais caro (e por isso é melhor, continuam a dizer alguns).

Devo confessar que tendo a privilegiar o piso radiante como sistema de aquecimento. No entanto procuro ter certezas nas opções técnicas que faço ou proponho fazer pelo que gostaria de saber se me podem facultar a origem das V. informações sobre os problemas circulatórios que Vcs alegam provocar, afim de poder avaliar a credibilidade da mesma. Se essas fontes tiverem por base algo escrito, isso era óptimo.


Pedro Barradas, gostaria de saber se me podes facultar (indicar onde arranjar) informação técnica sobre o sistema de ventilação geotérmica, pois andei a pesquisar na WEB e só apanhei informação comercial (a pintar o melhor dos mundos, como é evidente) e isso para mim é muito pouco. Tudo o que arranjei e se prendia com informação mais técnica era tudo muito vago e sem carácter prático. Falei com um eng. Mecânico cuja área de intervenção é a da energia, única e exclusivamente, e ele confundiu isso com a ventilação natural provocada por manilhas enterradas.
Se eventualmente conheceres experiências de alguém que já tenha utilizado essa opção, agradeceria muito.


Pintovit, a informação que tenho sobre a utilização de células fotovoltaicas é coincidente com a prestada pelo Pedro Barradas. Neste momento esta opção ainda não é competitiva, salvo se o local a instalar for muito longe do ponto de ligação da REN. A venda da electricidade ao distribuidor (EDP, no caso) também se poderá afigurar com problemático, apesar da lei o permitir.
Na Alemanha o emprego de painéis fotovoltaicos já está muito generalizado porque a sua instalação é subsidiada (o que não é o caso português). Por isso aconselho-te o emprego de painéis solares para aquecimento ambiente e de água quente sanitária (que aliás já são de utilização obrigatória nos novos edifícios, salvo em casos excepcionais), sem prejuízo de poderes com eles utilizar o sistema de ventilação mediante o aproveitamento da energia geotérmica, que o Pedro anteriormente referiu.
Link to comment
Share on other sites

Pedro Barradas, gostaria de saber se me podes facultar (indicar onde arranjar) informação técnica sobre o sistema de ventilação geotérmica, pois andei a pesquisar na WEB e só apanhei informação comercial (a pintar o melhor dos mundos, como é evidente) e isso para mim é muito pouco. Tudo o que arranjei e se prendia com informação mais técnica era tudo muito vago e sem carácter prático. Falei com um eng. Mecânico cuja área de intervenção é a da energia, única e exclusivamente, e ele confundiu isso com a ventilação natural provocada por manilhas enterradas.
Se eventualmente conheceres experiências de alguém que já tenha utilizado essa opção, agradeceria muito.


Vitor, o sistema não é ventilação geotermica... a permutação é efectuada através de agua ou gás frigogéneo - no fundo o principio de permutador de calor com a temp. constante do solo - um Ar condicionado.....

O sistema de permutação (onde se fazem as trocas térmicas) pode ser horizontal (através de uma serpentina no solo) ou em profundidade/vertical (através de furo artesiano com caracterisiticas e profundidades adequadas- ainda não mem informaram se é compatível comulativamente com furos pré-existentes em funcionamento). realmente não tenho grande informação técnica... outra coisa o sistema consome electricidade, pois é ncecessário alimentar a bomba do permutador/ circulador...

mais info ENERGIAS RENOVAVEIS


Outra alternativa para AQS e aquecimento central... mas dispendiosa é o sistema solar termodinamico da ENERGIE

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pedro, Com efeito aquilo que eu queria dizer na minha outra mensagem, em vez de "ventilação mediante o aproveitamento da energia geotérmica", era "arrefecimento mediante o aproveitamento da energia geotérmica". Aproveito para agradecer a tua resposta e os links, muito embora estes já fossem do meu conhecimento. Confesso, contudo, que não tinha ligado muito ao ENERGIE, mas agora estou curioso em saber o funcionamento daquilo, particularmente como é que a acção do vento e da chuva (em complemento com o sol) faz accionar as trocas térmicas e conhecer, também, se existem estudos sobre a fiabilidade deste sistema. Outro problema e que se extende a grande parte dos instaladores que por aí pululam é que eles não são certificados pela ex-DGE e não gosto de arriscar em sistemas pouco conhecidos (não é que eu não aposte na inovação, pelo contrário) e sem estudos comprovativos do seu real funcionamento e eficácia. A década de 80 ainda está bem presente nas cabeças de alguns clientes e agora, quando se propõe um sistema baseado no solar, há que lhe demonstrar a confiança duma forma sustentável, indicando que existe uma entidade que reconhece o instalador e certifica os seu produtos e que o sistema é concebido por um técnico qualificado na área.

Link to comment
Share on other sites

Epá mas olha que já existem muitos instaladores certificados pela ADENE? ou é por outra instituto / agência... bom, de qualquer modo aqui para o Alentejo, das empresas que conheço tenho a ALENCLIMA (Beja) e a ENAT (de norte a sul)

Relativamente a kits solares... após muita pesquisa tecnica e comercial e até estéctica... cheguei à conclusão que na maior parte dos casos em que se pretenda apenas AQS, o sistema seja através de sistemas por termosifão(sem bomba circuladora) com paineis planos selectivos e acumulador de água integrado com backup eléctrico. deste tipo recomendo vivamente a marca SOLAHART

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.