FranciscoRocha Posted June 10, 2014 Report Share Posted June 10, 2014 Boa tarde a todos,Estou a iniciar um projecto para uma cafetaria e um espaço lúdico em duas lojas de um centro comercial, ao início surgiram algumas dúvidas.Como poderei elaborar uma estimativa de custos da obra para apresentar com o Estudo Prévio, existe alguma tabela de referência de valores?Obrigado, Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno_Rosa Posted June 12, 2014 Report Share Posted June 12, 2014 Estimativa de custos para quem ? FranciscoRocha 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FranciscoRocha Posted June 12, 2014 Author Report Share Posted June 12, 2014 Boa tarde Bruno,O cliente pediu-me um valor aproximado da obra, para que pudesse ter uma ideia do custo da mesma.Uma das lojas está em tosco e a outra tem uma serie de demolições que serão necessárias fazer.Há algum valor de referência de custo médio por m2, alguma tabela, ou outra formula de cálculo.Refiro-me a uma estimativa, não a um orçamento detalhado que seria feito posteriormente pelo empreiteiro ou construtora.Obrigado, Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno_Rosa Posted June 12, 2014 Report Share Posted June 12, 2014 No meu ponto de vista não faz sentido falar de custos de obras sem projecto de arquitetura feito, ainda por mais trata-se de remodelações que envolvem demolições... Faria mais sentido para obra nova dar um valor por custo ao metro quadrado, a partir das referências que normalmente se aplicam. Bem feito seria através de uma pequena analise de mercado, mas isso só se mete nisto quem consegue "mexer" com as variáveis, e como me diz que é num centro comercial seria algo assim: 1)Vai a lojas similares no mesmo centro comercial (por hipótese, até noutros centros comerciais na mesma zona) de preferencia alvos de remodelações (se forem obras similares melhor) e pergunta quanto custou a obra. Provavelmente será a parte mais complicada de realizar, terá de falar com donos da loja, responsáveis, basicamente quem pagou a obra. 2)Recolhe 6 a 8 amostras, quantas mais melhor. 3)Divide o valor da obra pelos metros quadrados de área util das respectivas amostras. Calcula uma média. 4)Tem um valor médio de construção por metro quadrado 5)Aplica na área das lojas em questão 6)Apresenta o valor e ressalva que com base no praticado no centro comercial para obras similares, a obra custará tanto. Claro que se o obra contemplar colocar um chão de mármore de Estremoz, provavelmente isto tudo que aqui esta para cima não vale de nada! ATENÇÃO: este método, que é com base nos métodos de avaliação imobiliária, tem mais variáveis a ter em conta, nomeadamente um ponderável de homogeneização das amostras recolhidas. Por isso não o tome, por sí só como expliquei, por um método correcto. É apenas um guide-line da metodologia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
FranciscoRocha Posted June 13, 2014 Author Report Share Posted June 13, 2014 Muito obrigado pelo esclarecimento Bruno Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted June 16, 2014 Report Share Posted June 16, 2014 E essa estimativa inclui equipamentos de iluminação, mobiliário e outros equipamentos ( i.e. balcoes frigorificos, cozinha industrial, etc...) Isso é uma pergunta dificil, tanto podes fazer uma obra a 200€/m2, como a 2000€/m2. Sem um programa funcional, requisitos tecnicos e condições do local da empreitada é dificil dar-te uma resposta. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now