Jump to content
Arquitectura.pt

Orçamentação de levantamentos

Recommended Posts

Boa noite! Procurava ajuda para orçamentar um trabalho de levantamento de dois fogos, um de 47 m2 e outro de 54m2 para entregar na Conservatória do registo predial. O trabalho técnico dos levantamentos durou cerca de duas horas. Não faço ideia de como cobrar este trabalho já que no regulamento de deontologia da profissão não fazem menção a este caso. Agradeço desde já qualquer tipo de esclarecimentos. Atentamente, Sara Bessa Monteiro arquitecta

Nem têm.. por isso se chama Reg. de Deontologia... e não de orçamentação da pratica profissional ;) Perguntas: Esse levantamento é para instrução de quê? predios omissos, rectificação de áreas, para efeitos de IMI? Não será antes para entregar nas finanças? Teve deslocações? Qual o tempo a fazer o levantamento no local? ou apenas passou a limpo um esquema/ planta existente? Quanto tempo demorou a executar o desenho? Que recursos utilizou?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Caro Pedro Barradas, o levantamento efectuado tem como finalidade a entrega nas finanças. Neste caso não houve despesas de deslocação. O levantamento foi feito em duas horas e foi feito de raíz uma vez que não haviam quaisquer desenhos dos dois apartamentos. Quanto à execução propriamente dita consistiu apenas na passagem dos esquissos das duas plantas dos fogos em vegetal para o Auto-Cad. Os recursos foram a fita métrica, os vegetais e o portátil. Este trabalho durou cerca de 3 horas. Poderá indicar-me um modo de orçamentação deste trabalho com base nestes dados? Cordiais saudações, Sara Bessa Monteiro, arquitecta

Com base no que me indica, utilizou 5 horas e ferramentas básicas (portanto sem necessidade de integrar custos de amortização de), penso que 200€ + IVA, será um preço ajustado. Se houvesse necessidade de integração no preço de amortização de equipamentos mais avançados - Distanciometro laser, ou custos de impressão diferentes... ou se o trabalho fosse especializado ( não é o caso, visto qq desenhador ou o próprio pode efectuar essas plantas). Nesse caso teria ter de majorar os honorários em 10% ou mais... As deslocações serão cobradas à parte, sendo que eu cobro 0,50€/km. PS: Estou a assumir custos com a utilização de software legal e que os trabalhos vão ser facturados, sendo que inlcuem os custos relativos a impostos e despesas com contabilidade organizada .Sem incluir o preenchimento do impresso IMI. ( Nós cobramos 50€ + IVA, por fogo... havendo lugar a desconto consosante o número de repetições, ou não)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.