MiaLM Posted March 12, 2011 Report Posted March 12, 2011 Tenho algumas questões e gostaria que me clarificassem sobre elas. A obra em questão é uma habitação geminada mas diferentes proprietários, e a cliente em questão é dona de uma, a casa foi comprada as finanças, e apenas está construída em bruto, ou seja praticamente apenas em tijolo, quer interior e exterior. A cliente quer fazer uma reformulação no interior e um pequeno ajuste no exterior, o que não vai de encontro com o projecto que está na câmara. As questões são: 1- para apenas prolongar um terraço do r/c é necessário projecto de alteração? e quais são os procedimentos em ter em conta? 2- relativamente ao interior, o cliente quer reformular, ou seja demolir paredes e construir novas, é necessário projecto de alteração? 3- Nas paredes interiores a demolir, existem algumas que já estão preparadas para passar os fios eléctricos, já existem as tubagens para os fios. Mas com a demolição da parede esses deixam de existir, è necessário projecto de alterações eléctrico??? Para além das questões colocadas, gostaria que me indicassem (para o tipo de execução que referi, que consiste na alteração de fachada e na reformulação de paredes interiores) qual o processo a seguir, desde o primeiro passo ate ao último.Obrigada Quote
Pedro Barradas Posted March 13, 2011 Report Posted March 13, 2011 Antes demais, deve informar-se de: - na Câmara municipal, como está o processo de obras dessa edificação. - Informar-se de quem são os autores dos projectos (arquitectura e especialidades). Detêm direitos de autor sobre o edificio, são os técnicos indicados para lhe esclarecerem as suas dúvidas reportadas ao caso em concreto..respondendo às suas questões: 1- sim. Necessita de projecto de alterações, e pode até nem ser possivel, devido aos indíces de construção para o lote. 2- Depende... se alterar a Tipologia, sim, não basta Telas finais do Projecto de arquitectura. 3- Em moradias.... normalmente não existe Projecto de inst. electricas. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts