PedroRodrigues Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Boas, uma grande curiosidade minha prende-se com as possibilidades para as coberturas de habitações, o mais usual (pelo menos em Portugal) é o telhado com telha, contudo este tipo de solução obriga a um certo numero de compromissos quer a nível conceptual quer a nível estético. Gostava de conhecer, e se possível, apreciar alguns esboços ou projectos com alternativas ao telhado convencional. Obrigados Pedro Quote
TiCo Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Eu tenho usado o zinco como alternativa ao 'telhado tradicional' quando as pessoas me pedem algo mais 'tradicional'. Por exemplo em Paris é a 'cobertura tradicional'. Fica uma solução mais engraçada! :) Quote
Dreamer Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Das duas uma, ou tens um telhado inclinado tradicional, ou tens uma cobertura com pouca inclinação, vulgarmente chamada "cobertura plana"... Com estas duas vertentes já consegues fazer muita coisa. Depois depende é do acabamento e camadas de materiais que uns e outros levam, porque uma cobertura inclinada pode ser em telha, chapas de zinco, fibrocimento, etc, e a "cobertura plana" pode ser com Godo, lajetas de betão, etc... Depois tens exemplos mais distintos, onde o conceito é o mesmo, mas o resultado estético é diferente, como a cobertura da casa da música, por exemplo, o Guggenhaim de Bilbao, etc... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Bruno_Rosa Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Cobertura plana (2 ou 3 % de inclinação) As vezes em zonas historicas esta solução pode não combinar.... Quote
PedroRodrigues Posted September 29, 2006 Author Report Posted September 29, 2006 A minha curiosidade surgiu quando ha uns tempos atraz pensei adquirir um terreno em que a construção permitia só um piso (100 m2 + anexo 25 m2), nesse caso talvez fosse uma boa hipotese optar por um telhado plano, em que iria tirar partido do "sotão" para alojar o 1o piso. Pensando no telhado plano, quais são as soluções em termos de materiais, e quais os custos (comparativamente ao telhado tradicional) ? Obrigado Pedro Quote
Pedro Barradas Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Pero, materiais e técnicas construtivas há muitas... para isso deve-se contactar um técnico ( devidamente esclarecido, pois técnicos há muitos). É dificil comparar custos... a cobertura inclinada tradicional ( sem aproveitamento de sotºao), telah sobre vigotas em BA sobre laje de esteira com isolamento térmico... é mais barata em termos de matérias primas, mas utiliza mais mão de obra. O contrário para a plana, é mais simples de execução, permite a utilização de membranas de impermeabilização facilmente aplicáveis por mão de obra não especializada... mas as membranas, as boas, são caras... Mas para aanlisar esta questão.. antes demais, não se deve escolher a cobertura pelo mais ou menos barato, deve-se antes do mais verificar quais as permissas conceptuais para o projecto, até pode ser uma solução mista... depois adequar ao orçamento disponível... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Dreamer Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 A minha curiosidade surgiu quando ha uns tempos atraz pensei adquirir um terreno em que a construção permitia só um piso (100 m2 + anexo 25 m2), nesse caso talvez fosse uma boa hipotese optar por um telhado plano, em que iria tirar partido do "sotão" para alojar o 1o piso. Pensando no telhado plano, quais são as soluções em termos de materiais, e quais os custos (comparativamente ao telhado tradicional) ? Pedro, acho que deves estar um bocado inquivocado... Se a construção permitida é só um piso, não é por optares por uma cobertura plana que vais conseguir aproveitar o "sotão". Com cobertura plana não tens sotão, porque a laje de cobertura do r/chão é aquela que te faz a cobertura... Se optares por uma cobertura inclinada podes é tentar aproveitar o vão do telhado, mas com as condicionantes que com isso tens... isto se for permitido nesse local esse aproveitamento... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
origamis Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 cuidado com a aplicação das telas de impermeabilização, sobretudo pela mão de obra não especializada (com a especializada às vezes já dá buraco...) para que não gastes fortunas em manutenção!!! e para aproveitar o sotão o melhor será mesmo um telhado de duas águas... Quote
Pedro Barradas Posted October 1, 2006 Report Posted October 1, 2006 cuidado com a aplicação das telas de impermeabilização, sobretudo pela mão de obra não especializada (com a especializada às vezes já dá buraco...) para que não gastes fortunas em manutenção!!! e para aproveitar o sotão o melhor será mesmo um telhado de duas águas... É preferivel membranas liquidas reforçadas... e não telas!!!... é a minha opinião. quanto às 2 águas... bom depende da configuração do edificio... não existem receitas. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
lllARKlll Posted October 1, 2006 Report Posted October 1, 2006 Em relação ao fibrocimento, é uma matéria a não utilizar, principalmente pelas quantidades de radão e amianto que libertam nas demolições. Muitos paises já baniram o referido material. Quote
Pedro Barradas Posted October 1, 2006 Report Posted October 1, 2006 Em relação ao fibrocimento, é uma matéria a não utilizar, principalmente pelas quantidades de radão e amianto que libertam nas demolições. Muitos paises já baniram o referido material. Já alguns anos que as chapas de "fibrocimento" são asbestos free, sem amianto... eu utilizo frequentemente nos meus projectos como sub-telha para revestimento com telha de canudo reciclada(aplicada apenas na onda e não no canal...). Portanto para mim é um assunto encerrado. Claro está que as estruturas mais antigas... apresentam o problema dos asbestos... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
lllARKlll Posted October 1, 2006 Report Posted October 1, 2006 Vê o caso do Brasil, um dos maiores exportadores... As chapas de fibrocimento que referes, são as de fibra vegetal? Quote
Pedro Barradas Posted October 1, 2006 Report Posted October 1, 2006 Vê o caso do Brasil, um dos maiores exportadores... As chapas de fibrocimento que referes, são as de fibra vegetal? A cimianto comercializa-as sobre o nome comercial de NATUROCIMENTO.... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
JVS Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Eu tenho usado o zinco como alternativa ao 'telhado tradicional' quando as pessoas me pedem algo mais 'tradicional'. Por exemplo em Paris é a 'cobertura tradicional'. Fica uma solução mais engraçada! É a cobertura tradicional em Paris.... uma razão um tanto provinciana. Também se usa em Espanha. A principal razão da utilização é que é mais prático e fácil de montar do que uma cobertura em telha. A minha dúvida é: O custo é mais baixo ou elevado do que a cobertura de telha? Quote
JVS Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Das duas uma, ou tens um telhado inclinado tradicional, ou tens uma cobertura com pouca inclinação, vulgarmente chamada "cobertura plana"... E existem as coberturas do sistema em tenda como no Estádio Olimpico de Munique (1972) Quote
Pedro Barradas Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 É a cobertura tradicional em Paris.... uma razão um tanto provinciana. Também se usa em Espanha. A principal razão da utilização é que é mais prático e fácil de montar do que uma cobertura em telha. A minha dúvida é: O custo é mais baixo ou elevado do que a cobertura de telha? MAIS ELEVADO... tanto em matéria prima, como a mão de obra... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Keepper Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Nos edificios que estou a construir na Amadora ( urb. casas do lago - serra de carnaxide), a cobertura é inclinada mas em vez de telha, são usadas paines sandwish da haironville, é uma solução muito interessante, pois serve igualmente de isolamento térmico e acustico mas em termos de custo fica o dobro de um telhado tradicional. Quote
TiCo Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 JVS em Portugal também! Ah, em Italia tb encontras.... Na Holanda, e já agora na Bélgica também há.... E se repares há um pouco por todo mundo....... Quote
Dreamer Posted October 4, 2006 Report Posted October 4, 2006 E existem as coberturas do sistema em tenda como no Estádio Olimpico de Munique (1972) Realmente tens razão... usar uma cobertura tipo tenda numa habitação de um piso faz todo o sentido para a maioria das pessoas... ainda por cima se se quiser aproveitar o vão do telhado... perdão, vão da tenda... És capaz de encontrar alguns desses exemplos em ajuntamentos tradicionais de ciganos, mas só nos tradicionais, porque os mais recentes já usam outras tecnologias... ou então se fores a marrocos às aldeias "berberes"... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Recommended Posts