Jump to content
Arquitectura.pt


Cobertura plana


gibag

Recommended Posts

Olá a todos, Tenho aqui uma questão que tem suscitado alguma polémica entre colegas: Para quem já tem alguma experiencia, qual a cobertura plana que configura globalmente, a melhor solução (eficiencia, impermeabilização, manutenção, durabilidade, possibilidade de receber infraestruturas de climatização em cima, etc...). num Edifício de serviços. 1.º Cobertura finalizada com lagetas de betão assentes com argamassa sobre restantes camadas (semelhante a um terraço). 2.º Cobertura finalizada com lagetas de betão assentes sobre apoios criando caixa de ar, sem contacto directo com as camadas inferiores. Tudo isso considerando soluções de impermeabilização e isolamento térmico equivalentes.

Link to comment
Share on other sites

A caixa de ar confere algum conforto, no entanto cria alguns problemas em particular no deposito de materiais que originam lamas, podendo tornar-se um problema grave com a proliferañçao de vegetaçao que pode perfurar as telas. Sem caixa de ar tem prejuizos relativo ao isolamento térmico, refiro-me a prejuizos no sentido de ser mais exigente e mais honoroso na sua execuçao. Mas na minha opiniao para espaços publicos é preferivel adoptar a soluçao de lajetas sem caixa de ar, existindo no mercado uma soluçao com isolamento pela fase inferior.

Link to comment
Share on other sites

Mais importante ainda do se tem ou deixa de ter caixa de ar é o proprio tipo de sistema de impermeabilizão. Eu aconselho vivamente um sistema de cobertura invertido, com recurso a telas armadas de PVC. O acabamento pode ser dado pelas lajetas tipo GRISOL ( lajeta betão com isolamento na face inferior).. ou mais polivalente, com protecção pesada em godo ou brita. Os equipamentos poderão ser colocados na cobertura com recurso a "sapatas", sem haver perfuração do sistema de impermeabilização.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Agradeço as respostas. Se pensarmos nas soluções construtivas a longo prazo e com manutenção escassa, o melhor seria provavelmente esquecer as coberturas planas, mas as questões formais assim o condicionam. Como o Rui referiu, tenho receio com as caixas de ar em cobertura, passam a ser caixas de detritos depois dalguns anos, as plantas proliferam e as pendentes podem deixar de drenar. Curiosamente não pensei que os massiços para equipamentos pudessem ficar por cima da impermeabilização. Assim sendo esta solução parece-me mais interessante... Pedro, Imagino as telas armadas em PVC em Piscinas. Existem soluções destas para cobertura?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom dia, é a primeira vez que estou a intervir, sou desenhador e tenho o projecto de minha casa pronto, estou na faz de orçamentos, mas ando indeciso sobre que materiais devo usar na cobertura, trata se de uma cobertura plana com platibandas de 60 cm de altura, ando a pensar em painéis sandwich e a minha pergunta é chega este material? é mais económico? agradecia uma opinião e se há outra forma de fazer a cobertura. Obrigado pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Boas,

 

Como a minha pergunta tem que ver com coberturas planas, aproveito este tópico para a fazer.

Estou na fase em que tenho projecto aprovado para construção de habitação unifamiliar, estando a pedir orçamentos para construir na opção do "grosso" ou seja até à cobertura e opção chave na mão. A minha questão é: Qual a melhor solução para o isolamento da cobertura? Invertida? Sabem de algumas empresas especialistas na aplicação destas coberturas, para solicitar orçamento?

 

Agradecia que me ajudassem, pois como está a conjuntura do nosso país, vou ter que fazer a minha habitação por fases, sendo eu a adjudicar as diversas fases.

 

Cumps

 

Nuno

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.