henri Posted March 4, 2010 Report Posted March 4, 2010 Encontro-me neste momento a realizar o estudo prévio para um pavilhão desportivo. Tendo como base o estudo o estudo prévio solicitei a uma equipa de engenheiros que me fornecessem um proposta de honorários. O trabalho dos engenheiros compreende as seguintes fases: 1. Projectos de Licenciamento 1.1 Projectos de especialidades Os projectos de especialidades incluem: Elementos escritos - Termos de responsabilidade subscritos pelos autores dos projectos; - Memórias Descritivas e Justificativas; Elementos desenhados - Projecto de Estabilidade; - Projecto da Rede de Águas e Esgotos; - Projecto das Instalações Eléctricas e Telefónicas; - Projecto das Instalações de Segurança; - Projecto RSECE e Acústico. Todo o processo será devidamente organizado para dar entrada nas Entidades Licenciadoras, após a aprovação do projecto de arquitectura. Serão entregues os exemplares exigidos pelas entidades competentes (2 a 4 dependendo do projecto) e 1 para o requerente. 2 Projectos de execução Elementos escritos: - Memória Descritiva e Justificativa; - Medições e mapas de quantidades de trabalho; - Orçamento; - Condições técnicas gerais e especiais do caderno de encargos; O meu trabalho compreende as seguintes fases: Programa Base Estudo Prévio Licenciamento Projecto de Execução Assistencia Técnica em obra Acompanhamento em obra Gostaria então que me indicassem qual a pecentagem da globalidade do projecto que cabe a cada uma das partes. Desde já obrigado Quote
Pedro Barradas Posted March 4, 2010 Report Posted March 4, 2010 Isso está definido na:Portaria 701-H de 2008Essas designações dos Proejctos de especialidades é que estão um pouco estranhos...Projecto de Segurança Contra riscos de Incêndio.Proj. inst. Segurança.. é outra coisa (controlo de acessos, CCTV, etc...)Projecto de condicionamento acústico.Projecto de climatização e ventilação, incluindo RSECE + DCR...Projecto de Instalações electricasProjecto de Instalações de telecomunicaçõesProjecto de rede de gás (vai haver gás.. certo?) e possivelmente um depósito?!...Não se esqueça que os projectos têm de se compatibilizar com a Arquitectura e viceversa... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
henri Posted March 4, 2010 Author Report Posted March 4, 2010 Tem toda a razão. Vou ter que pedir esclarecimentos à equipa de engenheiros. Quote
Recommended Posts