alexelos Posted January 7, 2010 Report Posted January 7, 2010 Alguem aqui do forum pode dar uma ajudinha para esclarecer dúvida? é o seguinte: Fiz o projecto para um edificio de 4 pisos e elaborei o respectivo plano de acessibilidades. Nesse plano de acessibilidade fiz o percurso acessivel com recurso a um elevador, que atinge os vários níveis com chegada ao respectivo patamar onde é possivel a rotação de 360º para as cadeiras de rodas. a entrada nas várias fracções do edificio, bem como o percurso acessivel destro destas, está tudo de acordo com o D-lei 163/06 de 8 de agosto. A dúvida surge quando o construtor pretende revestir a escada principal do edificio com pedra "granito" e me pergunta se pode mandar cortar a pedra que reveste o cobertor do degrau, um pouco mais larga por forma a que esta fique com uma saliencia de 2 ou 3 cm em relação ao espelho do referido degrau. No D-lei 163 secção 2.4, mais propriamente no ponto 2.4.6 diz que os degraus das escadas não devem possuir elementos salientes nos planos de concordância entre o espelho e o cobertor. Uma vez que o percurso acessivel que desenhei utiliza o elevador para vencer os desnivel piso a piso, será que a escada principal do edificio terá que ser obrigatóriamente acessível Quote
Pedro Barradas Posted January 7, 2010 Report Posted January 7, 2010 As escadas não devem ter focinho... O percurso acessível não é apenas para pessoas em cadeiras de rodas... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
alexelos Posted January 7, 2010 Author Report Posted January 7, 2010 Certo concordo que as escadas não tenham focinho e que sejam acessiveis mas a dúvida é o seguinte: Existe já um percurso acessivel, desenhado no plano de acessibilidades com recurso ao elevador. Se o construtor mandar construir a escada principal do edificio com focinho, será que a visturia para a concessão da licença de utilização feita pela câmara poderá chumbar o edificio, ou não o pode fazer dado que já existe um percurso acessivel pelo elevador??. Não sei se o Pedro Barradas conhece o "Guia Ilustrado de Acessibilidade e Mobilidade" não me lembro agora do link mais tarde ponho aqui mas refere o sitado guia que a secção 2.4 esclarece que se trata de escadas incluidas em percursos acessiveis, ora a meu ver esta escada não esta incluida no percurso acessivel ou seja pelo menos eu não a conciderei quando desenhei o percurso acessivel será que estou correcto?? Para mim já não se trata de uma questam de crer construir a escada com focinho até porque já disse ao construtor para mandar cortar as pedras de modo a que as escadas sejam acessiveis é mesmo por uma questão de esclarecimento obrigado. O link do tal guia e penso eu http://www.engenhariadereabilitação.net/arquivos/Guia-mobilidade.pdf Quote
Pedro Barradas Posted January 7, 2010 Report Posted January 7, 2010 Conheço o Guia...mas o que conta é o DL. Se tens mais dúvidas o melhor é ver se a questão está respondida, ou então pedir esclarecimentos aqui:http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/ Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts