Jump to content
Arquitectura.pt

Acessibilidades - moradia de 2 pisos

Clone

Recommended Posts

Olá, Numa moradia de 2 pisos, no r/c com sala, cozinha ( com acessibiliadedes ), quarto ( com acessibilidades ) e casa de banho ( com acessibilidades ) e no segundo piso, 3 quartos ( 1 com WC privativo ), um escritório e uma casa de banho comum é necessário que a escada cumpra com a lei das acessibilidades ? Ou uma vez que garanta a acessibilidade ao quarto do r/c, cozinha e casa de banho já posso dispensar a acessibilidade ao segundo piso ? Secção 3.3.7 do DL 163/2006 Obrigado desde já, António

• 1 month later...

Sim... A mobilidade condicionada vai desde a mulher grávida, ao idoso, ao individuo temporariamente doente até à pessoa que possa andar de cadeira de rodas. Assim, se as rampas e elevadores são os meios as "cadeiras de rodas" transitarem entre desníveis ou pisos. As escadas servem a mulher grávida, ao idoso, ao individuo temporariamente doente. Logo as escadas devem cumprir as Acessibilidades.

Olá, Já tinha consultado o referido blog e foi daí que me surgiu esta dúvida. No blog de Domingo, Julho 13, 2008, no ponto 4 "4. E se o fogo tiver mais de um nível?" Parece-me que há aqui uma ressalva para se poder aplicar o percurso acessível apenas a parte da área privativa do fogo quando o mesmo tenha mais do que um piso. No meu caso teria a cozinha, WC e quarto como compartimentos acessíveis no R/C. António

Já vi projectos de colegas onde, garantindo os requisitos da acessibilidade em R/C (nomeadamente o WC acessivel) não fazem qualquer indicação à possibilidade de posteriormente se incluir plataformas elevatórias nas escadas, ou sequer mencionam as dimensões mínimas para ela (que, contudo, pelo que me recordo cumpriam). Pessoalmente, mais do que a questão da escada, acho a questão do WC acessivel mais pertinente, e a verdade é que em todos os projectos que já apresentei apenas o desenhei em R/C e os mesmos foram deferidos... mas cada caso(a) é um caso(a). Abraços,

Caro colega, Toda a moradia tem de garantir acessibilidade e quanto à questão do 1º piso tem de projectar as escadas de modo a que futuramente possa adaptar-se uma plataforma por exemplo. Em relação á I.S atenção não é necessário estar completamente equipada (barras de apoio, etc...)para a mobilidade reduzida, tem é de ter a área prevista no D.L. e cuidado com a largura livre das portas.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.