Clone Posted September 24, 2009 Report Share Posted September 24, 2009 Olá, Numa moradia de 2 pisos, no r/c com sala, cozinha ( com acessibiliadedes ), quarto ( com acessibilidades ) e casa de banho ( com acessibilidades ) e no segundo piso, 3 quartos ( 1 com WC privativo ), um escritório e uma casa de banho comum é necessário que a escada cumpra com a lei das acessibilidades ? Ou uma vez que garanta a acessibilidade ao quarto do r/c, cozinha e casa de banho já posso dispensar a acessibilidade ao segundo piso ? Secção 3.3.7 do DL 163/2006 Obrigado desde já, António Link to comment Share on other sites More sharing options...
HelderLemosARQ Posted November 4, 2009 Report Share Posted November 4, 2009 Sim... A mobilidade condicionada vai desde a mulher grávida, ao idoso, ao individuo temporariamente doente até à pessoa que possa andar de cadeira de rodas. Assim, se as rampas e elevadores são os meios as "cadeiras de rodas" transitarem entre desníveis ou pisos. As escadas servem a mulher grávida, ao idoso, ao individuo temporariamente doente. Logo as escadas devem cumprir as Acessibilidades. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HelderLemosARQ Posted November 4, 2009 Report Share Posted November 4, 2009 Ver este bloghttp://acessibilidade-portugal.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Clone Posted November 4, 2009 Author Report Share Posted November 4, 2009 Olá, Já tinha consultado o referido blog e foi daí que me surgiu esta dúvida. No blog de Domingo, Julho 13, 2008, no ponto 4 "4. E se o fogo tiver mais de um nível?" Parece-me que há aqui uma ressalva para se poder aplicar o percurso acessível apenas a parte da área privativa do fogo quando o mesmo tenha mais do que um piso. No meu caso teria a cozinha, WC e quarto como compartimentos acessíveis no R/C. António Link to comment Share on other sites More sharing options...
HelderLemosARQ Posted November 4, 2009 Report Share Posted November 4, 2009 Mas acho fácil desenhar uma escada com largura de 1,00m e degraus com altura 0,18m e profundidade 0,28m. Estas dimensões são as mínimas exigidas... Mas preferencialmente a escada deve ter 1,20m de largura para facultar o acoplamento de uma plataforma elevatória se necessidade houver. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HelderLemosARQ Posted November 4, 2009 Report Share Posted November 4, 2009 Ver secção 2.4 e secção 3.3.5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Arq_Castro Posted November 6, 2009 Report Share Posted November 6, 2009 Já vi projectos de colegas onde, garantindo os requisitos da acessibilidade em R/C (nomeadamente o WC acessivel) não fazem qualquer indicação à possibilidade de posteriormente se incluir plataformas elevatórias nas escadas, ou sequer mencionam as dimensões mínimas para ela (que, contudo, pelo que me recordo cumpriam). Pessoalmente, mais do que a questão da escada, acho a questão do WC acessivel mais pertinente, e a verdade é que em todos os projectos que já apresentei apenas o desenhei em R/C e os mesmos foram deferidos... mas cada caso(a) é um caso(a). Abraços, Link to comment Share on other sites More sharing options...
russa Posted November 6, 2009 Report Share Posted November 6, 2009 Caro colega, Toda a moradia tem de garantir acessibilidade e quanto à questão do 1º piso tem de projectar as escadas de modo a que futuramente possa adaptar-se uma plataforma por exemplo. Em relação á I.S atenção não é necessário estar completamente equipada (barras de apoio, etc...)para a mobilidade reduzida, tem é de ter a área prevista no D.L. e cuidado com a largura livre das portas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now