M*M Posted August 27, 2009 Report Posted August 27, 2009 olá Gostaria de saber se já alguém utilizou betão à vista afagado no pavimento de moradias, se sim, qual foi o comportamento do mesmo e que resinas foram usadas no acabamento final. Obrigado... Quote
vitor nina Posted August 27, 2009 Report Posted August 27, 2009 As resinas são de natureza epoxídica as quais, duma maneira geral, são fornecidas pelos empreiteiros que trabalham nesta área. Utilizei isto uma única vez numa direcção de obra que fiz e o único problema que tive foi a existência de fissuração descontrolada nas proximidades dos pilares em decorrência do arquitecto e do Dono da obra não quererem ver quaisquer juntas de trabalho nas proximidades destes elementos estruturais, conforme recomenda a boa prática. Este tipo de pavimento ou é bem feito à primeira ou então fica a exibir as patologias para o resto da vida. No meu caso foi ver o gasto de dinheiro com paliativos que a priori se sabia não irem funcionar, tudo isto para ver se se conseguiria melhorar o aspecto. Nada funcionou. Quote
Gupyna Posted August 27, 2009 Report Posted August 27, 2009 Sempre podes utilizar um acabamento mais "limpo"! Ve este site com vários produtos e aplicações: http://epoxyresinfloors.colledani.com Quote
Gupyna Posted August 27, 2009 Report Posted August 27, 2009 Como o vitor nina referiu não esquecer um estudo sobre a "localização" das juntas, porque são necessárias! Na fotografia exemplo aparece uma!:margarida_beer: Quote
M*M Posted August 28, 2009 Author Report Posted August 28, 2009 em 1º lugar obrigado p ajuda. tal como o Vítor refere também já sabia que sem juntas visíveis (assumidas) não dá bom resultado... em relação aos epoxys Gupyna,não pensei em usa-los por questões conceptuais mas tenho ideia que são uma solução mais cara, e as aplicações que já vi têm um desgaste rápido, ficam muito riscadas... será? já agora Vítor, qual foi a espessura que aplicou?e foi com o "helicóptero" ou foi manual? Quote
vitor nina Posted August 28, 2009 Report Posted August 28, 2009 M*M, Foi utilizada uma talocha mecânica (vulgarmente chamada "helicóptero"), Quanto à espessura da camada em termos de acabado, tanto quanto me lembro, rondou os 4/5 cm (estou a falar de cor, porque já foi há alguns anos). Vou tentar arranjar uma especificação da ASTM sobre esta matéria. Se a achar, fá-la-ei chegar às tuas mãos. Já agora uma pequena correcção: oa acabamentos epoxídicos são bastante resistentes, quer mecânicamente quer quimicamente. Se eventualmente viste pavimentos deteriorados é porque foram mal aplicados. A maioria dos pavimentos indicados no site do Gupyna são similares (salvo aqueles com coloração embutida) aos que eu falava... e que por sinal estão espectacularmente bem feitos. Quote
M*M Posted August 28, 2009 Author Report Posted August 28, 2009 Realmente os pavimentos do site estão com uma aparência incrível. Estava a referir me a vários exemplos que já vi e tens razão quando referes a questão da aplicação. Esta semana estava a ver um projecto de uma moradia numa revista, que tinha todo o pavimento em betão e, falavam numa espessura aconselhável de 7/8 cm, na questão das juntas e também referia mais um pormenor técnico da composição do material, mas como de momento não tenho aqui a revista depois tiro esta dúvida... Quote
Recommended Posts