Jump to content
Arquitectura.pt


Melhor software de 3d


jpbm

Recommended Posts

Bom dia eu tenho uma empresa de materiais de construção em vila nova de famalicão. Este mes lembrei-me de evoluir a empresa e fazer divisorias de casas em 3d tipo quatos casas de banho salas etc... Não sou um as em arquitectura pois tenho o 12º de multimedia. Agora pus me a fazer casas em 3d no archicad 11 mas acho q a qualidade de imagem não e grande coisa para voçes qual e o melhor programa para 3d??? Preciso de um programa que me mostre a qualidade da ceramica ou da pedra 99% real para que o cliente fique 100% convencido se gosta ou n do material que escolheu

Link to comment
Share on other sites

Não me parece que haja nenhuma resposta simples para isso.

Em primeiro lugar, porque não há nenhum software 3D que seja O melhor.

Existem imensos softwares no mercado, e cada um deles é melhor em certos cenários, para certas necessidades.

Algumas coisas que é preciso saber para escolher um sw:

- Custo. Quanto se pretende gastar em aquisição, renovação de licenças e formação.
- Tempo. Quanto tempo se tem disponível para aprender a trabalhar com o software.
- Regulariedade. Saber se a utilização vai ser esporádica, regular ou intensiva.
- Assistência. Saber qual o nível de assistência do vendedor/importador/fabricante que necessita.
- Finalidade. Qual a finalidade do trabalho, ou seja, que tipo de informação pretende retirar do modelo:
. Quantidades
. Preços
. Desenhos rigorosos/pormenorizados
. Imagens fotorealistas
. Animações
. Conteúdo multimédia (interactivo)

É uma equação bastante complexa. Na minha modesta opinião, poderá dividir os softwares em dois grandes grupos:

1- Modelação pura. Sw como o 3ds max, o Cinema 4D, Rhino, permitem uma modelação bastante livre, e de um modo geral produzem imagens muito boas, mas o modelo por eles criado não possui conteúdo.

2- Modelação em base de dados. Allplan, ArchiCad, Revit, são programas orientados para o mercado específico da arquitectura, permitem modelar com base em elementos constructivos reais (portas, paredes, etc), fornecendo pormenores constructivos e mapas de quantidades fácilmente. Não produzem, de um modo geral, imagens fotorealistas, a não ser que sejam ligados a outros programas.

No seu caso, e com a pouca info que nos dá, resta-me dizer que:
- Os programas do segundo grupo permitem-lhe construir o interior de uma habitação rápidamente, porque já têm elementos pré-fabricados - portas, sanitas, etc.
- Os do primeiro grupo são mais versáteis na modelação, por exemplo, se quiser usar uma sanita xpto do Stark que não exista em biblioteca.
- Quaisquer destes programas são caros e têm uma curva de aprendizagem bastante acentuada, e exigem um trabalho contínuo para se manter proficiente neles.

Link to comment
Share on other sites

Estou perfeitamente de acordo com o Miguel K. Cada caso é um caso. Tem que definir muito bem as suas prioridades e só depois optar por aquele que melhor pode vir a servir as suas necessidades.

Pelo que dá a entender, penso que para uma empresa de construção civil o tipo de programa mais aconselhado e que me parece bastante bom na sua relação qualidade/tempo é o Planit Fusion, um programa vocacionado para interiores. Consegue-se obter resultado bastante satisfatórios para apresentação a um cliente de uma proposta em hora e meia / duas horas, para alem de outras vantagens como orçamentação, por exemplo o representante em portugal trabalha directamente com os fornecedores, a cada produto novo que seja lançado para o mercado é feita uma actualização da base de dados. (Silstone/Granitos/Ceramicos/Madiras e derivados, todo o tipo de mateiriais de construção; que uma empresa venda ou represente)
Obviamente que tudo isto se paga. Licenças por computador, manutenção e actualizações.
Tambem trabalha com blocos, imagine que trabalha com "esta ou aquela" marca de ceramicos, seleciona o catalogo procura a referência e insere o objecto.

É relativamente facil de aprender, uma semana de formação serve perfeiramente para começar a trabalhar no programa.

Se quiser obter mais informações contacte o representante em Portugal
PPS - Produtos Periféricos e Sistemas, Lda Te. 225074300

Imagem colocada

Imagem colocada

Mais informação

http://www.planitsoftware.com/
http://www.planitmanufacturing.com/



Link to comment
Share on other sites

é, isto é sempre uma pergunta que surge quando se tenta seguir este tipo de trabalho. contudo acho que deve ser uma questão de adaptação, aprendizagem, etc, ao proprio soft que procura. tal como o meu miguel refere em cima. faz alguns teste com ambos os softs e tira as tuas proprias conclusões amigo. vais ver que vais ter varias surpresas com cada um dos softs. abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Ainda neste tipo de serviço tem-se de distinguir a necessidade do software, em caso de apresentação profissional como ilustrações para anúncios e pontos de venda é necessário um software mais realista, e as vezes a contratação de um especialista um exemplo é o uso do 3D Max e V-Ray combinados, por outra ponta se tua necessidade é tão somente demonstrar a um cliente partes de um projeto um simples Skethup pode ser suficiente. Investir milhares de dolares em softwares que não utilizará é um meio rápido de torrar dinheiro, por isso costumo repassar a ilustração a uma colega que só faz isso.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.