Empresa constrói condomínio alimentado a energia solar
É um investimento inédito no país. Daqui por três meses arrancam as obras de um condomínio, em Portimão, que vai ser totalmente mantido a energia solar.
O prédio - com duzentas habitações - vai ser construído em Portimão e vai utilizar uma nova tecnologia que permite a produção de duzentos megawatts por ano.
Um dos sócios da empresa responsável pela obra - José Manuel Pereira - garante que a energia produzida vai ser suficiente para a manutenção de praticamente todo o edifício.
«Os nossos técnicos calcularam por baixo uma produção de 200 megawatts por ano. Isso vai alimentar todas as áreas comuns - iluminação, elevadores, piscinas - e ainda os ares condicionados das 200 fracções e as ventilações das cozinhas e casas de banho», explica José Manuel Pereira.
Os preços destes apartamentos alimentados por energia solar serão idênticos aos dos outros condomínios do mercado.
José Manuel Pereira explica que o sistema usado nos edifícios que vão ser construídos no Algarve é distinto dos tradicionais painéis solares.
«Até agora os painéis foto voltaicos eram parecidos com os painéis de aquecimento de água, que são opacos.
A tecnologia thin film [usada neste condomínio] é construída com vidro, sendo o silício - que é o material que produz energia eléctrica - colocado entre duas placas de vidro», explica.
A construção deste condomínio vai começar em Outubro, na Praia da Rocha, no Algarve. As casas vão começar a ser habitadas em 2009.
In: http://www.tsf.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF182438
É sempre bem vinda a inovação...