Jump to content
Arquitectura.pt


serpin

Membros
  • Posts

    6
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by serpin

  1. Boa tarde, Estou interesado em fazer um curso ou formação com o objectivo de realizar Avaliações Imobiliárias para bancos ou particulares que querem pedir credito para compra de imóveis. Mas numa primeira pesquisa encontrei diversos cursos, mesmo pós-graduações, com diversos preços e tempo de formação, pelo que fiquei um pouco baralhado. Só queria saber qual o tipo de formação que nos dá acesso a fazer esse tipo de avaliações bancárias e já agora, como entrar nesse mercado de trabalho? Obrigado
  2. ok, informação sobre rampas para pessoas encontra-se facilmente. Já tinha consultado o novo decreto lei 163/2006. Mas para veiculos estava com algumas dificuldades em encontrar informação, apenas encontrei algo na CM de Lisboa que diz inclinação máxima de 18%. O 163/2006 deveria dizer alguma coisa sobre veículos?
  3. Olá Estou a projectar uma moradia e tenho dúvidas em relação à inclinação da rampa de acesso ao estacionamento subterrâneo. Estava a considerar 19%, mas não sei se é aceitável. Também tenho algumas dúvidas sobre as dimensões do trajecto para fazer um angulo de 90º (este já num troço plano). Alguém sabe se existe um regulamento sobre o assunto?
  4. Obrigado por responderes tão completa e rapidamente! De tudo o que dizes, só não compreendi muito bem a parte da reunião com o técnico: devo levar para a primeira reunião o Estudo Prévio aprovado pelo cliente, apenas um estudo incompleto, ou nada? E na segunda reunião levar então o Estudo Prévio completo e aprovado pelo cliente? De momento estou com algumas dificuldades em ligar à internet, pelo que não estranhem se demorar mais do que 1 ou 2 dias a responder... Obrigado
  5. Um amigo propôs-me fazer um projecto de licenciamento para uma moradia integrada num loteamento do Concelho de Cascais. Se tudo correr bem, como espero, será das encomendas que já me têm sido feitas, a primeira que vai mesmo para a frente! Como até hoje todas as minhas experiências profissionais foram em colaboração com ateliers, há uma série de procedimentos normais nestes casos que sempre me passaram um pouco ao lado, pelo que agora tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer: 1 - Honorários: quais as melhores "tácticas" para elaborar e apresentar os honorários? Devo incluir os projectos de especialidades, taxas a pagar à Câmara, outros? É normal fazer um contrato? 2 – Legislação: o que devo consultar antes de fazer qualquer risco no papel? PDM, regulamento do loteamento, REGEU, acessibilidades, incêndios, outros? Devo marcar uma reunião com a Câmara para saber tudo antes de começar a projectar? 3 – Especialidades: Quais são exigidas num projecto de licenciamento de uma moradia? 4 – Para além das peças desenhadas, que outros elementos devo ter em conta na entrega do licenciamento? Memória Descritiva, calendarização, declaração de responsabilidade, documento da Ordem, outros? Devo assinar todos os elementos a entregar? De momento parece-me que é tudo, mas se houver algum outro conselho que vos pareça pertinente, agradeço que partilhem. Não é que desconheça por completo estas questões, mas é daquelas coisas que não se aprendem nas faculdades, apenas quando são necessárias na prática profissional, pelo que não me sinto completamente seguro. Seria interessante ir sistematizando e compilando este tipo de procedimentos para que no futuro outras pessoas tivessem acesso a essa informação. Desde já obrigado e até breve…
  6. Um amigo propôs-me fazer um projecto de licenciamento para uma moradia integrada num loteamento do Concelho de Cascais. Se tudo correr bem, como espero, será das encomendas que já me têm sido feitas, a primeira que vai mesmo para a frente! Como até hoje todas as minhas experiências profissionais foram em colaboração com ateliers, há uma série de procedimentos normais nestes casos que sempre me passaram um pouco ao lado, pelo que agora tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer: 1 - Honorários: quais as melhores "tácticas" para elaborar e apresentar os honorários? Devo incluir os projectos de especialidades, taxas a pagar à Câmara, outros? É normal fazer um contrato? 2 – Legislação: o que devo consultar antes de fazer qualquer risco no papel? PDM, regulamento do loteamento, REGEU, acessibilidades, incêndios, outros? Devo marcar uma reunião com a Câmara para saber tudo antes de começar a projectar? 3 – Especialidades: Quais são exigidas num projecto de licenciamento de uma moradia? 4 – Para além das peças desenhadas, que outros elementos devo ter em conta na entrega do licenciamento? Memória Descritiva, calendarização, declaração de responsabilidade, documento da Ordem, outros? Devo assinar todos os elementos a entregar? De momento parece-me que é tudo, mas se houver algum outro conselho que vos pareça pertinente, agradeço que partilhem. Não é que desconheça por completo estas questões, mas é daquelas coisas que não se aprendem nas faculdades, apenas quando são necessárias na prática profissional, pelo que não me sinto completamente seguro. Seria interessante ir sistematizando e compilando este tipo de procedimentos para que no futuro outras pessoas tivessem acesso a essa informação. Desde já obrigado e até breve…
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.