Jump to content

learning_bird

Membros
  • Posts

    5
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by learning_bird

  1. Certo, certo é que já vi por aí caravanas com as dimensões de um contentor de 40 pés, ou seja, 12 metros de comprimento... ou se calhar ainda maiores.
  2. Pois, todo este terreno é virgem. Temos de manter esta discussão viva, para trocarmos informação. Por exemplo,alguém aqui no fórum já tentou estacionar uma caravana num terreno e tentou pedir água e electricidade? O que é que a EDP e os serviços camarários disseram?
  3. Põe-lhe um eixo e 2 rodas!:D
  4. Esta minha intervenção advém da observação do exemplo inglês em que há uma diferenciação clara entre habitação móvel ( rebocada ou transportada por camião ) e imóvel. No primeiro caso, a legislação britânica é razoávelmente benévola ( o que não sucede nas construções fixas onde a lei e licenciamentos são extensivos e draconianos ) e flexível na utilização de terrenos sem licença de construção. Um dos casos mais curiosos a este propósito é o do projecto m-house ( www.m-house.org ), da autoria do arquitecto Tim Pyne ( com obra feita, por exemplo no Millenium Dome; ver site pessoal www.timpyne.com ) desenhado de raiz para ser transportável e "driblar" a legislação de construções fixas, como ele próprio reconhece e aconselha em www.m-house.org/law.php .
  5. Primeiro "post" pelo que, cumprimentos a todos. Também tenho seguido com curiosidade e interesse este fenómeno da reconversão de contentores para usos mais convencionais de habitação e outros, muito para além dos seus usos tradicionais como anexos de escritórios e fábricas, portarias e alojamento de operários. A questão que me leva a intervir e a pedir a vossa ajuda é o enquadramento legal da sua utilização. Isto é, são necessárias licenças de construção e habitabilidade ou não, só poderiam ser usadas em terrenos com licença de construção para habitação ( ou industrial, mesmo ) ou se me der na gana de "espetar" com 3 ou 4 contentores num terreno agrícola, posso fazer-lo sem que a Câmara local ou o Ministério do Ambiente me chateiem? Como isto é terreno um pouco virgem, alguem faz ideia? Eu pelo menos tenho muitas dúvidas que as fábricas, armazéns, stands e escritórios que os usam, pelo menos como pequenos anexos, sequer pensem em pedir licenças para esses contentores. Já agora, um fenómeno algo paralelo em termos de habitação alternativa são os "trailers" ou "mobile homes" que podem ser rebocados em estrada ou transportados por camião. As dimensões são, por vezes, semelhantes às dos contentores de 40 pés ou ainda maiores. No Reino Unido e Alemanha aquilo é um fenómeno, com imensos parques preparados para eles. Como isto cai um pouco na categoria de caravanismo, em Portugal posso legalmente "estacionar" ad aeternum uma caravana num qualquer terreno meu, sem necessitar de licenças? E 2 ou 3? Desculpem lá se abusei da vossa paciência ou se acaharam as perguntas um pouco tontas... Cumprimentos
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.