JVS Posted July 29, 2009 Report Posted July 29, 2009 Concurso para novo Hospital Gaia-Espinho lançado até final do mandato 23 | 07 | 2009 13.16H O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, revelou hoje em Gaia que o concurso para a construção do novo Centro Hospitalar de Gaia-Espinho poderá ser lançado ainda neste mandato. Destak/Lusa | destak@destak.pt "Estou convicto de que ainda o possamos lançar neste mandato", afirmou Manuel Pizarro, na assinatura do contrato de financiamento do novo Centro de Reabilitação do Norte, que começará a ser construído dentro de quatro meses no antigo Sanatório de Valadares. O governante referiu que a construção do novo Hospital de Gaia-Espinho deverá começar "até ao final de 2010" e terminar em 2013. Manuel Pizarro considerou a cerimónia de hoje "um passo absolutamente decisivo para a construção do Centro de Reabilitação do Norte", num edifício doado ao Estado em 1978 pela Associação do Sanatório Marítimo do Norte, mas que durante décadas não teve a utilização adequada. O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, salientou que o edifício "foi entregue de uma forma indevida a um sindicato" (dos enfermeiros), pelo que o contrato hoje assinado "é um hino à defesa e à salvaguarda do património". A par dos centros de Alcoitão, Tocha e S. Brás de Alportel, a construção do Centro de Reabilitação do Norte (CRN) está prevista desde 1992, mas a sua localização só ficou definida há cerca de dois anos. O projecto de arquitectura, hoje apresentado, prevê a recuperação e reconversão do edifício da antiga unidade de tratamento da tuberculose, mantendo a traça original, e a construção nas traseiras de novos edifícios de altura reduzida, para não prejudicar o enquadramento paisagístico. A construção do CRN tem um prazo de execução de 24 meses, pelo que deverá estar concluído no final de 2011, num investimento elegível de 34 milhões de euros, co-financiado em 70 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). O espaço será dotado de 100 camas, para cerca de 600 internamentos por ano, jardins terapêuticos e espaços de investigação e formação, nomeadamente auditório e biblioteca. Também hoje, Manuel Pizarro assistiu no Porto à assinatura do contrato de financiamento do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), obra com investimento elegível de 41,2 milhões de euros, co-financiado em cerca de 53 por cento pelo Feder. O projecto inclui a construção de raiz, até Fevereiro de 2011, de um edifício junto à Maternidade Júlio Dinis, a remodelação do actual edifício da maternidade, até Fevereiro de 2012, e a construção de um parque de estacionamento, até Julho de 2012. Os pavilhões onde funciona a consulta externa da maternidade serão demolidos e o Hospital Maria Pia será encerrado, sendo o respectivo pessoal transferido para as novas instalações. O CMIN vai funcionar em três localizações próximas: a Maternidade Júlio Dinis, o Hospital de Santo António, responsável pelos diversos serviços de pediatria, e o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, em edificação nos terrenos do antigo CICAP/Reitoria. in http://www.destak.pt/artigos.php?art=36452 Quote
Rodriguex Posted October 14, 2010 Report Posted October 14, 2010 Alguem sabe quem é o projectista(s) e se existem imagens do mesmo?!! Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.