Jump to content

Recommended Posts

Posted

Região

Inauguradas as obras de requalificação na Praia da Areia Branca com a presença do Presidente da CCDR-LVT: Primeira fase está concluída

Última alteração dia
2009-07-24 às 00:00:00

“Se não fossem os fundos comunitários, nós não estávamos hoje aqui”, sublinhou o presidente José Manuel Custódio após a inauguração simbólica das obras de Requalificação Urbana da Frente de Mar da Praia da Areia Branca e da Foz do Rio Grande, que decorreu no passado dia 20 de Junho.

Contando com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fonseca Ferreira, uma vez que este projecto, orçado em três milhões de euros, foi financiado em 70 por cento pela União Europeia, o autarca elogiou o responsável do organismo regional do Ministério do Ambiente por todo o apoio prestado neste processo.

Os elogios estenderam-se também à empresa responsável pela concepção e construção, as Construções Pragosa, com sede em Porto de Mós, que venceu o concurso público lançado pela edilidade.

Adjudicado por 3,097 milhões de euros, as obras atingiram um custo de 3,450 milhões. “Foi fácil e bom porque trata-se de uma empresa credível, assim como os nossos técnicos que acompanharam a obra”, frisou o autarca. Destacou, também o projecto de iluminação pública, através do sistema sextante, que permite que seja iluminada não só a zona pedonal, como a própria praia.

Concebido pelo arquitecto Sousa Lopes, do projecto que agora compreendeu o espaço a desde a Pousada da Juventude da Areia Branca até à Foz do Rio Grande (passando pelo Alto Maria das Neves, parque de estacionamento semi-coberto, estabelecimentos comerciais e área envolvente ao parque de estacionamento junto ao parque de campismo) terá agora continuação, através da segunda fase, cujos trabalhos de arquitectura estão a decorrer.

Depois de concluída a primeira fase está já a trabalhar na segunda, desta vez abrangendo o espaço envolvente ao Edifício “A Torre”, a demolição do mercado e dos espaços adjacentes, que serão reconvertidos, bem como a zona envolvente. Tal resultará na construção de um novo mercado e de algumas lojas novas.

Para José Manuel Custódio, não restam dúvidas que o dinheiro investido neste projecto foi frutuoso, pois foi feito “num sítio que traz muita gente de fora do nosso concelho, num espaço requalificado que vai ter continuidade”.

Para o efeito, está projectada construção de uma ciclovia, que fará a ligação da Praia da Areia Branca à Lourinhã, através do atravessamento do Rio Grande, através da zona do Poço Novo.

Simultaneamente, será construído um percurso pedonal, através de um projecto que está em curso com os dois municípios vizinhos, Torres Vedras e Peniche, que fará a ligação da Praia de Santa Cruz à península penichense. A ligação desde a Praia do Areal Sul à Praia da Areia Branca será feita através de um caminho em madeira, sobre a crista da duna, subindo ao Labrusque.

Autarquia alerta que vandalismo ameaça qualidade das obras municipais

Os actos de vandalismo foram condenados pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã nesta cerimónia de inauguração, tendo denunciado que foi apanhada uma pessoa que, recorrendo a uma carrinha numa noite, por volta das 22h30, furtou muitos dos seixos que embelezavam o local.

Houve quem se apercebesse da situação e tomou nota da matrícula da viatura do infractor, tendo a informação sido comunicada ao município. José Manuel Custódio afirmou que vai accionar os mecanismos legais, de forma a acautelar os interesses da autarquia. “É importante fazer obras mas, mais do isso, é importante que sejam estimadas por todos, até porque ela é feita com dinheiro que é de todos nós. Esta obra deve ser tratada como se fosse a nossa própria casa, pois, não tendo dono, é de todos”, exortou o autarca, acrescentando que, entre as obrigações, há o dever de “recriminar de quem o utilize incorrectamente, porque há ainda alguma tolerância com pessoas que utilizam estes espaços menos bem”.

Esta cerimónia, que contou com a actuação da Orquestra Selecção, da Atalaia, ficou assinalada com a ausência dos três vereadores sociais democratas da oposição, tendo o órgão executivo socialista estado completo. Da parte da Assembleia Municipal, com a ausência da presidente Ana Jorge por motivos de agenda, a representação pertenceu ao primeiro secretário António Alberto Santos, tendo ainda marcado presença alguns deputados socialistas e sociais democratas, entre os quais Carlos Segadães, candidato do PSD à Câmara Municipal e líder da estrutura concelhia do partido.

Um bom exemplo para o estado

“Parabéns!”. Foi esta a primeira palavra proferida por Fonseca Ferreira nesta cerimónia, tendo elogiado a determinação e o esforço desenvolvido, em particular, pelo presidente José Manuel Custódio. “É daqueles autarcas que nunca desiste e quando recebe dinheiro para uma obra já está a pedir para a seguinte”, sublinhou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Tendo acompanhado todo o processo que permitiu a reabilitação da Praia da Areia Branca, considera “magnífico” o resultado obtido. “Foi difícil a sua concretização porque neste país não é fácil concertar muita gente de várias entidades oficiais e conseguir um acordo”, destacou Fonseca Ferreira.

E lançou o apelo para que os utilizadores tratem bem estes novos equipamentos públicos.

in http://www.alvorada.pt/noticia.php?id=3515

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.