Jump to content

Recommended Posts

Posted
Matosinhos: Guilherme Pinto estima que Casa da Arquitectura será uma realidade dentro de três anos
25 Junho 2009

Porto, 25 Jun (Lusa) - O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, disse hoje à agência Lusa que a inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza "é um primeiro passo para a futura Casa da Arquitectura", que espera ver concluída dentro de três anos.

Guilherme Pinto falava antes da cerimónia de inauguração deste novo equipamento, hoje realizada sob a presidência do ministro da Cultura e com a presença do arquitecto Álvaro Siza.

Este equipamento situa-se na Rua Roberto Ivens, 582, em Matosinhos, na que foi, em tempos, a casa da família de Álvaro Siza e que a partir de agora aloja o Centro de Documentação do arquitecto, para onde será transferido todo o seu espólio.

in http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1273917

Centro de Documentação Álvaro Siza

O dia em que o Rei faz anos

Obra inaugurada na presença do arquitecto e no seu aniversário. Imóvel acolhe a sede provisória da Casa da Arquitectura.

No dia em que completou 76 anos, Álvaro Siza Vieira regressou a casa. À casa onde viveu parte da sua vida, com a sua família, e que foi transformada em Centro de Documentação.

“É um momento muito emotivo para mim. Esta casa, onde passei tão bons momentos com a minha família, estaria provavelmente condenada a ser demolida”, disse o arquitecto, na passada quinta-feira.

O edifício, situado na Rua Roberto Ivens, em Matosinhos, ocupa cerca de 84 metros quadrados. No pátio, nas traseiras, existe um pavilhão, projectado pelo próprio Siza Vieira, com nove metros quadrados.

A casa tem três pisos e foi mandada construir, em meados do século XIX, por José Gonçalves de Lima Camacho, um português que enriqueceu no Brasil, bisavô materno do arquitecto.

O imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos, pelo valor de 275 mil euros. As obras de recuperação e de adaptação foram supervisionadas pelo próprio Siza Vieira, com a colaboração do arquitecto Carlos Castanheira.

“Esta iniciativa da Câmara de Matosinhos encheu-me de satisfação. Há um misto em mim de nostalgia e de alegria”, confessou o arquitecto.

Para o Centro de Documentação Álvaro Siza será agora transferido todo o espólio do arquitecto, desde centenas de esquissos, maquetas e outros documentos.

Por sua vez, o presidente da autarquia sublinhou que esta obra “é o embrião da Casa da Arquitectura”. “É uma casa. Não é um museu. Como disse o arquitecto Alexandre Alves Costa, o verdadeiro museu da arquitectura é o território”, disse Guilherme Pinto.

Presente esteve também o Ministro da Cultura. António Pinto Ribeiro anunciou que o Governo decidiu atribuir a Siza Vieira a Medalha de Mérito Cultural: “Sem memória não há identidade”.

O governante elogiou ainda o “sentido de oportunidade” de realizar “algo em benefício das populações”, a “capacidade de trabalhar em rede” para “devolver este espaço a Matosinhos, ao país, a todo o mundo”.

Casa da Arquitectura

O Centro de Documentação Álvaro Siza acolherá provisoriamente a sede da futura Casa da Arquitectura. Recorde-se que o projecto é da autoria do próprio Siza Vieira. Com três pisos, o edifício terá sala multimédia, sala de reuniões, arquivo, área técnica, depósito do arquivo, instalações sanitárias, recepção, sala de exposição, cozinha, dois gabinetes, biblioteca e secretariado.

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos acredita que, dentro de dois anos, será lançada a primeira pedra da obra.

Na quinta-feira, foram assinados os protocolos de cedência do espólio com os seguintes arquitectos: Adalberto Dias, Agostinho Rica, Alcino Soutinho, Álvaro Siza, António Menéres, Eduardo Souto Moura, Gonçalo Birne, João Álvaro Rocha, Jorge Gigante, José Gigante, José Pulido Valente, Manuel Mateus, Francisco Mateus, Nuno Mateus, José Mateus, Paulo Mendes Rocha e, no futuro, a família de Fernando Távora, já falecido.

Foram ainda assinados protocolos de cooperação com a Ordem dos Arquitectos, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Universidade Lusíada.

A Casa da Arquitectura é uma associação cultural sem fins criativos, que integra várias instituições como a CMM, APDL, Galp, Unicer, Fundação de Serralves, AEP, entre outras.


Por: Dulce Salvador

in http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=421&id=21786&idSeccao=3242&Action=noticia


Centro Álvaro Siza abriu as portas

José Pinto Ribeiro, ministro da Cultura, presidiu à inauguração do Centro de Documentação Álvaro Siza Vieira, situado na casa onde o arquitecto de Matosinhos viveu durante vários anos, na Rua Roberto Ivens. Nesse imóvel podem ser apreciadas muitos dos projectos e obras de Siza Vieira e, no futuro, estarão também patentes projectos de outros arquitectos como Fernando Távora.

Mais de dezena e meia de arquitectos estiveram presentes à inauguração, procedendo à assinatura de protocolos com a Câmara de Matosinhos, comprometendo-se em doar os acervos das suas obras à futura Casa da Arquitectura, que deverá surgir junto à estação de Metro do Senhor de Matosinhos, um projecto da responsabilidade de Siza Vieira.

Gonçalo Byrne, falando em nome dos arquitectos, afirmou que o acto fundador da Casa da Arquitectura não podia ter-se realizado em melhor local, ou seja na casa onde viveu Siza Vieira, representando esse facto "um bom augúrio" para a concretização do projecto.

Para José Pinto Ribeiro a inauguração do Centro de Documentação "merece ser elogiado pelo sentido de oportunidade", sendo uma consequência do poder político autárquico", demonstrando um sentido de oportunidade bem-vindo, porque evitou que este prédio fosse demolido". A casa passa a simbolizar "a excelência da arquitectura contemporânea", sendo de louvar a aquisição da municipalidade, pois trata-se da "conjugação de vontades em devolver este espaço a toda a população e a todos os que se interessam pela arquitectura".

Pinto Ribeiro realçou que o Centro de Documentação e a futura Casa da Arquitectura terão "um papel primordial" na preservação da memória da Arquitectura no nosso país, salientando que "sem memória não é possível ter uma identidade".

Virando-se para o arquitecto, que festejava o seu 76º aniversário, o ministro da Cultura definiu-o como "um génio que cria com paixão e deixa a sua marca de beleza no mundo", recordando algumas das obras de Siza Vieira, de entre as quais a da Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina de Marés, anunciando que o governo decidiu homenagear Álvaro siza Vieira atribuindo-lhe em breve a Medalha de Mérito Cultural.

Álvaro Siza Vieira, comovido, recordou que foi na casa da Rua Roberto Ivens que passou grande parte da sua infância e juventude, realçando que sentia um misto de "emoção, nostalgia e alegria" devido ao facto de ver preservada a casa onde passou "tão bons momentos familiares", com os seus pais e irmãos.

Relativamente à Casa da Arquitectura, prometeu desenhar o projecto "o mais rapidamente possível", reconhecendo, no entanto, que tem a "fama de ser lento em projectar obras, da qual não irei já livrar-me".

O presidente da Câmara garantiu que o lançamento da primeira pedra da Casa da Arquitectura acontecerá daqui a dois anos, esperando utilizar os fundos do QREN, e aproveitou a presença do ministro para desafiar o governo para apoiar a autarquia na construção do imóvel.

Não é nova a pretensão da criação do Centro de Documentação Siza Vieira. Recorde-se que há mais de dez anos, num mandato de Narciso Miranda, o executivo aprovou por proposta do antigo vereador da Cultura Dias da Fonseca a criação desse centro.

A Casa da Arquitectura, a ser construída num terreno cedido pela APDL, está orçada em um milhão de euros e terá uma área de 11 mil metros quadrados, incluindo biblioteca, sala de conferências, gabinetes de estudo e manutenção de espólio, área expositiva, arquivo, auditório, cafetaria e parque de estacionamento.

A Associação Casa da Arquitectura é a entidade responsável pela gestão do Centro de Documentação Álvaro Siza e da Fundação Casa da Arquitectura e, de entre as várias competências, terá que captar novos parceiros, promover e divulgar o espólio, organizar actividades lúdicas, culturais, turísticas e sociais.

JMC

in http://www.imprensaregional.com.pt/jornal_de_matosinhos/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIyNTg1IjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7Tjt9

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.