Jump to content

Recommended Posts

Posted

Provavelmente ja esclareceu a sua duvida, mas fica a minha interpretação desta "ferramenta". A forma mais simples de explicar uma HDRI: "contem" diversos niveis de iluminação. Imagine uma fotografia com varios layers em que cada um representa uma "intensidade". Logo, quando usa uma HDRI, esta apresenta a iluminação por defeito do mapa, podendo aumentar o valor ou diminuir. É controlavel atraves de uma slot de "textura" ou pelo(s) proprio(s) motor(s) de render que usa. De lembrar tambem que uma HDRI funciona em qualquer posição, no entanto esta deve corresponder(salvo raras excepções) á posição do Sol. Espero ter ajudado!

Posted

Bom dia. Por acaso ainda não tinha resolvido esta duvida. O motor de render que uso é o Vray. Como só agora me decidi experimentar o HDRi em detrimento de uma montagem no photoshop, deparei-me com esta situação. quando introduzo um mapa, a luminosidade aparece muito escura. Hoje vou ver/experimentar o controle de luz no mapa que introduzi, atraves da slot onde ela esta aplicada. Obrigado pela explicação :D

Posted

Como só agora me decidi experimentar o HDRi em detrimento de uma montagem no photoshop, deparei-me com esta situação. quando introduzo um mapa, a luminosidade aparece muito escura.

Bom dia.
Em Vray a HDRI não deveria funcionar para "background" mas sim como uma "solução de iluminação global".Pode servir como iluminação principal e reflexos, como pode ser usada só como reflexos, ou como atributos mais complexos.
Isto é, a HDRI é uma fonte de iluminação que deve ser utilizada como o Sol, por exemplo.

Parece-me que está a utiliza-la somente como "bg" e se é essa a ideia, mas o "bg" continua muito escuro( com um valor absoluto 1), provavelmente o problema está na camera que usa na cena ou na propria HDRI que é de escura.

Espero ter esclarecido mais um pouco!