dj_cc Posted May 10, 2009 Report Posted May 10, 2009 boa tarde, não sei se estou no forum correcto para expor este pequeno pedido de ajuda relacionadado com topografia. estou interessado na aquisição de um sitema de gps para efectuar levantamentos topográficos e tudo o relacionado com topografia e gostaria de saber opiniões de possiveis entendidos por este forum acerca de uma boa compra para o efeito tendo sem pre em conta a boa relação qualidade/preço, e que seja o mais fiavel possivel. agradeço desde ja a quem me possa dar umas luzes e ao mesmo tempo peço desculpa se por acaso estou no sitio errado a tentar ajuda. obrigado. cumpz Quote
Narayan Posted May 11, 2009 Report Posted May 11, 2009 Bom dia, por acaso tenho formação em topografia, e antes de mais, tem alguma formação em topografia ou algo relacionado com o ramo? Quote
dj_cc Posted May 11, 2009 Author Report Posted May 11, 2009 Bom dia Narayan, tive aulas de topografia mas foi muito superficial, por issso, digamos que experiência directa no ramo é muito pouca. directamente, estou na área da engenharia e arquitectura. cumpz Quote
Narayan Posted May 11, 2009 Report Posted May 11, 2009 Alem da arquitectura, custumo fazer levantamentos topograficos, e ocasionalmente faço uso de gps. Agora o uso do gps. Depende do uso que se pretende dar (perceba-se areas a levantar). cumps Quote
dj_cc Posted May 11, 2009 Author Report Posted May 11, 2009 q aparelho então recomendariam para levantamentos topograficos, fiaveis? e outro apenas para áreas? tem alguma recomendação? cumpz Quote
Narayan Posted May 11, 2009 Report Posted May 11, 2009 Na generalidade, os aparelhos à venda no mercado são fiáveis, sendo que uma correcta utilização do material prolonga a vida do aparelho - Estação Total ou GPS. Só para corrigi-lo, de referir que com ambos os aparelhos você poderá medir áreas. A diferença é que enquanto que com uma Estação Total, você terá que fazer uma ligação à rede "manual", com o GPS o mesmo já não se passa, sendo que este utiliza uma rede de satelites global, cuja a precisao metrcia, ira depender da quantidade de satelites que estiverem correctamente captados pelo GPS em si. Se você for do tipo de tecnico,que apenas faz levantamentos topograficos de pequenas areas, então uma Estação Total serve perfeitamente. Se for do tipo que faz levantamentos de herdades, então o GPS será o mais recomendavel. Mas esta é apenas a minha opinião de Arquitecto/Topografo. Quote
dj_cc Posted May 11, 2009 Author Report Posted May 11, 2009 sim, isso eu sei como funciona apenas gostava de saber marcas e modelos de equipamentos que recomendariam para um melhor uso Aqº. fiz-me entender mal. talvez. obrigado. cumpz Quote
Narayan Posted May 11, 2009 Report Posted May 11, 2009 Eu pessoalmente recomendo Topcon - Estações Totais ou então Leica - Estações totais ou GPS. Sendo que a Leica tem melhores lentes. Os preços podem variar desde 3000,00 € Euros ate 20.000,00 € no caso das Estações Totais Nos GPS vão desde os 25.000,00 € até 50.000,00 €. Isto são os preços que estive a ver com colegas meus, pois tambem houve uma altura que estive interessado em adquirir um equipamento para uso pessoal, mas a quantidade de trabalhos anual que tenho, ainda não me é viavel em concretizar a compra, de forma a ter a curto prazo o retorno do investimento. Quote
Narayan Posted May 11, 2009 Report Posted May 11, 2009 Esqueci-me...espero te-lo elucidado de alguma forma. Cumps Quote
dj_cc Posted May 11, 2009 Author Report Posted May 11, 2009 Carissimo "Narayan", agradeço desde já a sua opinião em relação ao que acha serem a melhor aquisição, assi dessa forma estou um pouco elucidado em relação a qual seria uma boa compra. realmente ja me tinham falado da leica e da trimble mas não dessa Topcon. tenho um disto da leica e realmente nunca me deixou ficar mal embora tambem esteja a pensar trocar pelo d8 ou a8. vou tentar recolher preços dos respectivos equipamentos e depois digo algum acoisa por aqui. obrigado pela ajuda. cumpz Quote
Recommended Posts