JVS Posted April 12, 2009 Report Posted April 12, 2009 CONCURSO PÚBLICO DE IDEIAS PARA REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ARRAIOLOS 13-07-08 O Concurso desenvolve-se em duas fases e tem por objectivo a selecção das cinco melhores propostas com vista à escolha das equipas técnicas que serão posteriormente convidadas a apresentar um estudo mais desenvolvido. Pretende-se que as propostas abarquem 2 níveis distintos : 1) Intramuralhas A - prioritária de viabilizar o cerramento do recinto muralhado; B - criar condições de acolhimento a visitantes (cafetaria / I.S. Pública); C - criação de área ocupada por animais – ovelhas – para acolher um programa denominado “Ciclo da ovelha ao tapete”, em interacção com o futuro museu do tapete. 2) interligações entre o Castelo e o resto do aglomerado A - promover a implantação de novos equipamentos culturais Centro Interpretativo do tapete; Casa Dórdio Gomes; Núcleo de Arte Sacra. B – promover ligação física à colina do Castelo inserindo-se numa rede de percursos que deverão ser objecto de propostas específicas. C – equacionar estacionamento. in http://www.oamadeira.com/noticias/ordem/concurso-publico-de-ideias-para-requalificacao-do-castelo-de-arraiolos As imagens foram retiradas daqui. Quote
Paulo Dias Posted April 13, 2009 Report Posted April 13, 2009 De todas, penso que o 4º lugar é a melhor proposta, a intenção de criar ou recuperar o caminho de ronda parece-me bastante interessante, mesmo o material escolhido parece-me bastante bem. Até mesmo porque me parece ser a única proposta que responde ao local e que se adequa. Não colocando em causa a imagem que o castelo nos transmite. Não direi que sou contra novos métodos intervenção vanguardistas, e que se deve copiar o que já existe, não, não é isso, mas sim penso que se deverá responder ao local, pois marcar a diferença só porque é diferente, não trás qualquer vantagem ou valor. Quanto ao concurso a ideia de “Ciclo da ovelha ao tapete”, parece-me ideia de politico. Quote
Recommended Posts