JVS Posted April 11, 2009 Report Posted April 11, 2009 CML aprova reconversão de quarteirão em hotel A Câmara de Lisboa aprovou o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão da pastelaria Suíça, no Rossio, num hotel de cinco estrelas. No entanto, o movimento Cidadãos por Lisboa votou contra aquele projecto, porque prevê o acesso a estacionamento pelo Rossio e pela Praça da Figueira, assim como a locais para tomada e largada de passageiros. Helena Roseta criticou ainda que a transformação do quarteirão em hotel não leve em conta a preservação da antiga manteigaria União. O vereador Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente. in http://www.opcaoturismo.com/noticia.php?id=14222Aprovada transformação quarteirão da pastelaria Suiça em hotel A Câmara de Lisboa aprovou o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão da pastelaria Suiça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas. O presidente da Câmara, António Costa (PS), considerou que o projecto irá dar um "grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade". O quarteirão encontrava-se "há muito abandonado", sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu. O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), acrescentou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. O movimento Cidadãos por Lisboa votou contra o projecto, porque prevê o acesso a estacionamento pelo Rossio e pela Praça da Figueira, bem como locais para tomada a largada de passageiros, em ambos os locais, justicou a vereadora Helena Roseta. O vereador comunista Ruben de Carvalho considera que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente e questionou apenas a inexistência de uma "saída de serviço" da unidade hoteleira. Diário Digital / Lusa in http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=115132Lisboa: quarteirão da Pastelaria Suíça transformado em hotel Zona estava abandonada a nível dos pisos superiores A Câmara de Lisboa aprovou quarta-feira o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão da pastelaria Suíça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas. O presidente da Câmara, António Costa (PS), considerou, citado pela Lusa, que o projecto irá dar um «grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade». O quarteirão encontrava-se «há muito abandonado», sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu. O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), acrescentou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. O vereador comunista Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente. O hotel terá duas frentes, uma para Rossio e outra para a Praça da Figueira. in http://diario.iol.pt/economia/portugal-lisboa-rossio-pastelaria-suica-hotel/1055822-4058.html Quote
JVS Posted July 10, 2011 Author Report Posted July 10, 2011 Quarteirão da pastelaria Suíça no Rossio vai ser transformado em hotel de cinco estrelas 10.04.2009 Helena Roseta votou contra o projecto do hotel, justificando que não leva em conta a preservação do valor patrimonial de alguns estabelecimentos A Câmara de Lisboa aprovou, anteontem à noite, na reunião do executivo camarário, o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão onde se insere a pastelaria Suíça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas. Para o presidente da autarquia, o socialista António Costa, a unidade hoteleira irá dar um "grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade". O quarteirão encontrava-se "há muito abandonado", sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu Costa. O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, acrescentou o vereador Manuel Salgado, que observou que este é "um excelente projecto", que "mantém as abóbodas do piso térreo e repõe a cobertura original". O movimento Cidadãos por Lisboa votou contra ele, por causa dos problemas de acesso ao estacionamento e de largada e tomada de passageiros no Rossio e na Praça da Figueira. A vereadora Helena Roseta lançou também outras críticas à transformação do quarteirão em hotel: "Não leva em conta a preservação da antiga manteigaria União", "jóia" de valor patrimonial, acrescentou. Já o vereador comunista Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente. Estratégia contestada Mais polémica foi a aprovação da carta estratégica de Lisboa, que deverá ser submetida à aprovação no início do próximo mandato, disse Costa. O autarca assumiu que a discussão daquele documento estratégico para a cidade entre 2010 e 2024 irá coincidir com a campanha eleitoral autárquica e considerou que esse é um "momento particularmente oportuno para esse debate". A contestação foi feita pela vereadora do PSD Margarida Saavedra: "Uma carta estratégica que vai estar pronta a um mês das eleições é uma forma de fazer campanha eleitoral à custa dos lisboetas e da câmara." Também Ruben de Carvalho criticou a carta estratégica, uma "coisa que não existe". Ana Pinho será a comissária para as questões demográficas, Manuel Graça Dias o comissário para a segurança e a inclusão, Tiago Farias ocupar-se-á das questões ambientais, Augusto Mateus da vertente económica, Simonetta Luz Afonso da temática cultural e João Seixas do modelo de governo da cidade. O cientista e investigador João Caraça será o comissário geral da carta estratégica de António Costa. PÚBLICO/Lusa A revisão do Plano Director Municipal (PDM) não estará concluída durante este mandato autárquico, informaram a vereadora Helena Roseta e o vereador Ruben de Carvalho, anteontem à noite, após a reunião do executivo da Câmara de Lisboa. Segundo estes autarcas, o vereador responsável pelo Urbanismo, Manuel Salgado (PS), reconheceu que o processo de revisão não estará terminado até ao fim do mandato. Para o vereador comunista Ruben de Carvalho, trata-se de um "falhanço enorme, nomeadamente do programa [eleitoral] do Partido Socialista". O autarca sublinhou que, apesar da revisão do PDM não estar concluída, foram aprovados durante este mandato diversos planos urbanísticos, "coisas desgarradas que vão criando situações de facto, como o Plano da Boavista ou da Frente Ribeirinha". Em Outubro de 2008, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou durante a discussão sobre o "estado da cidade" que o novo PDM seria apresentado em Março. Público in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=846066&page=2«A Câmara de Lisboa aprovou hoje o projecto de arquitectura que vai transformar o quarteirão da pastelaria Suiça, na Rossio, num hotel de cinco estrelas. O presidente da Câmara, António Costa (PS), considerou que o projecto irá dar um "grande contributo à reabilitação e revitalização da zona central da cidade". O quarteirão encontrava-se "há muito abandonado", sobretudo ao nível dos pisos superiores, referiu. O projecto foi sujeito a parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), acrescentou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. O movimento Cidadãos por Lisboa votou contra o projecto, porque prevê o acesso a estacionamento pelo Rossio e pela Praça da Figueira, bem como locais para tomada a largada de passageiros, em ambos os locais, justicou a vereadora Helena Roseta. Helena Roseta criticou ainda que a transformação do quarteirão em hotel não leve em conta a preservação da antiga "manteigaria União", uma "jóia" de valor patrimonial. O vereador comunista Ruben de Carvalho destacou a degradação em que os edifícios se encontram, considerando que a criação de um hotel assegura movimento na zona e mantém algum do comércio existente. Como o hotel terá duas frentes - uma para Rossio e outra para a Praça da Figueira - Ruben de Carvalho questionou apenas a inexistência de uma "saída de serviço" da unidade hoteleira.» Fotos: FJ ... Há que dizê-lo: este projecto melhorou bastante em relação ao projecto anterior. Mas ainda mantém algumas coisas más, sendo que para mim as piores são mesmo o que farão em relação às mansardas de Mardel (removê-las por soluções 'contemporâneas'? recuperá-las com a mesmíssima traça e com telha igual?) e com a fachada, mobiliário e pinturas da antiga Manteigaria Martins & Rebelo, na Rua do Amparo. O que é hoje uma papelaria foi até há 30 anos uma das antigas manteigarias mais bonitas da Lisboa. Em qualquer cidade gerida por pessoas com bom gosto, e com empresários hoteleiros e restauração com bom gosto, o que resta da manteigaria (não só a belíssima fachada que dá para a Rua do Amparo e para a Praça da Figueira, mas sobretudo os interiores, feitos de mobiliário de época em estado perfeito e tectos pintados) seria preservada e incorporada como mais-valia, que de facto é, para o futuro hotel, ou como sala de época no âmbito da ampliação que se prevê da Pastelaria Suíça (cujo recente 'new look' alterou radicalmente a sua imagem interior, mas que teima em levar uns preços tão altos que só mesmo turistas incautos é que os suportam, face à qualidade do serviço, mas enfim, isso são outras histórias). Mas não. A CML não só ignora o valor desta antiga manteigaria, nem sequer a incluindo no Inventário Municipal (porquê?), como apenas aconselha o promotor a manter o mobiliário e a decoração em vez de EXIGIR. Mais, adianta mesmo que se for desmantelada, porderá ir para o Museu da Cidade (está na moda, agora, esse procedimento). Está pois na mão do promotor, o futuro deste património. Mais uma vez, tal como com o último dos correeiros e muitas outras lojas históricas, a CML é cega e permissiva. Em qualquer cidade italiana ou francesa, é comum ver-se espaços como este adaptados a salões de chá, chocolaterias, etc., que fazem parte de um roteiro de verdadeiro 'charme'. Em Lisboa, escasseiam. E não acredito que este promotor saiba o que tem em mãos. Se a CML abdica do seu papel, e se o IGESPAR, objectivamente, já era, que nos restará fazer? in http://observatoriobaixa.blogspot.com/2009/04/aprovada-transformacao-de-quarteirao-da.htmlO edifício que ocupa todo o quarteirão desde a pastelaria Suíça até à Casa da Sorte, entre os números 96 e 122 da Praça D. Pedro IV, na freguesia de Santa Justa, já tem projecto aprovado pela Câmara de Lisboa, desde Abril de 2009, para a construção de um hotel, mas ainda se desconhece quando começam as obras. A empresa proprietária do imóvel e requerente deste projecto é a Sociedade Hoteleira Seoane, que ontem não conseguiu disponibilizar nenhum responsável para revelar ao DN quando arranca a construção e quais os condicionamentos que irá implicar para o comércio existente no edifício. O o futuro Olissippo Rossio será um hotel de cinco estrelas, com 110 quartos e 20 suites, restaurante, bar, sala de conferências e health club. A decoração será luxuosa, mas respeitará o estilo pombalino da zona em que se vai situar esta unidade. Do projecto inicial teve de ser retirada a parte que pretendia aumentar mais um piso ao edifício. Todo o quarteirão vai ser recuperado e as lojas mantidas. Este hotel soma-se aos outros três que a Seoane já explora em Lisboa: Olissippo Marquês de Sá, Castelo e Oriente. in dn in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=846066 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.