Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola. Não conheço bem a obra de Gonçalo Byrne, e pregunto-vos se ele fez um projeto de habitação no Porto ou arredores. Não tenho acesso a nenhuma bibliografia na minha escola (Paris), e queria ver a/as plantas desse projeto. E tambem de outros projetos de habitação que ele fez. Sera que ha um site que recompila toda a arquitectura portuguesa em geral, e sobretudo plantas? No site dele, so ha fotos. Obrigado pela a ajuda :D

Posted

Olá,

De facto, exactamente no Porto, não. Tirando o Manuel Salgado, não conheço mais arquitectos de lisboa (pelo menos dos mais conhecidos) que tenham obra no Porto (Até o Siza e o Souto Moura se queixam de ter lá pouca coisa).

Espero não ofender ninguem do Porto, mas os projectos mais perto do Porto que Gonçalo Byrne fez, foram em Braga e em Vila do Conde.

Vila do conde: tem um edificio de habitação e um pequeno polidesportivo (anos 80/90).
Braga: Polidesportivo + auditório (anos 80) e agora está a fazer lá um centro comercial.

Realmente o site: http://www.byrnearq.com/ não parece estar muito actualizado. Se conseguires ter acesso, há uma bibliografia da electa (italiano) bastante completa. Saiu actualmente com um segundo volume que contem projectos mais recentes. Mas atenção que esta publicação mais recente ainda não foi publicada em Portugal. (não faço a minima ideia da razão !!)

Não sei se conseguirás encontrar mais informação sobre estes projectos na net, lembro-me da seguinte lista de projectos de habitação de GB:

- Quinta da Horta da porta - Evora - Construido
- Edificio JADE em Lisboa - Em projecto
- Edificio pequeno em Trancoso - Construido
- Estoril Sol Residence - Em construção - encontras as plantas
- Casa nel Parco - Perto de Veneza - Em construção
- Casas no plano do bom sucesso - http://www.bomsucesso.com.pt - encontras as plantas
- Pequeno Condominio de Luxo e recuperação em Algés - Vi fotografias na net, mas não sei mais nada sobre ele...sei que resultou de um concurso. Encontrei..
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=742492
-Conjuntos habitacionais da Marina de Lagos - Atenção, edificios mais antigos, os mais recentes não são de GB e tb não têm tanto interesse
- Li tb numa revista monográfica que saiu no 1T2009 em Portugal, que tb fez um projecto de apartamentos no Qatar, mas não sei mais nada sobre esse projecto.

Deve ter mais coisas, mas é tudo o que consigo compilar.

• 4 weeks later...
Posted

isso de dizeres que "Até o Siza e o Souto Moura se queixam de ter lá pouca coisa"....nao me parece correcto....acho que obras deles nao faltam. podem é muitas delas não ser tão conhecidas, mas se deres umas voltas pela cidade do Porto ou andares lá a estudar verás que existem muitas mais obras.