Jump to content

Recommended Posts

Posted
Prémios AICA/MC 2008 para Rui Sanches, Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez


Os prémios AICA/MC (Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura) 2008 foram atribuídos ao artista plástico Rui Sanches e aos arquitectos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, revelou hoje fonte da entidade.


Em declarações à Agência Lusa, o arquitecto Manuel Graça Dias, presidente da AICA, indicou que Rui Sanches foi o criador escolhido na área das artes plásticas, enquanto que na área da arquitectura o júri elegeu aquela dupla de jovens arquitectos que trabalha no Porto.


Os prémios AICA são atribuídos por esta entidade com o patrocínio, desde 1996, do Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes (DGA).
O júri deste ano foi presidido por Manuel Graça Dias, e na área das artes plásticas foi composto pelos curadores e críticos de arte Leonor Nazaré e João Pinharanda, enquanto na área da arquitectura integraram o júri os arquitectos Ana Vaz Milheiro e José Manuel Fernandes.


Manuel Graça Dias precisou que a dupla de jovens arquitectos do Porto "tem-se destacado pelos trabalhos de restauro de edifícios históricos", nomeadamente o Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, e o Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.


Entre 1968 e 1972, a AICA atribuiu os prémios SOQUIL de artes plásticas, através de um júri fixo constituído por José Augusto França, Rui Mário Gonçalves e Fernando Pernes.


Interrompido durante oito anos, o prémio regressou em 1981 por iniciativa da Divisão de Artes Plásticas da Direcção Geral da Acção Cultural/SEC (Secretaria de Estado da Cultura), em moldes que ainda hoje se mantêm.
Em 2007, os Prémios AICA/MC foram atribuídos a José Pedro Croft nas artes plásticas e a João Mendes Ribeiro na arquitectura.


Entre os premiados desde 1981 figuram, nas artes plásticas e na arquitectura, respectivamente, Costa Pinheiro e Siza Vieira, Júlio Resende e Alcino Coutinho, Alberto Carneiro e Nuno Teotónio Pereira, Malangatana e Pedro Ramalho, Nikias Skapinakis e Manuel Tainha, João Cutileiro e Frederico George, Júlio Pomar e Fernando Távora, Paula Rego e Raul Chorão Ramalho.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Premios-AICAMC-2008-para-Rui-Sanches-Alexandre-Alves-Costa-e-Sergio-Fernandez.rtp&article=209307&visual=3&layout=10&tm=4

margarida duarte

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.