m a r g a r i d a Posted March 19, 2009 Report Posted March 19, 2009 "A Casa da Vizinha"Arquitectura: nova revista digital quer dinamizar mercado de projectos sustentáveis Mais de meia centena de projectos ambientalmente sustentáveis de arquitectos nacionais fazem parte da base de dados online "A Casa da Vizinha", que a partir de amanhã será transformada numa revista digital. Para assinalar a transformação, a Ordem dos Arquitectos vai promover uma sessão de apresentação do perfil da nova revista, seguida de uma conferência com o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, Prémio Pessoa 2008. O projecto "A Casa da vizinha não é tão verde quanto a minha" é da responsabilidade da Ordem dos Arquitectos (secção regional sul). Tem funcionado como plataforma de referência no domínio da arquitectura sustentável, tendo recebido até hoje 52 projectos de 42 arquitectos nacionais. Redesenhada e reformulada, "A Casa da Vizinha" vai passar a integrar projectos internacionais e uma rubrica de perguntas e respostas sobre temas ligados à sustentabilidade chamada "O génio da lâmpada de baixo consumo". Segundo explicou o director da revista, Nadir Bonaccorso, a intenção é "dar mais dinamizar e tornar mais eficiente" o antigo site. "Numa altura em que as preocupações com a sustentabilidade são cada vez mais importantes, porque os nossos recursos estão de facto a esgotar-se, é essencial olhar para os indicadores que atribuem aos edifícios de habitação uma fatia de 40 por cento na emissão de CO2", afirmou. "Isto é um indicador importante até para pensar sobre qual deve ser o novo desafio dos arquitectos", afirmou, sublinhando "toda a arquitectura deve ser sustentável". "Falar de arquitectura sustentável é uma falácia. Toda a arquitectura deve ser sustentável porque é feita para o homem e a sustentabilidade é sempre intrínseca a um bom projecto", acrescentou. A revista vai também ter um espaço próprio para opinião, a rubrica Radar, com ligação a plataformas informáticas homónimas. Os responsáveis da revista querem ainda promover uma programação temática própria e a cada três meses deverá organizar palestras com convidados nacionais e internacionais e uma exposição sobre a sustentabilidade e a arquitectura e um workshop internacional sobre temas relacionados. O primeiro destes workshops internacionais faz parte da iniciativa 'Post-oil cities', que organiza conferências em faculdades e outras escolas dirigidas a arquitectos, desenhadores, engenheiros e todos os que pensam as cidades do planeta num cenário sem dependência do petróleo. No âmbito da 'Post-oil cities', será organizada no final de Maio uma exposição em Manchester com reflexões sobre cidades sustentáveis. "Fomos convidados no âmbito desta exposição a apresentar propostas e até para ajudar a estimular o mercado incentivámos jovens arquitectos (finalistas e estagiários) e criar equipas e apresentar um resumo da proposta que gostariam de desenvolver e qual o atelier em que a queriam concretizar", explicou Nadir Bonaccorso. A apresentação da nova revista digital está marcada para amanhã, às 21h00, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos.http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369919 Quote margarida duarte
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.