JVS Posted December 20, 2008 Report Posted December 20, 2008 Biblioteca Florbela Espanca inaugurada hoje em Matosinhos O edifício, que se situa nas traseiras da Câmara Municipal de Matosinhos, acolhe a Biblioteca, o Arquivo e a Galeria municipais. Florbela Espanca foi o nome escolhido para "apadrinhar" o espaço, já que foi em Matosinhos que a poetisa passou os seus últimos anos de vida. A nova Biblioteca Municipal será inaugurada esta tarde, pelas 17:30 horas, numa cerimónia que conta com a presença do Presidente da República e da ministra da Cultura. A nova construção, bem como o seu mobiliário e equipamento, foi desenhada por Alcino Soutinho. O edifício conta com dois blocos interligados: num concentram-se a Biblioteca e o Arquivo, no outro situa-se a Galeria, cuja programação já está assegurada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O orçamento da obra foi estimado em 7,5 milhões de euros e, apesar de a empresa construtora inicialmente encarregue do projecto ter falido a meio do processo, Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos declarou ao jornal O Comércio do Porto que «não houve grandes derrapagens no orçamento». A construção do edifício prolongou-se durante cinco anos, estando projectada por Alcino Soutinho desde 1998. Jorge Sampaio e a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, inauguram esta tarde a nova Biblioteca Municipal de Matosinhos. O edifício onde até agora se situava a Biblioteca passará a albergar o Museu da Cidade e o Gabinete Municipal de Arqueologia e História. Matosinhos, o último reduto de Florbela Os últimos anos de vida de Florbela Espanca (1894-1930) foram passados em Matosinhos. Esta foi a cidade escolhida pela poetisa para se refugiar do mundo e escrever, após a primeira tentativa de suicídio e quando já lhe tinha sido diagnosticado um edema pulmunar. Apesar do efeito apaziguador que Matosinhos devia inspirar-lhe, Florbela suicida-se na noite de 7 para 8 de Dezembro de 1930, ingerindo dois frascos Veronal, o barbitúrico que tomava para dormir. in http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/2005_05.html Quote
Portix Posted December 22, 2008 Report Posted December 22, 2008 já n me espanta nd do k faz..simplesmente um dos melhores arquitectos portugueses da actualidade só tenho pena de um dos grandes arq d chamada escola do porto n ter a fama k um siza ou um souto moura teem simplesmente talento n lhe falta Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.